Sente-se triste, desanimado, estagnado e preso em um emaranhado de desafios e perdas? O terço da Divina Misericórdia é conhecido pelo grande poder de limpeza espiritual, que pode afastar as energias negativas e abrir os caminhos. Também é uma importante ferramenta para se arrepender de seus pecados e abrir-se para a fé com gratidão.
O que significa a misericórdia divina?
Trata-se da representação da grandeza do amor de Deus. Um ato de graça baseado na confiança e/ou no perdão. A festa da Divina Misericórdia foi instituída no ano de 2000 pelo Papa João II para toda a Igreja, quando o primeiro domingo depois da Páscoa passou a ser o “Domingo da Divina Misericórdia”.
A devoção se refere especificamente às aparições de Jesus recebidas por Santa Faustina Kowalska, na Polónia, entre os anos de 1931 a 1938. “Pede ao Meu servo fiel que, nesse dia, fale ao mundo inteiro desta Minha grande misericórdia, que aquele que, nesse dia, se aproximar da Fonte da Vida, alcançará perdão total das culpas e penas”, disse o Senhor de acordo com as anotações da santa.
Como rezar o terço da Misericórdia Divina?
O terço da Divina Misericórdia pode ser rezado com um terço normal. Recomenda-se encontrar um local tranquilo, onde consiga se concentrar e relaxar. Basta seguir o passo a passo abaixo:
1 – Faça o sinal da cruz e reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Credo (símbolo dos apóstolos):
Pai-Nosso: Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Ave-Maria: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Credo: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém.
2 – Nas contas maiores do Terço, ao rezar o Pai-Nosso, reza-se também:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
3 – Nas contas menores do Terço, ao rezar a Ave-Maria, reza-se também:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
4 – Invocação. No final do terço, reza-se por três vezes:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
5 – Oração conclusiva (opcional)
Deus, Pai Misericordioso, que revelou Teu amor em Teu Filho Jesus Cristo, e o derramou sobre nós no Espírito Santo, confiamos-Te hoje o destino do mundo e de cada homem. Dobre-se sobre nós pecadores, cure nossa fraqueza, vença todo o mal, deixe que todos os habitantes da Terra experimentem a Tua misericórdia, para que em Ti, o Deus Trino, possam sempre encontrar a fonte da esperança. Pai Eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição de Teu Filho, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém.
Fonte: Vatican News
Oração à Divina Misericórdia
“Ó Deus de grande Misericórdia, bondade infinita, eis que hoje a humanidade toda clama do abismo da sua miséria a Vossa Misericórdia, a Vossa Compaixão, e clama com sua potente voz de miséria. Deus clemente, não rejeiteis a oração dos exilados desta terra.
Senhor, bondade inconcebível, que conheceis profundamente a nossa miséria e sabeis que com nossas próprias forças não temos condições de nos elevar até Vós, por isso vos suplicamos, adiantai-Vos ao nosso pedido com a Vossa graça e multiplicai em nós sem cessar a Vossa Misericórdia, para que possamos cumprir a Vossa Santa Vontade durante toda a nossa vida e na hora da morte.
Que o poder da Vossa Misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que aguardemos com confiança, como Vossos filhos, a Vossa Vinda última, dia que somente a Vós é conhecido, e esperamos que alcançaremos tudo que nos foi prometido por Cristo, apesar de toda a nossa miséria, porque Cristo é a nossa confiança; pelo seu Coração Misericordioso, como por uma porta aberta, entramos no Céu”.
Fonte: Quem reza se salva
Fonte: oração de Nossa Senhora Aparecida e oração de Nossa Senhora das Dores.