Malu Pires Blog

Tonalizante para cabelo branco funciona? Tire suas dúvidas!

Imagem mostra razi branca - tonalizante para cabelo branco

(Foto: Salon Line/Reprodução)

Quer disfarçar os sinais que o tempo deixa em sua aparência? O tonalizante para cabelo branco é uma das opções, mas costuma causar dúvidas sobre sua eficácia, maneira de aplicação e cuidados. Preparamos um guia sobre o assunto para ajudar a lidar com os grisalhos, caso queira cobri-los. Confira!

Tonalizante cobre cabelo branco?

Primeiro, é importante entender as características dos produtos disponíveis no mercado. Diferente da coloração, o tonalizante não tem água oxigenada, não abre as escamas e não altera a estrutura dos fios. Portanto, é menos invasivo e, assim, causa menos danos. Mas o resultado é semipermanente e mais suave, além de não permitir clareamento.

Tem dúvida da eficácia do tonalizante nos grisalhos? Ele pode, sim, escondê-los e levar a um efeito bem natural, mas não em todos os casos. É considerado uma ótima alternativa para quem apresenta menos de 40% dos fios brancos. Se tiver mais que isso, não garantirá cobertura total, sendo preferível a coloração permanente.

Qual cor de tonalizante cobre cabelo branco?

Todas as cores podem pigmentar os fios brancos, mas as mais escuras se mostram mais eficientes. Para visual uniforme, utilize o mesmo tom da última tintura ou, no máximo, um mais claro. Se quiser criar efeito de luzes, aí vale escolher tonalizante com tonalidades mais claras que o natural. Quem busca tirar o aspecto amarelado pode lançar mão de tons com fundos mais acinzentados. Na dúvida, peça uma indicação para seu cabeleireiro de confiança.

Como cobrir os fios brancos com tonalizante?

As colorações semipermanentes agridem menos os fios e podem ser utilizadas para cobrir os brancos, quando eles representam menos de 40% do cabelo. Aprenda o passo a passo:

  1. Faça um teste para avaliar se o produto causa algum tipo de alergia ou irritação. Para isso, aplique um pouco atrás da orelha e espere secar. Se após 48 horas não houver reação, pode seguir em frente. Caso note alteração, evite o uso.
  2. Comece o processo lavando os cabelos com xampu. Ao contrário da coloração permanente, que penetra na fibra capilar, o tonalizante tem ação mais superficial, formando uma capa ao redor dos fios. Por isso, é importante que estejam limpos.
  3. Prepare o produto de acordo com as instruções da embalagem.
  4. Divida o cabelo ao meio, separe pequenas mechas e aplique o tonalizante na raiz, no comprimento e nas pontas.
  5. Massageie bem para espalhar o produto de maneira uniforme.
  6. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Normalmente, cabelos que passaram por relaxamento, permanentes e alisamentos devem ficar com o tonalizante por 15 minutos. Se o seu não tiver química, for grisalhos ou escuro, deixe agir por 20 minutos.
  7. Depois do tempo de pausa, enxague com bastante água até retirar todo o produto. Não utilize xampu nesta etapa.
  8. Com os cabelos úmidos, aplique o produto de tratamento que vem com o tonalizante. Serve para hidratar e prolongar a cor.

Como cuidar do cabelo com tonalizante?

O produto tem ação mais leve que a coloração e vai desbotando naturalmente com o passar dos dias. Mas isso não significa que você não pode fazer com que o resultado dure um pouco mais. A rotina de autocuidados pode dar uma “mãozinha”.

Tenha em mente que, quanto mais lavar o cabelo, mais rápido eliminará o pigmento. Portanto, se costuma passar por lavagem diariamente, considere um maior espaçamento.

Adquira produtos específicos para fios coloridos para proteger da oxidação. Os xampus, condicionadores e máscaras costumam ter hidratação potencializada e alguns vêm até com filtro UV, bloqueando o efeito negativo do sol na fibra capilar.

As dicas gerais para a saúde e beleza das madeixas também contam com não penteá-las quando estão molhadas. Na hora de dormir, aposte em fronha/touca de cetim ou seda para reduzir o atrito, o que ajuda a preservar a estrutura natural dos fios, prevenindo o frizz. Beba bastante água, mantenha uma alimentação balanceada, pratique atividade física e durma bem.

Como deixar o cabelo branco com tonalizante?

Quer fazer o caminho contrário e usar o tonalizante para deixar o cabelo branco? Isso não é possível! O produto não tem potencial clareador.

Para quem quer exibir o visual, o indicado é investir em descoloração. Donas de fios loiros passam pelo processo uma vez, mas as morenas podem ter que realizar duas sessões. Ou seja, haverá bastante agressão química e, por isso, é fundamental reforçar os cuidados com hidratação e produtos próprios, além de reduzir ao máximo a exposição a chapinha, babyliss e secador.

Como cuidar dos cabelos brancos?

O cabelo grisalho conquistou status fashion. Muitas mulheres têm abandonado tonalizantes e tinturas e apostado na aparência natural. Se este é o seu caso, aposte em um corte estiloso para dar um up.

O novo visual também pede cuidados. É que a perda de melanina dos fios deixa-os sem proteção e mais expostos aos fatores de agressão diários. Assim, se tornam muito suscetíveis à quebra e ao amarelamento, podendo ainda ter aspecto seco e áspero. Utilize kits de produtos específicos e faça uma matização semanal.

 

Leia também: hidratação profunda, corte cabelo grisalho e banho de brilho.

Sair da versão mobile