Malu Chapéus – Blog

Terço de Reis para fartura e alcançar graça

terço de Reis

(Foto: Pixabay)

Gostaria de alcançar uma graça? Sente a vida travada e está em busca de abertura de caminhos e abundância? O terço de Reis é famoso por promover limpeza espiritual e atrair boa sorte. Costuma ser realizado no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Mas pode ser feito em outras datas, sempre com fé e gratidão.

Os três Reis Magos são Baltasar, Gaspar e Belchior. O Dia de Reis (6 de janeiro) celebra a chegada deles ao local de nascimento do menino Jesus, onde o presentearam com ouro, mirra e incenso. Esse simbolismo da fartura finaliza as comemorações do Natal.

Como rezar o terço de Reis?

A recomendação é realizar o ritual num local tranquilo, onde não será interrompido. Vale acender vela e/ou incenso para auxiliar na conexão. Se tiver um presépio, melhor ainda. Sente-se de maneira confortável e busque relaxar o corpo e a mente por meio de respirações profundas. Quando estiver se sentindo bem e preparado, pegue o terço.

Nas contas grandes, reza-se o Pai nosso e, nas pequenas, a Ave-Maria. A única diferença é a contemplação dos Mistérios. Na cruz, é a vez do Credo. Na primeira conta grande, Pai-Nosso. Nas três primeiras contas pequenas, três Ave-Marias. Na segunda conta grande, Glória ao Pai. Um pedido pode ser feito na oração final.

Primeiro Mistério:
No primeiro mistério, contemplamos a descoberta da Estrela do Oriente. Os reis, sábios, conhecedores da astronomia, observam o aparecimento de uma nova estrela e descobrem que ela anunciava o nascimento do Salvador.

Rezemos para que nós também descubramos a Estrela da Fé e que ela ilumine nossos corações. Rezemos também para todos os cristãos que andam desanimados na fé, para que voltem à Santa Igreja fundada por Cristo

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Segundo Mistério:
No segundo mistério, contemplamos a viagem que os Três Reis Magos empreenderam para chegarem até Jesus. Uma viagem longa e difícil, sendo orientados pela estrela.

Rezemos para que possamos nós também sair do nosso comodismo e caminharmos em direção ao encontro de Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Terceiro Mistério:
No terceiro mistério, contemplamos a chegada dos Três Reis Magos em Jerusalém, a capital de Israel, onde eles pensavam que o rei Filho de Deus iria nascer. Em Jerusalém, a estrela desaparece da vista dos Reis Magos. Eles se encontram com o rei Herodes, que queria matar o Menino Jesus.

Rezemos para que possamos sempre reconhecer nossos erros e voltar para o caminho da verdade, da Igreja, do caminho de Deus. Que nunca busquemos a Deus em lugares errados.

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Quarto Mistério:
No quarto mistério, contemplamos como os Reis Magos se dirigem até Belém, voltam a ver a Estrela, entraram na casa onde estava o Menino com sua Mãe, Maria Santíssima e, prostrando, adoraram Jesus. Depois, abrem seus tesouros oferecem os presentes: ouro, incenso e mirra.

Rezemos para que, como batizados, procuremos sempre a Jesus no lugar certo, na Igreja, no coração e na vida de comunidade. Que possamos oferecer os dons, os presentesque recebemos de Deus para o serviço da comunidade, para o bem do próximo e para o louvor de Deus.

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Quinto Mistério:
No quinto mistério, como os Reis Magos foram avisados por Deus para que não retornassem a Herodes, mas voltassem para sua terra seguindo outro caminho.

Rezemos para que estejamos com ouvidos e corações abertos aos avisos de Deus e evitemos os maus caminhos. Que Deus nos dê a força para sairmos do mau caminho e seguir na vida obedecendo a vontade de Deus.

1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Oração final
“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Belquior e Gaspar!

Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.

Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.

E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.

Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio, faça o pedido). Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.

Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

 

Fonte: Cruz Terra Santa

 

Leia mais: bolo de Reis.