Malu Chapéus – Blog

Vai sair? Melhores truques para disfarçar espinha

truques para disfarçar espinha com maquiagem

Mulher com espinhas no rosto (Foto: Pixabay)

As lesões vermelhas e inchadas no rosto costumam incomodar muitas mulheres, desde a adolescência e até mesmo na fase adulta. Você quer saber quais são os melhores truques para disfarçar espinha com maquiagem? Preparamos um artigo com o passo a passo detalhado. Faça vários testes até perceber qual é o melhor produto e forma de aplicação para você!

O que é bom para disfarçar espinhas?

O primeiro passo é controlar os dedos para não espremer a espinha! Ela pode inchar, inflamar e formar casquinhas, ou seja, ficará mais difícil escondê-la e ainda há o risco de a pele ficar manchada e marcada por muito tempo.

Com essa informação em mente, vamos começar a lista de melhores truques para disfarçar espinha. Comece pela limpeza, que deve ser feita com água e sabonete específico para seu tipo de pele.

Há quem coloque uma pedra de gelo por cima da inflamação para ocorrer a vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), podendo aliviar o aspecto temporariamente. Mas há um grande alerta dos dermatologistas: gelo direto na pele pode queimar. Portanto, melhor evitar outro problema.

Aplique um hidratante ideal para sua pele e o protetor solar (se for no período da manhã ou da tarde) recomendado pelo seu médico. Utilize um primer para suavizar a textura da pele, disfarçar os poros, garantir aspecto mais natural e prolongar o acabamento.

Uma dica é trocar o corretivo cor de pele por um verde, que ajuda a neutralizar a cor vermelha da acne. Coloque o produto apenas na região afetada e espalhe suavemente com o auxílio de um pincel. Cuidado para não espalhar tanto que faça com que perca seu efeito. Também não pode sobrecarregar na quantidade, senão fica artificial e pesado. Vá aos poucos, observando o resultado no espelho.

Com pincel ou esponjinha, aplique base oil free (livre de óleo), indicada para peles com oleosidade e tendência à acne, de maneira uniforme por todo o rosto. Se notar que a espinha ainda está muito evidente, coloque um ponto de corretivo na cor de sua pele por cima e dê leves batidinhas.

Finalize com pó translúcido nas áreas com tendência à maior produção de óleo. Se a espinha estiver com casquinha, use ainda menos pó, porque pode ficar craquelado.

Maquiagem (Foto: Pixabay)

Como esconder espinha com batom?

Você está fora de casa e, de repente, aparece uma espinha enorme. O que você faz, se está sem corretivo e base na bolsa? Nem pense em tentar espremer, porque pode inchar e piorar a situação. A salvação para momentos de “desespero” como este pode ser o batom nude (próximo ao tom de sua pele).

O produto é curinga na hora de colorir os lábios pelo efeito natural e pode disfarçar a espinha. Para isso, passe um pouco dele na região afetada e dê leves batidinhas com o dedo. A cobertura deve ser leve para não ficar com aspecto marcado. O resultado não é igual ao de base e corretivo, mas pode ser uma “mão na roda” para aliviar o aspecto antes de uma reunião ou encontro.

Como prevenir espinhas?

Prevenir é bem melhor que remediar, certo? Mas, mesmo assim, a acne pode aparecer de vez em quando, principalmente com as oscilações hormonais ao longo do ciclo menstrual. Não se desespere e nem se cobre tanto, ninguém permanece com a pele perfeita 100% dos dias. Se o quadro for recorrente e apresentar piora, não hesite em procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento para você.

Use sempre produtos específicos para seu tipo de pele. Por exemplo, se for oleosa, não deve usar um hidratante denso para pele seca, porque pode obstruir os poros. Nesse caso, o ideal é que seja oil free (sem óleo).

E nem pense em lavar o rosto várias vezes ao dia para eliminar a oleosidade. Isso pode ocasionar o famoso “efeito rebote”, ou seja, maior produção pela glândula sebácea para proteger a pele. Duas vezes ao dia é o limite.

Corte já o hábito de dormir de maquiagem, porque pode obstruir os poros e agravar as espinhas e os cravos. Antes de deitar, tire-a completamente com demaquilante e, na sequência, sabonete e água. Também existe a técnica chamada de cleansing oil, de limpeza com óleo vegetal (como óleo de jojoba e óleo de semente de uva), que pode ser feita também por pessoas com pele oleosa. Basta aplicar o óleo em todo o rosto, com movimentos suaves, passar uma toalha embebida em água morna para tirar as impurezas e lavar o rosto com água.

Já ouviu falar que beleza vem de dentro para fora? Isso é a mais pura verdade! Uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento do corpo e a beleza. Reduza o consumo de produtos industrializados. Descasque mais, desembale menos! Faça acompanhamento médico para identificar a necessidade de suplementação.

 

Leia mais: truques de maquiagem e como usar glitter na maquiagem.