A lista de colorações para cabelo é grande e causa muitas dúvidas em quem está com vontade de passar por uma transformação. Já pensou em exibir tons de castanho? Considerada por muitos a cor de 2021, não perde a majestade, porque é elegante, atemporal e versátil. Pode aparecer em visual monocromático ou com efeitos iluminados, no famoso estilo “morena iluminada”.
Preparamos um guia sobre o assunto para ajudar as interessadas. Incluímos dicas, cuidados, variações de tonalidades e 15 fotos para servir de inspiração!
Como pintar tons de castanho?
Pode não haver danos com descoloração intensa, mas a cor não isenta a mulher de se dedicar para manter a beleza dos fios. É importante saber que o processo também pede vários cuidados, antes, durante e depois. Confira:
- Aposte em um cabeleireiro de confiança para evitar “sustos” e arrependimentos. Leve fotos como referência, mas saiba que nunca fica exatamente igual, por conta das características individuais dos fios.
- É importante que a saúde das madeixas seja avaliada. Se não estiverem fortes, podem não aguentar o processo químico e acabar com aspecto quebradiço e sem vida.
- No salão, deve ser feito um teste de mecha para garantir que você não tem alergia ao produto que será utilizado.
- Se você está com luzes ou com fios todos claros, pode escurecer e chegar a um dos tons de castanho, desde que tome cuidados na hora da transformação. Se simplesmente aplicar a cor escolhida, o resultado pode ficar desigual e desbotar rápido. Uma solução é primeiro investir em acobreado como base, para depois colorir de forma homogênea.
- Está com receio de que o resultado fique muito intenso? Vá aos poucos, então! Aposte em efeito ombré, o famoso “morena iluminada”. Com o tempo, pode pintar tudo por igual, se curtir o estilo.
Como cuidar dos tons de castanho?
Assim como em todo visual, o autocuidado é fundamental para que o resultado dure o máximo possível. Não relaxe, porque pode se arrepender aos notar cabelo desbotado e/ou ressecado. Veja como prolongar a beleza dos tons de castanho:
- Use xampus e condicionadores próprios para cabelos coloridos, que podem ajudar a prolongar a cor.
- Não descuide da hidratação. Isso vale tanto para a ingestão de água quanto para a aplicação semanal de máscaras capilares em casa.
- Secador, chapinha e babyliss podem deixar os fios mais ressecados e ainda levar ao desbotamento da cor. Use-os com moderação, sempre aplicando protetor térmico antes.
- Efeito ombré (do meio do comprimento para as pontas) tem manutenção mais espaçada que uma coloração feita desde a raiz.
- Lavar os fios todos os dias pode fazer com que a cor desbote mais rápido. Lembre-se que o cabelo passou por um processo químico e, assim, a oleosidade não será tão intensa quanto antes, permitindo lavagens, no mínimo, em dias alternados.
Quais são os tons de castanho?
Engana-se quem pensa que castanho é tudo igual. Há algumas variações, do claro ao escuro, passando pelo efeito acinzentado, dourado e acobreado. Veja a lista:
- castanho claro
- castanho médio
- castanho escuro
- castanho acinzentado
- castanho dourado
- castanho acobreado
Uma maneira de avaliar se ficaria bem com uma transformação é “brincar” com os filtros dos aplicativos, que mudam cor e corte para tirar uma foto. Decidida a passar pela mudança? Então, vamos a 15 fotos de tons de castanho para se inspirar!
Castanho claro
Esta tonalidade se aproxima do loiro mel e é naturalmente comum em pessoas que foram loiras na infância. Torna-se uma alternativa tanto para quem tem cabelo muito escuro e quer clarear apenas um pouco quanto para as mulheres com fios bem claros que buscam subir poucos tons.
Castanho médio
Com aspecto bem natural, fica entre o claro e o escuro. Muitas mulheres que o exibem naturalmente investem no visual “morena iluminada”, com alguns fios pouco ou muito mais claros.
Castanho escuro
Chegou a vez da cor intensa, chegando próxima à preta. Há algumas variações, como tabaco e chocolate.
Castanho acinzentado
As nuances acinzentadas ajudam a deixar o cabelo mais luminoso sem que seja preciso clareá-lo. Boa pedida para quem quer algo moderninho, mas sem causar tanto impacto à primeira vista.
Castanho dourado
O fundo costuma ser castanho médio e vir acompanhado de mechas douradas, compondo o visual “morena iluminada”. Vale clarear apenas a região mais próxima às pontas, com a técnica de mechas californianas, ou apresentar efeito irregular com o ombré hair. Muitas mulheres ainda investem no contorno do rosto mais luminoso.
Castanho acobreado
A coloração é amarronzada e puxa para o vermelho e/ou cobre. Pode vir em todo o cabelo ou tonalizar mechas, deixando o fundo mais escuro.
E aí, gostou das sugestões de tons de castanho? Também preparamos um guia para quem quer investir em tons de ruivo e em cabelo rosa. Confira!