Malu Chapéus – Blog

Receita para unha crescer: aprenda 6 opções com ingredientes naturais

receita para unha crescer

(Foto: Pixabay)

Ela é uma das fontes de preocupação das mulheres, que gostam de deixá-las bonitas para incrementar o visual. Já ouviu falar em receita para unha crescer? Preparamos um guia sobre o assunto, com seis opções feitas com ingredientes naturais. Se tiver alergia ou notar qualquer incômodo, descontinue o uso imediatamente!

O que é bom para unhar crescer rápido?

A unha é composta por queratina e sua função vai além da estética. Serve para a proteção dos dedos e ainda auxilia na sensibilidade tátil fina.

Em média, cresce aproximadamente 1 cm por mês. Mas esse ritmo pode decair com a idade, algumas doenças, falta de nutrientes, maus hábitos, contato com produtos químicos, falta de cuidados… Outros problemas comuns são fragilidade, micoses e ressecamento.

Para manter o crescimento saudável, utilize luvas quando manusear produtos químicos, elimine o hábito de roê-la e aplique hidratante nas mãos diariamente. Se for pintá-la, aplique primeiro uma base fortalecedora e respeite intervalos de, pelo menos, dois dias sem esmalte. Prefira removedor de esmalte sem acetona.

É muito importante beber bastante água e investir em uma alimentação balanceada. Que tal incluir produtos com vitaminas e minerais importantes para a saúde e beleza de unhas e cabelos? A lista conta com biotina/vitamina B7, B8 ou H (fígado, rim, gema de ovo, cereais integrais e nozes), ácido pantotênico/vitamina B5 (fígado, farelo de trigo e queijo de boa qualidade), vitamina C (limão, acerola, laranja, kiwi, brócolis e couve), cobre (fígado, ostra, alimentos integrais, aveia e gema de ovo), ferro (folhagens escuras, grãos, ovo e carne vermelha), selênio (frango, arroz, feijão, ervilha e castanhas) e zinco (camarão, ostra, leite integral, chocolate amargo, ovo, carne, arroz e feijão).

Também é possível lançar mão de receita para unha crescer, com ingredientes naturais com potencial hidratante e protetor. Mas é importante dizer que não faz milagre, não é comprovada cientificamente e deve ser riscada da rotina de autocuidados se você tiver alergia a algum item da mistura. Consulte um médico antes de investir nas opções e, se notar qualquer incômodo (como coceira, sensibilidade e vermelhidão), descontinue o uso.

Vale reforçar que alterações nas unhas devem ser investigadas pelo dermatologista, para descobrir a causa real e levar ao tratamento específico. E fica aqui o alerta: não aposte em suplementação de vitaminas e minerais sem o acompanhamento de um profissional, porque pode levar a efeitos colaterais.

Como fazer receita para unha crescer?

As opções naturais podem contar com óleo de coco (hidratação), babosa (ação bactericida, fungicida, cicatrizante, anti-inflamatória, hidratante), gema de ovo (hidratação), azeite (hidratação), cravo (fortalecedor)…

Mas tenha em mente que a receita para unha crescer é tópica (aplicação na unha) e, portanto, seu efeito pode ser suave, complementar aos outros cuidados e tratamentos. Converse com seu médico sobre o assunto e, se notar qualquer incômodo (como coceira, sensibilidade e vermelhidão), descontinue o uso.

Receita para unha crescer com óleo de coco, babosa, alho e cravo

(Foto: Pixabay)

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente vazio de esmalte.
  2. Passe a mistura diariamente, de preferência antes de dormir. Reforce na base das unhas perto da cutícula, embaixo das pontas dos dedos e nas laterais.

Fonte: Patricia Elias

Receita para unha crescer com cravo e azeite

Você vai precisar de:

Modo de fazer

  1. Coloque os dois ingredientes em uma panela em banho-maria e deixe no fogo por 2 horas.
  2. Espere o óleo ficar morno para aplicar nas unhas, de uma a três vezes por semana.

Receita para unha crescer com ovo

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Misture a gema do ovo com o azeite.
  2. Com um pincel ou algodão, passe a receita nas unhas.
  3. Aguarde 15 minutos e enxague.
  4. O processo pode ser realizado uma vez por semana.

Receita para unha crescer com pepino

(Foto: Pixabay)

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Sem retirar a casca, corte o pepino e coloque-o no liquidificador.
  2. Bata o pepino até ganhar consistência de creme.
  3. Com um pincel ou algodão, aplique nas unhas.
  4. Aguarde 10 minutos e lave as mãos.
  5. O intervalo é de uma semana entre as aplicações.

Banho de azeite para unha crescer

(Foto: Pixabay)

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Coloque o azeite em um recipiente de maneira que possa mergulhar as unhas nele.
  2. Aguarde 15 minutos e lave bem as mãos.
  3. O processo pode ser feito com intervalos de uma semana.

Receita para unha crescer com alho

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Ferva a água.
  2. Acrescente o alho.
  3. Depois de 2 minutos, desligue o fogo e aguarde a água esfriar.
  4. Coloque a água dentro do frasco vazio de esmalte.
  5. Passe o produto nas unhas à noite, antes de se deitar.
  6. Lave bem as mãos ao acordar.

 

Leia mais: unhas decoradas para crianças, unhas decoradas simples e unhas decoradas com flores.