Malu Chapéus – Blog

Sabonete de glicerina é bom para o rosto?

sabonete de glicerina é bom para o rosto

(Foto: Pixabay)

Você gosta de variar nos produtos para manter a beleza e a saúde da pele? Se a resposta for positiva, talvez já tenha se questionado se o sabonete de glicerina é bom para o rosto. Preparamos um guia sobre o assunto, que esclarece os benefícios do produto e os cuidados que se deve ter!

O que é glicerina?

A glicerina é um elemento incolor e insípido, muito utilizado na composição cosméticos, incluindo produtos para cabelo, maquiagem e sabonete. Suas principais funções são proteção da pele, hidratação e maciez. Também pode ser combinada com outros compostos naturais que trazem benefícios, como mel, amêndoas, erva-doce, algas…

Há dois tipos de glicerina disponíveis. A de origem vegetal é também conhecida como glicerol, um carboidrato derivado de óleos vegetais, com o de coco. A bidestilada, por sua vez, pode ser de origem animal, sendo retirada do sabão produzido com sebo bovino ou suíno.

É bom lavar o rosto com sabonete de glicerina?

Cada tipo de pele pede por uma cuidado específico. Por isso, é interessante marcar uma consulta com um dermatologista para saber quais sãos os melhores compostos para o seu caso.

De maneira geral, a glicerina proporciona hidratação para a pele porque atrai a água, ou seja, faz com que os espaços entre as células sejam preenchidos com água. Por isso, é interessante para quem sente ressecamento logo após a lavagem com outros produtos.

O composto também costuma ser indicado para casos de dermatite. Isso porque pode ajudar na recuperação do tecido danificado e na proteção da barreira cutânea.

Para obter os efeitos, é importante buscar por itens feitos com glicerina pura. É que as bases glicerinadas, vendidas para derretimento e confecção de sabonetes, podem conter pouca glicerina e vir com adição de itens agressivos à pele e ao meio ambiente.

Sabonete de glicerina é bom para pele oleosa?

Agora que você já sabe que a glicerina tem poder hidrante, pode se questionar sobre o seu uso em pele oleosa. É importante dizer que todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter sua resistência, saúde e beleza, incluindo as que produzem mais óleo e apresentam acne. O dermatologista pode indicar os melhores produtos para cada caso, incluindo combinações de glicerina com ativos antiacneicos, como ácido salicílico.

Quais os benefícios do sabonete de glicerina para o rosto?

A glicerina é hidratante, pois sua presença atrai água para restaurar a elasticidade da pele. A textura pode ficar mais macia e, assim, ganhar aspecto mais jovem.

O produto ainda tende a reforçar a proteção contra problemas dermatológicos, incluindo dermatites, alergias e ressecamentos. Mas é sempre bom lembrar que, se apresentar qualquer alteração na pele, deve consultar o médico para seguir o tratamento adequado.

Apesar de estar em um sabonete, a glicerina não atua na limpeza especificamente. Mas auxilia na penetrabilidade dos demais ativos e agentes de limpeza. Assim, a lavagem do rosto pode se tornar mais eficiente.

Os especialistas enfatizam que o uso de sabonete de glicerina com seu poder umectante não exclui a necessidade da aplicação de hidratantes específicos para cada tipo de pele, especialmente no inverno.

Cuidados com o sabonete de glicerina

O que é interessante para um pode não trazer benefícios para outro. Por isso, é realmente importante marcar uma consulta com o dermatologista para conhecer seu tipo de pele e necessidades específicas. Se utilizar sabonete de glicerina e notar alguma alteração desagradável, descontinue o uso.

Esqueça a ideia de aplicar glicerina pura no rosto, porque o efeito pode ser o oposto do esperado. Pode levar à perda de água da pele, ao atrair o líquido das camadas inferiores para as superficiais, onde pode evaporar facilmente. Por isso, é importante que seja combinado com outros ingredientes de maneira adequada.

As receitas caseiras podem não apresentar o equilíbrio adequado com a inclusão de glicerina. Mais um motivo para tomar cuidado. Há ainda risco de reações alérgicas ao produto em forma bruta.

Como deve ser o skincare?

(Foto: Canva)

A limpeza do rosto é a primeira etapa do skincare. Você sabia que pode ser mais efetiva se, além do sabonete, você inserir um óleo vegetal? Ele pode atrair a oleosidade tanto natural quanto a de resíduos de produtos (como maquiagem e protetor solar) e ajudar a eliminá-la.

A ideia é chamada de cleansing oil e pode ser adotada também por pessoas com pele oleosa. Vale usar um tipo de óleo ou uma mistura de alguns. Entre os mais utilizados estão os de rícino, coco, amêndoa, semente de uva, girassol, jojoba, rosa mosqueta e algodão.

O processo combinado consiste em passar o óleo em todo o rosto com o auxílio das mãos, fazendo movimentos suaves. Utilize uma toalha embebida em água morna para retirar as impurezas. Lave o rosto com sabonete e continue com a rotina de skincare.

A limpeza é apenas um dos passos dos cuidados diários com a pele. Depois dela, é recomendável tonificar, aplicar sérum, hidratar e proteger do sol (durante o dia) ou usar cremes de tratamento (à noite). A máscara facial e/ou a esfoliação podem marcar presença logo após a limpeza noturna. São cuidados esporádicos, feitos uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a necessidade individual.

 

Leia mais: hidratação profunda, babosa no rosto e skincare caseiro.