Com a descoberta da gravidez, muitos pais e mães ficam ansiosos para saber se a família receberá uma menina ou um menino. As simpatias para saber o sexo do bebê não têm comprovação científica, é claro, mas podem ajudar a deixar a espera mais divertida ao brincar com as possibilidade. Selecionamos cinco opções fáceis de fazer, além de explicar o famoso método da tabela chinesa. Confira!
Qual é a simpatia para saber o sexo do bebê?
Há muitas opções, que são passadas de geração para geração. Mas não se apegue ao resultado, porque não há garantias, ok? Veja as mais famosas simpatias para saber o sexo do bebê:
- Simpatia da aliança no fio de cabelo
- Simpatia da colher e do garfo
- Simpatia do repolho
- Simpatia com idade dos pais
- Simpatia da palma da mão
- Tabela chinesa
Simpatia da aliança no fio de cabelo
Você vai precisar de:
- aliança
- fio de cabelo próprio
Modo de Fazer:
- Passe o fio de cabelo no meio da aliança e dê um nó, unindo as pontas do fio.
- Segure o fio (que agora virou um colar) sobre a barriga, como se fosse um pêndulo.
- Se a aliança balançar em linha reta, é um menino. Caso o movimento seja circular, indica menina.
Simpatia da colher e do garfo
Você vai precisar de:
- colheres e garfos
- almofadas
Modo de Fazer:
- Alguém deve esconder garfos e colheres embaixo de almofadas.
- A gestante entra no cômodo e se senta sobre uma das almofadas.
- Levante a almofada escolhida e veja o que esconde. Se for garfo, será menino. A colher é para identificar uma menina.
Simpatia do repolho
Você vai precisar de:
- 1 copo descartável
- 1 repolho roxo
- água
- urina da grávida
Modo de Fazer:
- Corte o repolho em pedaços grandes e coloque-os em uma panela com água quente.
- Aguarde esfriar, por volta de 10 minutos, e coloque a água em um copo descartável, enchendo-o pela metade.
- Termine de encher o copo com a urina da grávida.
- Observe a cor do líquido. Se for avermelhado ou rosa, indica menino. Violeta é sinal de menina.
Simpatia com idade dos pais para saber o sexo do bebê
- Some a idade da mãe com a idade do pai.
- Subtrai um do número obtido com a soma.
- Se o resultado for par, é menino. Ímpar indica menina.
Simpatia da palma da mão
- Sem explicar nada à gestante, peça para que ela mostre a mão a você.
- Se ela mostrar com a palma da mão para cima, indica gravidez de menino. Caso esteja com a palma para baixo, é sinal de menina.
Tabela chinesa
É uma técnica oriental que promete identificar a resposta a partir de um cálculo simples. Já ouviu falar nela? Foi desenvolvida pela medicina tradicional chinesa, que é milenar. Teria a capacidade de prever o sexo do bebê a partir da identificação de dois dados básicos: idade lunar da gestante e mês da concepção. Essas informações são cruzadas na tabela chinesa (foto abaixo) e, então, aponta-se se será masculino ou feminino.
- Primeiro, você precisa descobrir a idade lunar. Basta somar um à idade que tinha quando engravidou. Portanto, se a gestação foi aos 25 anos, a idade lunar é de 26. Mas há exceções. Quem nasceu em janeiro ou em fevereiro não precisa fazer a soma. Nesses casos, se estivesse com 27 anos, a idade lunar seria justamente 27.
- Descubra o outro dado fundamental, que é o mês em que ocorreu a concepção do bebê. A ginecologista pode indicar isso por meio do cálculo da última menstruação e do ultrassom.
- Basta procurar a idade lunar na linha horizontal superior da tabela chinesa e o mês da concepção na linha vertical da esquerda. Veja em qual quadradinho há o cruzamento dos dados e verifique se é “H” (masculino) ou “M” (feminino).
Métodos científicos para saber o sexo do bebê
A confiabilidade sobre o sexo do bebê vem de alguns métodos comprovados cientificamente. Confira detalhes sobre cada um deles, incluindo porcentagem de eficácia:
- Sexagem fetal por amostra de sangue da mãe: realizada a partir da oitava semana gestacional, analisa a presença de uma proteína relacionada ao cromossomo Y (masculino). Eficácia acima de 99%.
- NIPT (teste pré-natal não invasivo): a partir de 10 semanas de gestação, analisa DNA fetal e já se vê o cromossomo X ou Y. Para grávidas com indicação, principalmente com idade materna avançada, gestante com histórico de abortamentos de repetição, mulher com gravidez anterior com bebê com cromossomopatia, vários casos de cromossomopatia na família.
- Tubérculo Genital Fetal (estrutura que dará origem ao pênis nos meninos e ao clitóris nas meninas) por identificação ultrassonográfica: a partir da 11ª semana. “Pode ter indícios com acurácia cada vez maior, de acordo com a idade gestacional, através da análise do tubérculo genital, de 11 a 13 semanas, até 60% de confiabilidade.
- Ultrassom: a partir de 16 semanas, a genitália está totalmente formada. Se der para visualizar a genitália por método ultrassonográfico, dependendo da posição do bebê, é possível ter certeza do sexo.
- Dia da ovulação: Alguns estudos mostram que as relações sexuais muito próximas ao período da ovulação geram meninos, porque o cromossomo Y seria mais leve e fecundaria mais rapidamente o óvulo. Enquanto as relações sexuais com intervalo de dois dias da ovulação gerariam meninas, que são cromossomos mais pesados e mais resistentes. Mas a acurácia desses métodos é muito baixa.
E aí, gostou das simpatias para saber o sexo do bebê? Preparamos mais conteúdos para as grávidas, incluindo tabela chinesa e mesversário. Confira!