Malu Chapéus – Blog

Touca nero: aprenda técnica de alisamento e redução de volume dos fios

touca nero

(Foto: Shopee/Reprodução)

Você aposta em chapinha, secador de cabelo ou procedimentos químicos para alisar os cabelos? Já parou para pensar em como as mulheres faziam para obter o visual sem essas tecnologias? A touca nero era (e ainda é) uma grande aliada, porque não causa danos e pode ser feita em casa de maneira fácil.

Para que serve touca de nero?

Trata-se de um processo mecânico de alisamento e redução de volume, que consiste em enrolar o cabelo em torno da cabeça, como se fosse uma faixa, para forçá-lo a ficar esticado. A touca de poliamida e elastano tende a proporcionar conforto e a segurar os fios na posição, dispensando o uso de tecnologia, fontes de calor e químicas. Assim, não causa ressecamento e outros danos. O resultado não é permanente, e sai totalmente com a próxima lavagem.

Veja os possíveis benefícios da touca nero:

Alisa o cabelo: funciona para fios ondulados ou com cachos mais abertos. Cabelo crespo pede o complemento de uma escova alisadora na hora de secá-lo, antes de realizar o procedimento.

Aumenta a durabilidade de outros alisamentos: quando notar que o efeito de alisamento está diminuindo (chapinha, escova ou química), vale fazer a touca nero para prolongá-lo.

Reduz o volume: como os fios ficam prensados por muitas horas, o volume tende a ser menor quando soltá-los.

Diminui o frizz: a maneira com o cabelo é disposto por baixo da touca e a redução do atrito com a fronha fazem com que os fios arrepiados sejam controlados.

Não causa danos: o alisamento é feito sem fontes de calor e químicas.

Preço acessível: basta comprar grampos e a touca (ou fazê-la uma com meia-calça).

Como fazer uma touca nero com meia-calça?

Pode-se encontrar o produto à venda na internet por valores entre R$ 2,50 e R$ 10. Mas, se não quiser esperar pelo tempo de entrega, pode-se fazê-lo a partir de uma meia-calça velha. O tecido, além de elástico, não abafa o couro cabeludo e o cabelo, evitando aumento de oleosidade e de queda. Confira o passo a passo:

  1. Coloque na cabeça a parte do elástico da cintura da meia-calça e veja se fica firme e sem machucar.
  2. A touca deve ser posicionada no meio da testa.
  3. Se tiver o tamanho certo para a sua cabeça, dê um nó nas pernas, que vai ficar sobre o topo da cabea.
  4. Corte o tecido acima do nó, eliminando as pernas.

Como fazer touca nero com grampos?

A versão tradicional conta com a ajuda de grampos para ajudar a manter os cabelos no lugar. O processo é simples e, quanto mais o fizer, mais prática e agilidade terá.

  1. Lave os cabelos e deixe-os secar naturalmente. Se forem cacheados muito fechados ou crespos, é necessário fazer escova para ajudar a alisar.
  2. Divida os cabelos secos lateralmente e comece a prender uma das partes em volta da cabeça, penteando bem, como se fosse uma faixa.
  3. Utilize os grampos para ajudar na fixação, sempre com a parte ondulada para baixo, para evitar que as madeixas fiquem marcadas.
  4. Quando os fios estiverem todos presos, vista a touca nero com cuidado.
  5. Pode-se dormir dessa maneira e soltar os cabelos pela manhã. Ou pode-se esperar uma hora, soltar e repetir o processo, mas penteando o cabelo para o lado oposto, o que pode reduzir a chance de aspecto amassado.
  6. Quando retirar a touca nero, finalize como preferir. Leave-in pode ser uma boa pedida.

(Foto: All Things Hair/Reprodução)

Como fazer touca nero sem grampos?

Os grampos podem incomodar para dormir, levar a quebra dos fios por atrito ou até deixar os cabelos com algumas marcas. Para evitar isso, é possível fazer o procedimento sem eles.

  1. Faça uma risca no fim do topo da cabeça, penteando os fios para a frente. O restante continua para trás.
  2. Vista a touca nero.
  3. Divida o cabelo na lateral da cabeça e, com o auxílio da mão, coloque-o para dentro da touca, fazendo movimento para que fique liso em volta da cabeça, formando uma faixa.
  4. Faça isso ao redor de toda a cabeça, até que todos os fios estejam por dentro da touca.

Com qual frequência usar touca nero?

Você pode fazer quando sentir necessidade, não ultrapassando mais de três vezes por semana. Lembre-se de não deixar o acessório na cabeça por mais de 10 horas, para que o couro cabeludo possa respirar e não haja prejuízos para a saúde e a beleza dos fios.

Faz mal para o cabelo dormir de touca?

Se você utilizar touca de material adequado (elástico e que não abafe) e estiver com o cabelo seco, não há problema. Também é importante que não realize diariamente, dando um “respiro” aos fios. Lembre-se também de que os grampos podem criar atrito com o travesseiro. Posicione-os bem ou invista na técnica sem o uso deles.

Qual a melhor touca para dormir?

Depende de qual é o seu objetivo. Se quiser reduzir volume e alisar os fios, invista da nero. Para quem busca eliminar frizz e quebra, além de potencializar o efeito dos cremes, a de cetim ou seda é a mais indicada. Isso porque a sua superfície escorregadia reduz o atrito e não absorve a umidade.

 

Leia mais: touca de cetim, fronha de seda, hidratação profunda, umectação e banho de brilho.