Malu Chapéus – Blog

Receitas norueguesas tradicionais: aprenda 3 pratos nórdicos

receitas norueguesas tradicionais

(Foto: Pixabay)

Cansado do cardápio de sempre? Que tal aprender pratos diferenciados para variar as refeições? Vale investir em receitas norueguesas tradicionais, que são práticas de fazer e com sabor marcante. Selecionamos três opções com diferentes tipos de carne!

Quais são os pratos típicos da Noruega?

Repleta de ingredientes crus e frescos das montanhas e lagos de cristal da Noruega, a comida norueguesa é uma experiência culinária única.

Muitos dos pratos tradicionais do país foram preparados há séculos. Animais florestais e peixes frescos apresentam destaque, e muitos alimentos estão preparados para durar durante os longos invernos noruegueses.

Feche os olhos, e deixe um escritor nativo levá-lo através de florestas deliciosas e vales varrendo, enquanto exploramos 3 comidas tradicionais norueguesas que você tem que experimentar na Noruega.

Uma das receitas tradicionais norueguesas é o Fårikål, um guisado de carne de cordeiro e repolho. O salmão defumado também tem destaque, precisando ficar dois dias na geladeira para curar.

Receita de Fårikål

Fårikål, traduzido diretamente para “carneiro em repolho”, é o prato nacional norueguês. Saudável e suculento, esta receita é surpreendentemente simples.

Fårikål é semelhante a um guisado. Carneiro e repolho são adicionados à água e temperados com sal e pimenta. O guisado é então cozido no fogão por várias horas até que a carne e o repolho estejam macios.

Mesmo sendo um prato tão simples, muitas vezes é servido para reuniões familiares ou como uma refeição de fim de semana.

Fårikål é mais comido no outono quando a temperatura na Noruega cai. É um favorito norweigan e um prato tradicional que tem sido comido na Noruega por gerações.

É imperdível para quem visita a Noruega no outono e inverno que quer desfrutar da tradicional culinária norueguesa!

(Foto: northwildkitchen/Reprodução)

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Arrume uma camada de fatias de carne no fundo de um forno holandês ou panela de sopa.
  2. Cubra com uma camada de fatias de repolho.
  3. Repita quantas vezes puder.
  4. Embale a pimenta em um pequeno pedaço de gaze e coloque no centro da panela.
  5. Despeje a água sobre tudo e cubra com uma tampa.
  6. Deixe ferver e, em seguida, cozinhe em fogo baixo por duas horas.
  7. Remova o pacote de pimenta antes de servir.

Fonte: Comida e Receitas

Receita de Gravlax

Molho de salmão é a preparação escandinava de lox. Literalmente traduzido, o gravlax é “salmão da sepultura”, que vem do método de preparação da Idade Média de salgar o peixe e enterrá-lo na areia enquanto ele se curava. Gravlax é muito semelhante ao lox tradicional, mas tem gosto mais parecido com o sashimi e com uma textura ligeiramente mais dura semelhante ao salmão defumado.

Gravlax é curado com sal, açúcar, laranja e raspas de limão, dill fresco, frutos de zimbro, pimenta preta ou branca, e, às vezes, aquavit, um álcool escandinavo destilado de batatas. Tipicamente servido como aperitivo ou prato lateral, o gravlax de salmão é comido em fatias finas ou pedaços com grãos como pão de centeio ou biscoitos. Muitas vezes é acompanhado por molho de mostarda dijon com um enfeite de cream cheese e cebolinha.

(Foto: Panelinha/Reprodução)

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Lave, seque e pique fino o endro. No pilão, bata os grãos de pimenta para quebrar em pequenos pedaços – não precisa virar pó, se preferir quebre com a lateral da faca e pique grosseiramente. Numa tigela, misture o açúcar, o sal, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Esta é a mistura para curar o salmão. Reserve.
  2. Forre a tábua com um pedaço de filme três vezes maior que o filé de salmão. Numa das pontas, disponha o peixe com a pele voltada para baixo e, com uma colher, espalhe o conhaque aos poucos sobre a carne – além de dar sabor, o conhaque também ajuda no processo de cura
  3. Espalhe a outra metade do endro picado sobre toda a superfície do peixe, cubra com a mistura para curar, apertando bem com as mãos para fixar. Embrulhe o salmão com o filme, bem apertadinho, tomando cuidado para não espalhar a mistura para cura. Vire o peixe com a pele para cima e, com a ponta de uma faca bem afiada, fure toda a superfície atravessando apenas a pele do peixe – assim o líquido do salmão drena mais fácil.
  4. Sobre uma grelha, coloque o salmão com a pele voltada para baixo e encaixe numa assadeira – a ideia é que o salmão não fique em contato com o líquido drenado. Coloque um peso sobre o peixe para prensar e acelerar a cura, você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio.
  5. Leve o salmão para curar na geladeira por 48 horas – durante esse período, o líquido do peixe é drenado, o salmão fica com a carne mais firme, absorve os sabores da cura e ganha uma cor mais vibrante por conta do açúcar mascavo. Se preferir, em vez de usar uma grelha, forre a assadeira com uma camada tripla de papel-toalha e troque quantas vezes precisar durante o processo.
  6. Após as 48 horas, desembale o salmão e, com a parte cega da faca, raspe e descarte o excesso da mistura de temperos. Apoie o salmão na tábua com a pele para baixo e corte em fatias: utilize uma faca bem afiada, faça os cortes com a faca bem inclinada, quase paralelamente ao peixe, destacando as fatias da pele – a ideia é fazer a fatia bem fininha, mas o mais extensa possível. Sirva a seguir com o molho de mostarda.

Bacalhau à norueguesa

Quase todo o bacalhau da Noruega vem do estoque de bacalhau do Ártico nordeste, o maior estoque de bacalhau do mundo. O Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) considera este estoque em plena capacidade reprodutiva e todos os anos a Noruega e a Rússia negociam sua parte das cotas de acordo com o conselho da ICES.

(Foto: Bacalhau da Noruega/Reprodução)

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Aqueça o azeite num tacho e junte o purê de tomate. Acrescente a água, os tomates de conserva, as ervas secas e, se quiser, o piripiri em pó.
  2. Introduza aproximadamente metade do bacalhau, toda a cebola, o alho, as azeitonas e o piripiri no molho. Dê uma fervida e deixe o tacho em lume brando durante 20-30 minutos.
  3. Deite o bacalhau restante no molho, assim os filetes estarão inteiros e bonitos na hora de servir.
  4. Mantenha o tacho no lume brando até o peixe estar cozido. Pode-se preparar este guisado com antecedência e esquentá-lo antes de servir. Conte cerca de 1 hora para o aquecimento em lume brando ou no forno a 170° C.
  5. Acrescente as ervas frescas logo antes de servir.

Fonte: site Bacalhau da Noruega