Malu Chapéus – Blog

Tipos de botas femininas: 10 modelos que valem a pena investir

Imagem mostra tipos de bota

(Foto: Pixabay)

Elas não saem dos pés das antenadas da moda. Muito relacionadas ao outono-inverno, também podem incrementar looks de primavera-verão, criando contraste de estilos. Quer conhecer detalhes dos diferentes tipos de botas? Preparamos um guia sobre o assunto, com fotos de 10 modelos. Confira!

Como escolher a bota certa?

O primeiro passo é analisar seu estilo pessoal. De nada adianta seguir tendências, se não se sente confortável com elas. Tendo isso em mente, confira algumas dicas que podem ajudar na escolha:

Fique de olho no clima. É que bota de camurça pode estragar em um dia chuvoso, enquanto a galocha é feita de material próprio para entrar em contato com a água. A de couro costuma ser mais versátil.

Quando as pernas estão à mostra, botas de cores variadas (como preta, vermelha e branca) criam corte horizontal, achatando a silhueta. Isso pode ser revertido com recursos alongadores, como look monocromático, listras verticais e decote V. Por outro lado, calçados de tom semelhante ao da pele ajudam a deixar as pernas longilíneas.

Bota de cor diferente da calça cria corte na silhueta, o que pode achatar. Se for do mesmo tom, o efeito é contrário, deixando as pernas mais alongadas.

Lembre-se de que, se a calça tiver boca mais larga, a bota vem sempre por baixo dela. Se colocar por cima, vai apresentar ar de desleixo devido ao excesso de tecido amassado preso pelo calçado.

Bota de bico e salto finos costumam ser mais sofisticadas. As com tachas e fivelas são mais indicadas para ambientes informais e despojados.

Quais os tipos de bota feminina?

Ankle boot

“Ankle” é uma palavra em inglês que significa tornozelo. O modelo pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, combinando com calça, short, saia, vestido e macacão. Na hora da compra, caminhe pela loja para garantir que não aperta ou arranha a região do tornozelo, que costuma ser sensível.

 

(Foto: @shoethebear/Instagram/Reprodução)

 

A foto acima é a prova de que a bota cai bem até com a leveza de vestidos fluidos.

 

Cano baixo a médio

Botas acima dos tornozelos até o meio da coxa são consideradas de cano baixo e médio, respectivamente. Estão a venda em diferentes estilos e modelos, com ou sem salto. No inverno, combinam com calça ou meia-calça grossa. Quando a temperatura sobe, podem fazer par com short, saia ou vestido, deixando um pouco das pernas à mostra.

(Foto: Malu Pires/Divulgação)

 

Na foto, nosso chapéu Paris marrom aparece junto com bota preta de cano baixo, camisa em animal print e calça preta com fenda. Boa combinação para a temporada de outono-inverno.

Cano alto

Entre os tipos de bota está a de cano alto, que fica entre o meio da batata da perna até pouco abaixo do joelho. Pode vir por cima de calça legging ou skinny, quando estiver com frio nas pernas. E também vale combinar com roupa curta, como saia e short.

(Foto: @silviabraz/Instagram/Reprodução)

 

Eis um pretinho nada básico, que tem efeito alongador. A mistura de diferentes texturas garante ar fashion à monocromia.

Over the knee

“Over the knee” é um nome em inglês e indica acima do joelho. As botas ficam próximas ao meio da coxa, para que pareçam uma meia 7/8. Para não achatar a silhueta, a dica é investir em modelos de cor semelhante à da parte de baixo da roupa. Monocromia preta também é bem-vinda!

 

(Foto: Malu Pires/Divulgação)

 

Calça e bota pretas formam uma combinação infalível, porque não há interrupção visual. O resultado são pernas alongadas.  

Montaria

Trata-se de peça característica de quem pratica hipismo. Conta com cano alto e fivela, podendo fazer parte de looks casuais. Costuma ser muito utilizada por cima de calça skinny ou legging.

(Foto: @danialtamiranda_/Instagram/Reprodução)

 

O look acima tem apenas cores neutras (bege, preta e marrom), que combinam tanto entre si quanto com outras tonalidades fortes e chamativas.

Tipos de botas: coturno

A bota coturno tem inspiração militar, com solado tratorado e fechamento por cadarço. Confere ar pesado e cai bem com peças despojadas e também ao criar contraste com outras mais românticas e sensuais. 

 

(Foto: Malu Pires/Divulgação)

 

O contraste de estilos é o protagonista do look acima: despojado da jaqueta jeans, leve do vestido estampado e pesado da bota preta. Para completar, o elegante chapéu Paris, uma criação da Malu Pires.

Galocha

O ar despojado da galocha, bota impermeável popular nos anos 90, está de volta. O modelo é feito em plástico ou borracha, protegendo os pés da chuva. Com cores e estampas variadas, chama bastante atenção e costuma vir ao lado de looks mais neutros, para evitar excessos.

 

(Foto: @gabigrohh/Instagram/Reprodução)

 

Na imagem acima, a galocha vermelha é o grande destaque do visual.

Chelsea

É caracterizada pelos elásticos nas laterais, com inspiração nos modelos usados na Era Vitoriana (1837 a 1901), que se tornaram populares na década de 1960, na Inglaterra. Bem despojada, costuma ter cano baixo.

 

(Foto: @nehirg05/Instagram/Reprodução)

 

Look básico e certeiro: bota, calça jeans, blusa listrada, casaco e chapéu.

Country

A bota de bico fino e salto mais grosso faz referência aos caubóis do Velho Oeste americano. Varia de elaborada e estampada a lisa e básica. Para fugir de erros, combine-a com looks neutros. E tente evitar outras apostas do estilo country, como franjas e chapéus de cowboy. 

 

(Foto: @footcourt/Instagram/Reprodução)

 

O modelo pesado contrasta com a leveza da roupa de verão, na proposta acima.

Open boot

Para finalizar a lista de tipos de botas, vamos falar do modelo com abertura na parte frontal, revelando os dedos. A open boot é bem estilosa e vai bem com todos os tipos de roupa, criando contraste fashion.

 

(Foto: @alpa.rama/Instagram/Reprodução)

 

O calçado preto com franjas aparece ao lado de blusa de veludo e saia de paetê. Curtiu?

 

E aí, gostou das dicas sobre tipos de botas? Preparamos mais conteúdos sobre moda para você, incluindo chapéu para cada formato de rosto e como usar pijama para sair. Confira!