Já ouviu falar em óleo de rosa mosqueta? Pode ser utilizado para manter a beleza da pele e é extraído das sementes de três espécies do gênero Rosa: Rosa canina, encontrada na África do Sul e na Europa, além de Rosa rubiginosa e Rosa Moschata, da região andina do Chile. Ajuda na hidratação e no combate às estrias. Lembre-se de consultar um dermatologista antes de utilizar qualquer produto no rosto e/ou corpo. Confira abaixo os detalhes e cuidados necessários!
Para que serve a rosa mosqueta?
Os benefícios do óleo de rosa mosqueta são comprovados cientificamente. Estudos demonstram que incentiva a produção de colágeno (proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele) e elastina (proteína de função estrutural que forma fibras elásticas). Por isso, as suas principais aplicações são para amenizar cicatrizes e estrias.
“Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, principalmente utilizado quando a pessoa está com aquelas estrias vermelhas, que ainda têm caráter bastante inflamatório. Eu brinco que estria é igual cimento fresco. Enquanto está molhado, é fácil de limpar, depois que consolidou, fica muito difícil. Mesma coisa com as estrias. Enquanto estão vermelhas e até meio violáceas e roxas, é mais tranquilo para tratar. Depois que fica branca, está consolidada, fica muito difícil. Pode também ser usado na gravidez para a prevenção de estrias abdominais”, recomendou o médico Lucas Fustinoni em seu canal do YouTube.
Outra indicação é para manchas inflamatórias. “Aquelas que surgem quando bate em algum lugar, leva uma picada de mosquito. Também já foi comprovado que o óleo de rosa mosqueta pode trazer benefícios, reduzindo a inflamação e combatendo esse tipo de pigmentação. Quanto antes combater essa inflamação com o produto natural, mais rápido você vai conseguir reduzir a inflamação, reduzindo também a quantidade de manchas. Não deixa ficar tudo manchado para tratar depois”, alertou Fustinoni.
O seu alto poder de hidratação também é famoso. “Uma dica importante na hidratação é usar após o banho, porque a nossa pele está permeada em água. Se sai do banho, logo aquela água é perdida. Se está no ambiente úmido após o banho e passa o óleo, ele consegue aprisionar aquela água dentro da pele, trazendo hidratação muito mais profunda”, explicou o médico. Bastam algumas gotas na mão para espalhar pelo corpo ainda molhado.
Confira abaixo os possíveis benefícios do óleo de rosa mosqueta:
- Estimula a produção de colágeno e elastina
- Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
- Auxilia na cicatrização
- Auxilia no tratamento de estrias, especialmente as que estão vermelhas
- Auxilia no tratamento de cicatrizes e queloides
- Prevenção de estrias na gravidez
- Redução de manchas inflamatórias
- Hidratação da pele
- Demaquilante
Como usar o óleo de rosa mosqueta na pele?
Com exceção de algumas gotas pelo corpo ainda molhado após o banho, não se deve aplicar o óleo de rosa mosqueta diretamente na pele em altas quantidades e deixar por muito tempo. “A pele pode ficar desvitalizada e sensível. Agora, se diluir da forma correta, pode usar em qualquer região do corpo, todos os dias”, garantiu Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia.
Segundo a profissional, o produto natural pode ser misturado com babosa, cremes hidratantes, soro fisiológico, séruns… “Trata e elimina rugas, estrias, flacidez de pele, manchas de pele, inclusive melasma e de acne”, informou Patricia em seu canal do YouTube.
Outra dica é colocar poucas gotas em um algodão para tirar a maquiagem e limpar a pele. Na sequência, basta lavar o rosto com o sabonete específico. Se acrescentar o item em seus cuidados diários e notar qualquer alteração prejudicial, descontinue o uso.
1 – Loção com óleo de rosa mosqueta
Você vai precisar de:
- 80 ml de soro fisiológico
- 1 colher (sopa) cheia de gel de babosa
- 30 gotas do óleo de rosa mosqueta
Modo de Preparo:
- Tire as pontas e laterais da folha de babosa. Na sequência, retire a casca e extraia o gel.
- Coloque todos os ingredientes em um recipiente com tampa, feche-o e chacoalhe para misturar bem.
- Lave o rosto, aplique a loção, passe seu creme e protetor solar.
Fonte: Patricia Elias
2 – Creme de rosto com rosa mosqueta
Você vai precisar de:
- 1 pote de 40 g de creme hidratante neutro para o rosto
- 20 a 30 gotas do óleo de rosa mosqueta
Modo de Preparo:
- Acrescente o óleo no creme e misture.
- Pode aplicar no rosto, pescoço e colo em peles secas e ressecadas.
Fonte: Patricia Elias
3 – Hidratante para rosto oleoso com rosa mosqueta
Você vai precisar de:
- gel de babosa ou sérum hidratante
- 2 a 3 gotas do óleo de rosa mosqueta
Modo de Preparo:
- Coloque na palma da mão quantidade suficiente de gel de babosa ou sérum para aplicar no rosto, colo e pescoço.
- Pingue o óleo e misture com o dedo.
Fonte: Patricia Elias
4 – Rosa mosqueta para estrias
Você vai precisar de:
- 1 pote de creme hidratante neutro para o corpo
- 30 gotas do óleo de rosa mosqueta
Modo de Preparo:
- Acrescente o óleo no creme e misture.
- Pode aplicar no corpo todo ou apenas nas regiões afetadas pelas estrias.
E aí, gostou das explicações sobre rosa mosqueta? Preparamos mais conteúdos sobre beleza para você, incluindo hidratação profunda e 7 formas de usar vaselina na rotina de beleza. Confira!