Malu Chapéus – Blog

Talco no cabelo faz mal? Saiba quando ele pode ser um aliado

Imagem mostra talco - talco no cabelo

(Foto: Pixabay)

A oleosidade excessiva é um grande incômodo para muitas mulheres. Pode deixar os fios pesados, grudentos, feitos e com aspecto de sujos. Uma alternativa muito utilizada para disfarçar a situação é a aplicação de talco no cabelo. Será que funciona mesmo? Pode causar prejuízos? Preparamos um guia sobre o assunto para eliminar as principais dúvidas!

Por que talco tira a oleosidade do cabelo?

O produto é utilizado há um bom tempo com esse intuito porque possui a capacidade de absorver a umidade. À primeira vista, tende a parecer uma opção prática, barata e simples de disfarçar o aspecto oleoso, principalmente perto da raiz, mas pode trazer prejuízos.

Como não é feito especificamente para o uso no couro cabeludo e nos fios, o talco pode causar alergia, obstrução dos poros, acentuar a queda, prejudicar o ritmo de crescimento… Um substituto seguro é o xampu a seco, desenvolvido com ativos adstringentes e fórmula testada para a finalidade. Mas é importante reforçar que também trata-se de um produto para emergências, quando não é possível tomar banho.

Nada substitui a importância da lavagem, que pode ser até diária, em casos de muita oleosidade. Utilize xampu específicos para esse tipo de cabelo. Se ainda assim notar o incômodo, procure um dermatologista para que indique o melhor tratamento, que deve ser seguido à risca.

Malefícios do talco no cabelo

O produto pode aglutinar e obstruir os poros, abrindo espaço para uma série de problemas. Se já apresenta irritação no couro cabeludo, o alerta é ainda maior, porque pode agravá-la. Confira a lista de possíveis pontos negativos do uso de talco no cabelo:

Como usar o talco no cabelo?

Neste momento, você já deve estar ciente de que o talco definitivamente não foi desenvolvido para aplicação no cabelo e no couro cabeludo. Mas, se não for possível lavar as madeixas e não tem um xampu a seco disponível, acaba se tornando uma alternativa para uma emergência, desde que isso não vire hábito.

Em último caso, se precisar muito, coloque uma pequena quantidade do produto nas mãos. Aos poucos, aplique na região com o aspecto oleoso e espalhe bem com as pontas dos dedos, de maneira suave, sem friccionar a pele. Passe o pente ou escova para eliminar o possível aspecto esbranquiçado.

Quando o evento ou reunião terminar, faça a lavagem dos fios o mais rápido possível. Nem pense em dormir com o pó no cabelo, para evitar problemas.

Quais são os cuidados necessários para os cabelos oleosos?

(Foto: Canva)

Quem tem oleosidade excessiva sabe o incômodo que é quando começa a se tornar visível na região próxima à raiz. O ar pesado e o aspecto sujo prejudicam tanto a aparência quanto a saúde das madeixas. Para evitar recursos emergenciais, como talco ou xampu a seco, é importante manter autocuidado específico.

O primeiro deles pode parecer óbvio, mas nem todos o seguem. Trata-se de escolher produtos para cabelo oleoso. O xampu antirresíduos pode ser aplicado uma vez por semana para potencializar o efeito. E lembre-se de que condicionador e máscara capilar devem ser aplicados a partir de três dedos da raiz até as pontas.

Ah! Dê adeus aos banhos quentes. Água gelada ou morna favorece tanto a saúde quanto a aparência. Também é importante não dormir com o cabelo molhado, porque pode levar à proliferação de fungos e o organismo tende a produzir mais óleo para combater os “intrusos”.

Jatos quentes podem fazer com que o couro cabeludo elimine mais oleosidade para se proteger. Portanto, reduza ao máximo o uso de secador de cabelo. Prefira a secagem natural.

Você tem o costume de passar a mão nos fios toda hora? Tente se controlar! É que pode estimular a produção de oleosidade, assim como se pentear muitas vezes ao dia.

Nos dias quentes, reforce a limpeza. Assim que sair da piscina ou do mar, não se esqueça de tomar uma ducha ou um banho de água doce e fria.

Já ouviu dizer que a beleza vem de dentro para fora? Pois é a mais pura verdade! Fique de olho na alimentação. O consumo excessivo de gorduras e produtos processados e industrializados afeta diretamente a produção de oleosidade. Por isso, é importante investir em uma dieta equilibrada e mais natural possível.

 

Leia mais: frizz, cauterização capilar, hidratação profunda, banho de brilho, aprenda a escolher o chapéu de acordo com o seu cabelo, simpatia para o cabelo crescer, para que serve touca de cetim e umectação do cabelo.