Malu Chapéus – Blog

Trezena de Nossa Senhora da Rosa Mística para pedir uma graça

trezena da Nossa Senhora da Rosa Mística

Rosas (Foto: Pixabay)

Você está em um momento conturbado e gostaria de pedir uma graça à espiritualidade? Uma das maneiras de estabelecer maior comunicação e vínculo de fé é por meio da famosa trezena de Nossa Senhora da Rosa Mística. Trata-se de um processo para promover limpeza espiritual, ampliar a confiança e abrir os caminhos para energias positivas.

Qual é o dia de Nossa Senhora da Rosa Mística?

Para entender a data da celebração, é importante conhecer a história da santa. O que se diz é que Nossa Senhora teria feito uma aparição para a enfermeira Pierina Gilli, no quarto de um hospital onde ela trabalhava em Montechiari, na Itália, em 1947. Vestida com um véu branco e uma túnica púrpura, aparentava tristeza e tinha três espadas perfurando seu coração. Teria pedido: “Oração, Penitência e Expiação.”

Depois de um tempo, na segunda aparição, as espadas teriam se transformado em rosas de diferentes cores, sendo uma branca, uma rosa e uma dourada. Foi quanto teria indicado que que o último dia de todos os meses fosse consagrado a Ela e que o dia 13 de julho fosse definido como o dia da Rosa Mística.

Como fazer a trezena de Nossa Senhora da Rosa Mística?

Como o nome indica, o ritual é realizado durante 13 dias seguidos. A recomendação é encontrar um local tranquilo, onde consiga se acomodar de maneira confortável. Feche os olhos e respire profundamente para relaxar o corpo e a mente. Mentalize, olhe ou segure uma imagem da santa.

Com gratidão e fé, leia a oração inicial e faça seu pedido pessoal no momento indicado pelo texto. Depois, é a vez do texto indicado para cada um dos dias. Faça um momento de silêncio, reze uma Ave-Maria e um Glória em honra das sete dores da Virgem Maria. A oração final termina o processo.

Oração inicial

Saudação à Santíssima Trindade: Em nome do Pai…

Dirigente: O Anjo do Senhor anunciou a Maria;
Todos: E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…

Dirigente: Eis aqui a Serva do Senhor,
Todos: Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra. Ave Maria…

Dirigente: E o Verbo se fez carne;
Todos: E habitou entre nós. Ave Maria…

Dirigente: Rogai por nós Santa Mãe de Deus;
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM

Divino Espírito Santo, assim como fizestes sombra à Virgem Maria para formar seu puríssimo seio a humanidade de JESUS, descei sobre nós neste momento para que amemos a Virgem Maria pelas dores que suportou por nossa salvação e possamos dos seus méritos tirar proveito para alcançarmos a vida eterna, AMÉM.

ROSA MÍSTICA, vós vos interessais de modo especial por aqueles filhos que mais precisam da vossa ajuda. Por isso vos rogamos por todas as necessidades corporais e espirituais, as quais vos apresentamos nesta trezena: (fazer seu pedido pessoal). Rosa Mística, vós sois a Mãe de Misericórdia e a Mãe da Vida! Sois a nossa Mãe Bondosa e a nossa Esperança! Inclui-nos em vosso Coração imaculado e atendei o nosso clamor. Confiamos na vossa proteção maternal e agradecemos por atender o nosso apelo. AMÉM.

Primeiro dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc 1-26-27

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

(Momento de silêncio)

Segundo dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc 1 , 34-35

Maria perguntou ao anjo: “como se fará isso, pois não conheço homem’? Respondeu-lhe o anjo: “o Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”.

(Momento de silêncio)

Terceiro dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: 1c 1, 39-41

Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade do Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu asaudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
(Momento de silêncio)

Quarto dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc 1, 45-48

E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espirito exulta de alegria em Deus meu salvador porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora me proclamarão bem aventurada todas as gerações”.

(Momento de silêncio)

Quinto dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc. 2, 33-35

Seus pais estavam admirados das coisas que dele se diziam. Simeão abençoou- os e disse a Maria, sua Mãe: “Eis que este menino está destinado a ser causa de queda e soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições e uma espada transpassará a tua alma a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações.”

(Momento de silêncio)

Sexto dia

PARA MEDITARA PALAVRA DE DEUS: Mt. 2, 13-14

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

(Momento de silêncio)

Sétimo dia
PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc. 2,48-49

Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu Filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos a tua procura, cheios de aflição”

Respondeu-lhes ele: “Porque me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”

(Momento de silêncio)

Oitavo dia
PARA MEDITARA PALAVRA DE DEUS: Lc. 23,27-28

Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam. Voltando-se para elas Jesus disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos…”.

(Momento de silêncio)

Nono dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc. 23, 33 e 46

Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. Jesus deu então um grande brado e disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espirito.” E dizendo isto, expirou.

(Momento de silêncio)

Décimo dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: JO. 19,25

Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena.

(Momento de silêncio)

Décimo primeiro dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc. 23,54-55

Era o dia da preparação e já ia começar o sábado. As mulheres que tinham vindo com Jesus da Galiléia, acompanharam a José. Elas viram o túmulo e o modo como o corpo de Jesus ali fora depositado.

(Momento de silêncio)

Décimo segundo dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Mc. 16, 9-11

Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria de Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos. Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar.

(Momento de silêncio)

Décimo terceiro dia

PARA MEDITAR A PALAVRA DE DEUS: Lc. 24,50-53

Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. E permaneciam no templo louvando e bendizendo a Deus.

(Momento de silêncio)

1 Ave-Maria e 1 Glória em honra das sete dores da Virgem Maria

Oração final:

Mãe Celeste, Rainha do céu, Soberana do gênero humano, vós que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, dóceis aos vossos apelos nós acorremos aos vossos pés. Mãe de Misericórdia dignai-vos acolher os louvores e as preces que fazem subir para vós, cheios de confiança, vossos filhos peregrinos; eles vieram confiar-vos todas as suas penas, todas as suas misérias. Ó maravilhoso reflexo da beleza do Céu, pela luz da fé, expulsai de nossos espíritos as trevas do erro. Rosa Mística, pelo perfume celeste da esperança, reanimai a coragem das pessoas abatidas. Nascente inesgotável de água salutar, pelas correntes da Divina Misericórdia, dai vida aos corações definhados. Nós somos os vossos filhos; vós nos reconfortais nas nossas penas; vós nos protegei no perigo; vós nos animais na luta; fazei que amemos e sirvamos o vosso filho Jesus; dai-nos um amor ardente pelo santo rosário; fazei que difundamos por toda parte a devoção Mariana; que nós nos esforcemos para viver em estado de graça, para merecer a felicidade eterna perto de vós. Amém.

Fonte: Paróquia Rosa Mística

 

Leia mais: novena de Nossa Senhora das Dores.