Malu Chapéus – Blog

Tranças para cabelo curto: inspire-se em 15 penteados lindos

Quem disse que fios com pouco comprimento não permitem a criação de penteados estilosos e diferenciados? Este é um grande engano! As tranças para cabelo curto são a prova de que é possível atualizar o visual para diferentes eventos. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e 15 fotos para servir de inspiração!

Como usar tranças em cabelos curtos?

Os trançados não saem de moda e combinam com todos os tipos de cabelo. E ainda é possível investir em diferentes variações, basta seguir as dicas de tutoriais disponíveis no YouTube. Com treino e paciência, pode-se acertar em cheio.

O penteado faz parte dos mais pedidos nos salões de beleza. Entre as opções estão trança simples, embutida, no topo da cabeça, na lateral, tipo cascata, em formato de tiara… Podem vir sozinhas, juntas ou com outras apostas recorrentes, como coque e rabo de cavalo.

O modelo tradicional é o mais simples de fazer. Intercala três mechas iguais de cabelo. A da esquerda passa por cima da central e, então, a da direita faz o mesmo movimento. O processo é repetido até o fim do comprimento. As outras ideias vêm com algumas mudanças nesse passo a passo, exigindo mais habilidade.

Tranças no topo da cabeça para cabelo curto

O pouco comprimento não impede a mulher de exibir penteados estilosos. As tranças podem aparecer em diferentes versões no topo da cabeça. Confira algumas ideias:

 

(Foto: @dalilatobias_/Instagram/Reprodução)

 

A trança moicano confere volume no topo da cabeça. É uma boa pedida para quem busca alongar o rosto.

 

(Foto: @laressapenteados/Instagram/Reprodução)

 

Versão embutida dupla no topo da cabeça. Para fazê-la, intercala-se três mechas iguais de cabelo, mas, a cada trançada, adiciona-se um pouco dos fios que estão nas laterais. Exige treino e paciência para chegar ao resultado esperado. Não desanime e nem desista na primeira tentativa!

 

(Foto: @biabraids._/Instagram/Reprodução)

 

Combinação de quatro tranças embutidas com diferentes espessuras e incrementadas com peças metalizadas.

Cabelo curto com trança lateral

O trançado em apenas uma das laterais cria assimetria, que é tendência forte. Mas também fazê-lo dos dois lados, tudo depende do seu estilo e do resultado que quer exibir. Selecionamos algumas fotos para você se inspirar:

 

(Foto: @ramidamake/Instagram/Reprodução)

 

Trança única junto com cabelo ondulado.

 

(Foto: @erikalayspenteados/Instagram/Reprodução)

 

As duas tranças embutidas de um dos lados da cabeça combinaram com topete.

 

(Foto: @makedayoficial/Instagram/Reprodução)

 

Trançado “folgado” confere toque despojado ao visual.

 

(Foto: @gabydetranca/Instagram/Reprodução)

 

Na foto acima, as duas tranças – uma de cada lado da cabeça – se unem na parte de trás.

 

(Foto: @morenarosaespacodebeleza/Instagram/Reprodução)

 

Que tal misturar técnicas? A trança lateral pode dar um toque a mais ao coque baixo com fios ondulados.

Tranças para cabelo curto: cascata

Na lista de tranças para cabelo curto está a em cascata. Trata-se de um modelo mais “folgado”, sem apertar o trançado, e feito lateralmente. Repare nos detalhes das imagens a seguir:

 

(Foto: @camilahomecare/Instagram/Reprodução)

 

Este penteado cai bem com diferentes tipo de cabelo, como liso (foto acima) e ondulado (foto abaixo).

 

(Foto: @penteadosbia/Instagram/Reprodução)

Tranças para cabelo curto tipo tiara

O trançado embutido pode se transformar em uma tiara. Este penteado é muito utilizado em casamentos, formaturas e outros eventos formais, mas também pode fazer parte do dia a dia para conferir ar romântico ao visual.

 

(Foto: @visoncoiffeur/Instagram/Reprodução)

 

A tiara pode manter a franja solta (foto acima) ou prender toda a parte da frente do cabelo (foto abaixo).

 

(Foto: @hairnikkinrangel/Instagram/Reprodução)

Tranças nagô para cabelo curto

A trança africana, também conhecida como nagô, é símbolo de resistência e era utilizada para desenhar rotas de fuga para os quilombos.

 

(Foto: @kalinebraids/Instagram/Reprodução)

 

Os trançados podem ser incrementados com linhas coloridas e pingentes.

 

(Foto: @kaime.trancas/Instagram/Reprodução)

 

As tranças de raiz podem aparecer em apenas um dos lados da cabeça, o que proporciona assimetria.

 

(Foto: @firebraidss/Instagram/Reprodução)

 

O trançado pode pegar todo o todo da cabeça.

Cuidados com as tranças

Penteados que são usados recorrentemente ou permanecem por muitos dias nos cabelos podem causar prejuízos. É que muita tração nos fios pode levar à quebra e à queda.

Os especialistas recomendam evitar opções muito apertadas. No caso dos modelos embutidos rentes ao couro cabeludo, tente não deixar a base muito “puxada”.

Vale apostar em intervalos entre colocar e tirar as tranças. Ah! As variações que deixam o couro cabeludo à mostra devem vir acompanhadas de cuidados com a proteção solar, com aplicação de filtro em spray.

Nem pense em abandonar a higienização frequente para que o visual dure mais tempo. Cada tipo de cabelo pede por um intervalo diferente, que deve ser respeitado. Utilize xampu e condicionador específico para seu tipo de fio, preferindo água fria ou morna na lavagem. Seque com o auxílio de uma toalha de algodão, mas sem friccionar, apenas pressionando levemente.

Se notar aparecimento de espinhas, desconforto, vermelhidão e descamação no couro cabeludo, solte as madeixas e procure por um dermatologista.

 

Leia mais: penteado Ano Novo, penteado cabelo crespo curto e penteados para cabelos curtos.