Ele está com tudo e aparece na cabeça de muitas famosas e mulheres antenadas na moda. O ruivo acobreado é um dos mais pedidos nos salões de beleza, com resultado bem marcante. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e 13 fotos para servir de inspiração!
Qual tinta usar para ruivo acobreado?
Se você quer mudar o visual, a primeira etapa é procurar por um bom cabeleireiro. Peça indicações de amigas, analise as avaliações nas redes sociais… É importante que o profissional esteja acostumado com esse tipo de coloração. Esse cuidado pode reduz o risco de arrependimentos.
Se quiser se arriscar sozinha em casa, fique bem atenta! Certifique-se de dominar as técnicas e seguir corretamente o passo a passo de cada produto.
Antes de passar pela transformação, saiba que os fios devem ser avaliados. O processo químico é pesado e, se não estiverem fortes, podem ficar quebradiços e sem vida. Todos os procedimentos e produtos usados recentemente devem ser listados para o cabeleireiro.
Separe fotos de ruivo acobreado para servir de inspiração. Mas lembre-se de que nunca fica exatamente igual, já que as madeixas têm características individuais.
Nem todos os fios vão precisar passar pela descoloração. Esse é o caso dos mais claros. Vale acrescentar que o resultado apresentará nuances variadas de acordo com a base.
Se for necessário remover pigmentos artificiais de colorações, passa-se pela decapagem. É um pouco mais agressiva que a descoloração e pede pelos cuidados de um profissional experiente.
Existem opções variadas de ruivo acobreado. Analise bem a cartela para identificar qual delas deixa seu rosto com mais vida. No caso de uma mais cobre que loiro, a numeração é 9.43 ou 10.43; mais loiro do que cobre, 9.34 ou 10.34; loiro acobreado, 8.4 ou 8.44; ruivo acobreado escuro, 6.77.
Quais famosas apostam em ruivo acobreado?
O ruivo acobreado faz literalmente a cabeça de muitas famosas. Marina Ruy Barbosa é naturalmente ruiva e uma grande fonte de inspiração com seus fios longos. Larissa Manoela já exibiu a cor num corte chanel e Fernanda Souza a apresenta com cabelo comprido e ondulado. Fora do Brasil, a coloração já marcou presença no visual de Amy Adams e Emma Stone, por exemplo.
Ruivo acobreado monocromático
Ficou com vontade de passar por uma transformação? Uma das apostas é aplicar a tintura uniformemente nos cabelos, num visual monocromático. O resultado é bem marcante e, dependendo da cor que estava por baixo, pode-se exibir nuances mais claras ou escuras da tintura. Repare nas imagens a seguir:
O long bob (corte reto na altura dos ombros) ganhou ainda mais chame com o ruivo acobreado.
A tintura combina com todos os tipos de fios, dos lisos aos crespos.
Que tal unir duas tendências: franja + ruivo acobreado? Faz seu estilo?
Ruivo acobreado com luzes
Outra proposta recorrente é a cor junto luzes puxadas para o loiro, deixando o visual ainda mais iluminado. Também vale fundo escuro com luzes ou mechas em ruivo acobreado. Veja a seleção de fotos:
Ruivo acobreado aparece junto com luzes finas em dourado.
As luzes claras deram ainda mais movimento ao cabelo cacheado.
A tonalidade pode ser utilizada para iluminar fios escuros, seguindo a técnica de luzes de diferentes espessuras em toda a extensão.
Ruivo acobreado com mechas rosas
Para quem passa longe da discrição e prefere algo bem moderninho, vale combinar ruivo acobreado com mechas em tons de rosa. Repare nas possibilidades abaixo:
A técnica conhecida como underlayer, underlights, undercolor ou secret color descolore apenas a região próxima à nuca ou toda a metade inferior da cabeça e, então, aplica a coloração escolhida. A parte de cima cobre quase todo o efeito quando solta, aparecendo apenas alguns fios mais próximos à orelha. Quando se prende os cabelos em penteados altos, o contraste fica totalmente visível.
As famosas mechas de contorno, que ficam ao redor do rosto, podem ir além do loiro. O que acha de pintá-las de rosa?
Como manter ruivo acobreado?
Qualquer coloração deve vir acompanhada de reforços para manter a beleza e a saúde. Caso contrário, pode acabar com fios ressecados, quebradiços e sem brilho. A maior reclamação feita por quem aposta em fios ruivos é o desbotamento rápido.
Para começar, use xampus e condicionadores próprios para cabelos coloridos e evite a lavagem diária. Prefira água fria ou morna, porque a quente pode causar danos. Outra dica para prolongar o resultado é reduzir ao máximo o contato com secador, chapinha ou babyliss. Se for lançar mão dos aparelhos, invista em protetor térmico.
Tenha em mente que a necessidade de retoque é frequente. Quem quiser aumentar os intervalos pode lançar mão do efeito ombré (do meio do comprimento para as pontas), justamente porque não começa na raiz.
Não descuide da hidratação. Beba bastante água e, uma vez por semana ou a cada 15 dias, faça uma aplicação de máscara capilar enriquecida com algum ativo, como óleo de coco, babosa, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas, mel… A umectação, feita com óleo vegetal, também pode ajudar.
Se você segue todas essas dicas à risca e, mesmo assim, está desconte com o visual, pode buscar tratamentos potentes e seguros, disponíveis em salões de beleza. O dermatologista deve ser consultado em caso de queda, quebra e ressecamento excessivos, porque pode investigar as causas para iapontar o melhor tratamento.
Leia mais: cabelo ruivo cacheado, cabelo brilhante e frases de cabelo.