Malu Chapéus – Blog

Tie Dye: saiba usar a tendência até no chapéu de palha

Sucesso principalmente nos anos 60, o tie dye está oficialmente de volta! A estampa existe desde sempre, mas recentemente retornou como uma das maiores tendências da moda em 2020 – e não apenas nas camisetas, como também em acessórios, completando o chapéu de palha, por exemplo. E parece que não vai parar por aí: a tendência está tomando conta até makes mais criativas!

De fato, o tie dye já emergiu como uma das maiores tendências da moda do ano – provavelmente porque o tie-dye no estilo ‘faça você mesmo’ se tornou uma maneira divertida de relaxar enquanto você está em isolamento social em casa, além de ser uma maneira fácil de reciclar peças que você já tem no seu armário. Então, reunimos algumas de nossas peças favoritas (que você pode comprar online agora mesmo) e apresentamos de como usar a estampa da moda.

O que é Tie Dye?

 

Tie-dye ou tie and dye (em inglês, ‘amarrar e tingir’) é uma técnica de tingimento artístico de tecidos. O estilo está intimamente associado à contracultura da década de 1960 – Woodstock, Grateful Dead, psicodelia – e para aqueles que atingiram a maioridade nas décadas seguintes, com projetos de artesanato infantil. Mas sua história é muito mais longa que isso.

Mas, se você acha que o tie-dye se originou na década de 1960, pense novamente. Embora tenha ganhado popularidade nos Estados Unidos durante o auge de pessoas como Jerry Garcia e Janis Joplin, os primeiros exemplos remontam a 500 dC Peru, mas roupas semelhantes apareceram em toda parte, da Ásia à África.

 

O tie dye existe de alguma forma em praticamente todas as culturas do mundo e, embora tenha sido popularizado nos Estados Unidos durante a era hippie, na verdade faz parte da cultura americana desde a década de 1920.

 

Maneiras de usar tie-dye

A tendência fez o retorno triunfal nas passagens internacionais e nacionais há algumas temporadas, chegando até a versão sofisticada para festa. Ao que tudo indica, uma tendência voltou para ficar. Para quem quiser aderir, inspire-se nas produções abaixo.

Você pode usar um tie-dye na t-shirt ou apostar em um chapéu de palha com esse detalhe super cool.

Com acessório – aposte no chapéu de palha

O chapéu de palha realmente pode ser um curinga no look do dia a dia, ou seja, o investimento é real e vai transformar as suas produções sem muito esforço. Para completar, invista na faixa com o print dos anos 60 e prove que é possível ser chic na medida certa. O modelo vem cada vez mais conquistando as fashion girls brasileiras de todos os estilos e é hit na Malu Pires.

A Malu Pires de chapéus queridinha dos famosos apresenta uma infinidade de faixas elásticas coloridas para dar mais charme ao seu chapéu. Escolha a sua faixa aqui.

Dê um novo ponto de luz ao seu chapéu com essas faixas em tom pastel; uma maneira mais sutil de embarcar nessa tendência. Sem dúvidas, tie dye fez um retorno triunfal e com certeza vai dominar a temporada! E uma das formas mais práticas de combinar a estampa é mesclando com peças em jeans, o match é imediato e vai te deixar estilosa na medida certa.

E ainda, a marca borda na faixa as iniciais do seu nome com até duas letras, tornando a peça ainda mais exclusiva. O resultado pode te surpreender e é aposta certeira até mesmo em um evento mais casual.

Use a tendência nas saias

Com certeza, esse look é a combinação perfeita para um chapéu de palha Paris. Você também pode saber mais sobre como usar o acessório em nosso Guia.

A estampa também está nos pés

 

E nas T-shirts, claro!

Aprenda a fazer camiseta Tie Dye

A estampa é um ótimo DIY (faça você mesmo) em tempos de quarentena. Então, para criar sua peça com estilo tie dye, além de muita criatividade, você precisará de uma camiseta branca de algodão, corantes da sua cor favorita e fixador, elásticos de borracha ou barbante, luvas para evitar danos na pele e papéis sem utilidade, como jornais velhos, para forrar a superfície de trabalho.

 

Em primeiro lugar, é muito importante que a peça de roupa esteja limpa, sem nenhuma sujeirinha grudada, para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.

Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo.

Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes.

Para entender melhor, confira o tutorial: