Malu Chapéus – Blog

Versículos sobre coragem e fé para superar dificuldades

Coragem e fé - Foto por kieferpix de Getty Images

O que a Bíblia diz sobre coragem? Nas escrituras, coragem também é chamada de “bom ânimo”, o que significa ousadia e confiança. Ao longo da Bíblia, Deus nos ordena a não temer, a ter bom ânimo e a ter coragem em nossa vida. Às vezes duvidamos da nossa própria força e convicção, mas podemos recorrer às Escrituras em busca de incentivo para viver com bom ânimo e confiança em Deus. Que estes versículos bíblicos sobre coragem inspirem você a ser firme na fé e a temer apenas ao Senhor.

Veja: oração para pedir socorro a Deus

Quais são os Salmos e versículos de coragem?

Marque estes versículos sobre coragem e volte a eles quando sentir medo. Você pode se surpreender com a rapidez com que eles inspiram confiança e, sim, coragem. Recorrer à sabedoria das escrituras é uma das melhores coisas que você pode fazer para alcançar um estado de resolução. É a sua hora de brilhar e ser a pessoa corajosa e corajosa que você deveria ser!

1 Crônicas 28:20
Davi também disse a Salomão , seu filho: “Seja forte e corajoso e faça o trabalho. Não tenha medo nem desanime, pois o SENHOR Deus, meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que todo o trabalho para o serviço do templo do Senhor seja concluído.

1 Coríntios 15:58
Portanto, meus queridos irmãos e irmãs, permaneçam firmes. Não deixe que nada o mova. Sempre se entreguem totalmente à obra do Senhor, porque vocês sabem que o seu trabalho no Senhor não é em vão.

Deuteronômio 31:6-8
Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem fique apavorado por causa deles, pois o Senhor, seu Deus, vai com você; ele nunca deixará você e nem o abandonará.” Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados ​​que lhes daria, e você deverá reparti-la entre eles, como sua herança. O próprio Senhor irá adiante de você e estará com você; ele nunca deixará você e nem o abandonará. Não tenha medo; Não seja desencorajado.”

Efésios 6:10
Finalmente, seja forte no Senhor e no seu grande poder.

Isaías 54:4
“Não tenha medo; você não será envergonhado. Não tema a desgraça ; você não será humilhado. Você esquecerá a vergonha da sua juventude e não se lembrará mais do opróbrio da sua viuvez .

João 14:27
A paz deixo com você; minha paz eu te dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não deixem que seus corações se perturbem e não tenham medo.

Salmo 27:1
O Senhor é minha luz e minha salvação – a quem temerei? O Senhor é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?

Salmo 56:3-4
Quando estou com medo, coloco minha confiança em você. Em Deus, cuja palavra eu louvo – em Deus eu confio e não tenho medo. O que meros mortais podem fazer comigo?

2 Timóteo 1:7
Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna tímidos, mas nos dá poder, amor e autodisciplina .

Josué 1:9-11
Eu não ordenei a você? Seja forte e corajoso. Não tenha medo; não desanime, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar”. Então Josué ordenou aos oficiais do povo: “Vão até o acampamento e digam ao povo: ‘Preparem suas provisões. Daqui a três dias vocês cruzarão o Jordão aqui para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, seu Deus, está dando a vocês”.

Isaías 41:10-13
Portanto, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois eu sou o seu Deus. eu te fortalecerei e te ajudarei; Eu te sustentarei com minha destra justa. “Todos os que se enfurecem contra você certamente ficarão envergonhados e desonrados; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão. Embora você procure seus inimigos, você não os encontrará. Aqueles que travam guerra contra você não serão nada. Porque eu sou o Senhor teu Deus, que te segura pela mão direita e te diz: Não temas; Vou te ajudar.

1 Coríntios 16:13
Esteja em guarda; permaneça firme na fé; seja corajoso; seja forte.

Salmo 27:14
Espere no Senhor; seja forte, tenha coragem e espere no Senhor.

Provérbios 3:5-6
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Salmo 23:1-4
O SENHOR é meu pastor , nada me faltará. Ele me faz deitar em pastos verdejantes, me conduz às águas tranquilas, refresca minha alma. Ele me guia pelos caminhos certos por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale mais escuro, não temerei mal algum, pois você está comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Você prepara uma mesa diante de mim na presença dos meus inimigos. Você unge minha cabeça com óleo; meu copo transborda. Certamente a tua bondade e o teu amor me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.

Marcos 5:36
Ao ouvir o que eles disseram, Jesus lhe disse: “Não tenha medo; apenas acredite.”

Filipenses 1:28
sem se assustar de forma alguma com aqueles que se opõem a você. Isto é um sinal para eles de que serão destruídos, mas que você será salvo – e isso por Deus.

Salmo 112:7
Eles não terão medo de más notícias; seus corações estão firmes , confiando no Senhor.

Josué 1:6
Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo a herdar a terra que jurei aos seus antepassados ​​que lhes daria.

Salmo 31:24
Sejam fortes e tenham ânimo, todos vocês que esperam no Senhor.

Leia também: Oração para que tudo dê certo traz paz ao coração 

O que alimenta a coragem?

O que alimentou sua coragem? Fé. A coragem é um ato de fé, porque a pessoa corajosa age de acordo com o que acredita ser certo, apesar da ameaça de perigo real ou aparente.

Não é preciso acreditar no Deus triúno para agir corajosamente. A história está repleta de histórias de grandes atos de coragem cometidos por pessoas de outras religiões ou sem fé religiosa. Sua ação ainda era alimentada por algum tipo de fé, porque eles acreditavam que isso resultaria em um bem maior ou, pelo menos, por causa da consciência e da reputação, representaria um bem moral mais elevado do que capitular diante da alternativa temível.

No entanto, da perspectiva de Deus, “tudo o que não procede da fé [nele, o verdadeiro Deus que existe] é pecado” ( Romanos 14:23 ). Essa é a diferença entre a fé que alimentou os atos corajosos dos santos bíblicos e a fé que alimenta os atos corajosos dos incrédulos: em quem eles depositaram a sua fé. A fé que não está enraizada em última instância na realidade última não é, em última análise, boa-fé. Em última análise, é uma fé falsa que inconscientemente ignora ou rejeita conscientemente o Deus que existe ( Êxodo 3:14 ). Portanto, a coragem que não é alimentada pela fé no que é, em última análise, real não é, em última análise, uma boa coragem.

Uma oração por coragem

Querido Pai Celestial, obrigado por Sua promessa de estar comigo onde quer que eu vá. Quando sou tentado a duvidar e a temer, ajude-me a lembrar que Você está comigo. À luz desta promessa, que eu seja forte e corajoso, não importa o que enfrente. Em Nome de Jesus, Amém.

Citações sobre coragem

Biblicamente falando, só podemos ser corajosos tendo fé e confiança no fato de que Deus está conosco e por nós. Essa confiança não só inspira coragem, mas também dissipa o oposto, os nossos medos. Jesus, que é Deus encarnado, admoestou Seus seguidores frequentemente a não terem medo, mas a acreditarem Nele. Por exemplo, Ele disse: “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus; crede também em mim” (João 14:1).

– “O remédio para o desânimo é a Palavra de Deus . Quando você alimenta seu coração e sua mente com sua verdade, você recupera sua perspectiva e encontra forças renovadas.” ~Warren Wiersbe

– “Pessoas honestas e corajosas têm muito pouco a dizer sobre a sua coragem ou a sua honestidade.” ~ Oséias Ballou

– “A coragem é contagiosa. Quando um homem corajoso toma uma posição, a espinha dos outros muitas vezes fica rígida.” ~Billy Graham

– “Mesmo se você estiver no caminho certo, você será atropelado se ficar sentado aí.” ~ Madre Tereza

– “Hoje é o que o Senhor preparou para você.” ~Mark Dever

– “A vida cristã não é uma alegria constante. Tenho momentos de profundo desânimo. Tenho que ir a Deus em oração com lágrimas nos olhos e dizer: ‘Ó Deus, perdoe-me’ ou ‘Ajude-me’.” ~Billy Graham

“Eu iria às profundezas cem vezes para animar um espírito abatido. Foi bom para mim ter sido afligido, para que eu pudesse saber como dizer uma palavra oportuna a alguém que está cansado.” ~Charles Spurgeon

– “O discernimento é o chamado de Deus à intercessão, nunca à crítica.” ~ Corrie Ten Boom

– “Nada mais do que encorajamento pode vir até nós ao meditarmos no trato fiel de nosso Pai Celestial nos séculos passados. A fé em Deus não salvou as pessoas de dificuldades e provações, mas capacitou-as a suportar as tribulações com coragem e a emergir vitoriosamente. ” ~Lee Roberson

– “Nunca desanimemos conosco mesmos. Não é quando estamos conscientes de nossas falhas que somos os mais perversos; pelo contrário, somos menos. Vemos por uma luz mais brilhante; e lembremo-nos, para nosso consolo, que nunca percebemos nossos pecados até começarmos a curá-los.” ~ François Fénelon