Malu Pires Blog

Quer mais volume? Veja como usar óleo de rícino na sobrancelha

como usar óleo de rícino na sobrancelha

Rícino (Foto: Pixabay)

Está em busca de cuidados naturais para potencializar a beleza? Quer descobrir como usar óleo de rícino na sobrancelha? Preparamos um artigo sobre o assunto, com detalhes e dicas de aplicação. Mas é importante deixar claro que produtos naturais também podem causar alergias e irritações, e que não há comprovações científicas em relação ao possível benefício de crescimento e fortalecimento dos fios. Se estiver com problema de queda e afinamento, não deixe de procurar por um dermatologista!

O que é óleo de rícino e para que serve?

O óleo de rícino também é conhecido como óleo de mamona ou azeite de rícino ou mamona. Este óleo vegetal é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis, que contém aproximadamente 40 a 50% de óleo. Ao contrário das próprias sementes desta planta, não é tóxico, pois a ricina não é solúvel no óleo.

Com aspecto viscoso, límpido e amarelado, é popularmente usado como um laxante natural ao ser ingerido. No campo da estética, é aplicado topicamente com a finalidade de hidratação, tanto da pele quanto dos cabelos. Há quem diga que pode auxiliar no combate à caspa e favorecer o crescimento de fios de cabelos e sobrancelhas, mas não há comprovação científica sobre isso.

Como usar óleo de rícino na sobrancelha?

Acredita-se que o óleo de rícino ajude no crescimento das sobrancelhas, reduzindo falhas e fortalecendo os fios. Isso ocorreria graças aos efeitos anti-inflamatórios do ácido ricinoleico, que poderia atuar num possível quadro inflamatório que atrapalhe a renovação natural. Mas é importante deixar claro que não há estudos sobre isso e que produtos naturais também podem causar irritações e alergias. Portanto, se notar qualquer incômodo, descontinue o uso.

O que muitas pessoas fazem é aplicar o produto com um cotonete, massageando levemente para ativar a circulação, e aguardar 30 minutos, evitando exposição ao sol. Tome cuidado para não deixar cair nos olhos. Depois, deve-se lavar com água morna e sabonete neutro. O processo costuma ser realizado uma vez por semana.

Pode passar óleo de rícino na sobrancelha todos os dias?

Não é o indicado. Trata-se de um óleo mais pesado, que pode levar a um efeito oclusivo e causar ou piorar dermatoses, como dermatite seborreica.

O intervalo mais observado é o de uma semana entre as aplicações. Mas não há um recomendação exata, justamente por não existir evidências científicas sobre a eficácia no crescimento dos fios.

Sobrancelha (Foto: Pixabay)

Quanto tempo o óleo de rícino faz efeito na sobrancelha?

Não há um prazo e nem garantia de que haverá efeito positivo nos fios. Como não há comprovação científica, também não é possível determinar resultados.

O que acontece é que muitas pessoas usam e afirmam que os fios crescem mais. Mas tenha em mente que não existem milagres. A beleza vem de dentro para fora e depende de muitos fatores, incluindo alimentação saudável, atividade física, manejo do estresse, boas noites de sono…

Como deixar a sobrancelha mais bonita?

O primeiro ponto é controlar a mão! É importante resistir à vontade de tirar os pelos que nascem isolados, porque eles podem fazer a diferença na hora do design da sobrancelha. Cortar o comprimento também pode reduzir o volume. Em casa, se não conseguir se segurar, use a pinça apenas nos fios logo acima do nariz, para fugir do visual “monocelha”. Tenha paciência de aguardar de três a quatro meses para procurar um profissional de qualidade e ajustar o desenho.

Que tal usar máscara para cílios transparente para “domar” o visual? Uma ideia em alta é pentear as sobrancelhas para cima, chamada de “soap brows”, deixando-as mais encorpadas, com o aspecto de arrepiadas e no lugar por mais tempo.

A maquiagem pode ser uma grande aliada para engrossar e preencher. Observe-se bem no espelho para entender exatamente o que você precisa e tome cuidado para que o resultado não fique artificial. Um lápis da mesma cor dos fios pode ser usado para fazer traços curtos e rápidos no local desejado, de baixo para cima, com o intuito de alcançar suavidade e naturalidade. Também vale esfumar sombra de tom semelhante. Outro truque interessante é iluminar logo abaixo das sobrancelhas com sombra clara ou lápis branco, esfumando bem com o pincel.

Outra aposta comum é procedimento estético. Entre os mais buscados estão brow lamination (laminação de sobrancelhas, em tradução do inglês), micropigmentação e coloração.

A alimentação saudável traz vitaminas e minerais fundamentais para a manutenção da beleza e força dos fios, incluindo biotina, ácido pantotênico, cobre, selênio e zinco. Os suplementos podem ajudar a complementar a dieta, mas só faça uso deles com a indicação de um nutricionista, nutrólogo ou médico, que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames.

Se notar aumento da queda e novas falhas, procure um dermatologista, que pedirá exames com o intuito de descobrir a causa e, portanto, o melhor tratamento. Em alguns casos, há a indicação de tônicos para fortalecer e estimular o crescimento de pelos, que devem ser usados de acordo com suas recomendações médicas.

 

Leia mais: sobrancelha gross e tinta e henna para sobrancelha.

Sair da versão mobile