Malu Chapéus – Blog

Vinagre de maçã no cabelo promove brilho com selamento das cutículas

Imgem mostra vinagre de maçã - como usar vinagre de maçã para emagrecer

(Foto: Pixabay)

O vinagre de maçã é mais que um tempero na cozinha. Pode se transformar em um cuidado acessível para a beleza, se utilizado de maneira adequada no cabelo. Além das propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, pode promover o selamento das cutículas dos fios, com brilho e maciez na lista de resultados.

Quais os benefícios do vinagre de maçã no cabelo?

O vinagre de maçã é feito com o suco da fruta fermentado. Em geral, tem concentração de 5% e é amplamente utilizado na gastronomia saudável. Quando o assunto é beleza, o seu pH ácido pode reequilibrar e selar as cutículas dos cabelos, deixando-os mais macios e disciplinados.

“Sabe-se que, quanto mais poroso o fio, ele tem um pH mais alcalino. E como o vinagre tem um pH mais ácido, acaba fazendo o fechamento das cutículas, dando realmente um aspecto mais bonito, mais brilhoso. Se for combinado com água fria e aplicado da maneira correta, realmente pode trazer benefício para o fio e, para as pessoas que não têm sensibilidade, que não têm essa irritação devido ao pH, quando usado na base do cabelo, pode ter benefício para essas doenças [dermatite seborreica e psoríase] segundo artigos”, disse o médico tricologista Lucas Fustinoni em seu canal no YouTube.

O especialista reforçou que nem todas as pessoas podem usar o produto. Em peles mais sensíveis, a acidez pode causar mais inflamação e irritação. Portanto, tome cuidado! Consulte um dermatologista antes de incluir qualquer item à rotina de cuidados.

Confira a lista de possíveis benefícios do vinagre de maçã no cabelo:

Como usar vinagre de maçã no cabelo?

Em um vídeo publicado no Instagram, Gloria Pires revelou que o vinagre orgânico de maçã é seu “segredo” de beleza. “Vamos cuidar dos cabelos de um jeito natural e sem prejudicar os fios e nem o nosso couro cabeludo?”. A atriz recomendou misturar 500 ml de água com três colheres do produto. Depois de aplicar a solução no banho, usou xampu diluído em água para a lavagem.

Quanto tempo deixar o vinagre de maçã no cabelo?

Poucos minutos de ação já são suficientes. Logo depois, é recomendado lavar bem os fios com xampu específico para seu tipo de cabelo. Lance mão do condicionador, do meio do comprimento às pontas.

Quantas vezes posso usar o vinagre de maçã no cabelo?

Como o produto é ácido e pode acabar irritando a pele do couro cabeludo, recomenda-se que sua aplicação não seja muito frequente. Varia de uma vez por semana a até um vez ao mês, dependendo das condições das madeixas. É importante reforçar que o cuidado deve ser liberado por um dermatologista, após a avaliação do paciente.

Vinagre de maçã para a pele

A pele do rosto e do corpo também pode ser beneficiada com o produto. Segundo a dermatologista Marcelle Castro, em entrevista ao Metrópoles, atenua a acne, fecha os poros e controla a oleosidade, funcionando como uma espécie de adstringente. “Por ser rico em ácido acético e propriedades antifúngicas, ainda promove a renovação celular, clareando e diminuindo odores de certas regiões do corpo, como pés e axilas”, destacou a profissional na entrevista.

Para evitar sensibilizar a pele, dicas do site da Clínica La Vienne:

Contraindicações e cuidados

Antes de aderir a qualquer cuidado estético, incluindo vinagre de maçã no cabelo e na pele, não deixei de consultar um dermatologista para uma avaliação detalhada. As receitas caseiras não excluem a necessidade de manter hábitos saudáveis e necessários, recomendados pelos médicos, como utilização de hidratante e protetor solar.

Se a sua pele é sensível, cuidado redobrado com produtos ácidos, por conta das possibilidades de inflamar e irritar. Ao sinal de qualquer alteração, descontinue o uso imediatamente.

Sobre a Malu Pires

Agora que você já aprendeu uma maneira de cuidar dos cabelos, que tal investir em acessórios? Chapéus de palha da Malu Pires podem conferir ainda mais estilo às diferentes produções. A grife nasceu em Rio Verde, uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul, da paixão por praia, sol e toda a atmosfera que envolve a época preferida do ano para a maioria dos brasileiros: o verão.

É conhecida tanto pela qualidade extraordinária de suas peças quanto pelo estilo inconfundível. Vale mencionar também toda a elegância atemporal de seus acessórios personalizados. Imperdível, né?

Então, compre em www.malupires.com.br