Malu Chapéus – Blog

Shampoozada: aprenda a técnica para clarear os cabelos

Imagem mostra shampoozada

(Foto: Canva)

Vira e mexe, surge um novo tratamento para os cabelos. Um dos que estão na lista de novidades é a shampoozada. Já ouviu falar? Também conhecido como “soap cap”, pode ser realizado em casa para eliminar pigmentos de coloração. Muitas interessadas não sabem exatamente como atua e para quem é realmente indicado. Preparamos um guia completo para esclarecer o assunto. Confira!

O que é shampoozada?

A shampoozada é um tratamento capilar de limpeza profunda, que suaviza a pigmentação do cabelo. Portanto, leva a um clareamento leve. Não agride tanto quanto a descoloração tradicional, porque a água oxigenada e o pó descolorante são misturados a um xampu neutro.

O mais indicado é que a shampoozada seja realizada por um cabeleireiro para evitar manchas e prejuízos à saúde dos fios. Mas é possível fazer em casa, desde que utilize produtos de boa qualidade, realize o teste de sensibilidade e respeite o tempo de ação.

O procedimento leva ao clareamento de até dois tons.

A finalidade é eliminar pigmentos de coloração. Portanto, uma das principais vantagens é a preparação dos fios para receber um nova cor sem ter que passar por um processo químico mais intenso de clareamento.

Sabe quando você pinta o cabelo e o resultado é mais forte do que esperava? A shampoozada também pode ajudar nessa situação. Outra possibilidade é corrigir falhas na pigmentação.

Shampoozada serve para cabelos naturais?

Não, os produtos descolorantes não são suficientes para promover o clareamento em fios “virgens”. Acabaria apenas ressecando e aumentando a chance de quebra deles.

Se o cabelo está natural e quer clarear, as alternativas são descoloração e tonalizante. Receitas caseiras com chá de camomila podem dar um leve efeito iluminado.

Quanto tempo entre uma shampoozada e outra?

É um processo de descoloração que agride menos os fios, mas, mesmo assim, utiliza produtos químicos. Portanto, tome cuidado para não cometer excessos e prejudicar a saúde e a beleza dos fios. Evite realizar a shampoozada em intervalor inferiores a 15/20 dias.

Antes de aplicar novamente, preste atenção no aspecto das madeixas. Se estiverem fragilizadas, deixe a ideia de lado e aposte em hidratação e procedimentos realizados por profissionais para fortalecimento e regeneração.

Como fazer a shampoozada no cabelo?

O ideal é que o procedimento seja realizado por um cabeleireiro com experiência para não haver perigos e sustos. No entanto, é possível fazer em casa, mas seguindo o passo a passo à risca.

Se quiser algo ainda mais leve, é possível trocar a mistura de xampu, pó descolorante e água oxigenada por apenas xampu antirresíduo, mas o clareamento será menor. Vamos ensinar os dois processos a seguir!

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Em um recipiente, adicione duas medidas de água oxigenada, uma medida de pó descolorante e duas medidas do shampoo neutro.
  2. Misture os produtos até ficarem com uma textura homogênea.
  3. Divida os cabelos em mechas pequenas para aplicar uniformemente e ficar mais fácil de manusear.
  4. Com o cabelo úmido e sem lavar, aplique a mistura mecha por mecha uniformemente, enluvando bem os fios e deixando agir de 15 a 30 minutos.
  5. Logo após, enxágue bem as madeixas e finalize conforme sua preferência.

 

Shampoozada apenas com xampu anti-resíduos

Quer desbotar a cor do cabelo de maneira com ainda menos química? A shampoozada pode ser feita apenas com xampu antirresíduo. O processo deve ser repetido algumas vezes, sempre respeitando o intervalo mínimo de uma semana, até chegar ao tom desejado.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Sem lavar os cabelos antes, aplique xampu antirresíduo mecha a mecha, enluvando bem.
  2. Faça um coque e coloque touca térmica.
  3. Aguarde 30 minutos.
  4. Enxague com água e aplique máscara de tratamento para hidratar.

Cuidados pós-shampoozada

A shampoozada pode deixar os fios mais ressecados. Depois dela, que tal apostar em hidratação profunda? Pode ser realizada por um cabeleireiro com produtos profissionais. Mas, se quiser economizar, também pode misturar  creme de hidratação com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas… Confira o passo a passo:

  1. Lave o cabelo com xampu para limpar e abrir as cutículas dos fios.
  2. Enxague e remova o excesso de água com o auxílio da toalha, com movimentos suaves, sem esfregar.
  3. Passe a mistura de produtos nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
  4. Faça um coque e coloque uma touca térmica. Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado.
  5. Enxague com água fria ou morna, nunca quente.
  6. Aplique condicionador e enxague novamente.
  7. Finalize os cabelos da maneira preferida.

 

E aí, gostou das dicas sobre shampoozada? Preparamos mais conteúdos sobre beleza dos cabelos, incluindo banho de brilho e hidratação profunda. Confira!