Manter a pele saudável é um sonho de beleza, que pode ser concretizado com cuidados regulares e adequados para cada um. A vitamina C para o rosto está na lista dos produtos mais badalados. Mas, afinal, para que serve? Para ajudar a entender a sua real função, preparamos um guia sobre o assunto, com esclarecimentos de especialistas. Mas lembre-se de consultar um dermatologista antes de lançar mão de qualquer item, combinado?
Quais os benefícios da vitamina C para o rosto?
Age como um antioxidante, ou seja, combate os radicais livres. “Poluição das cidades, radiação que vem do sol, luzes de telas de smartphone e computador geram uma série de danos na nossa pele. É aí que entra a vitamina C, que pode, inclusive, ser usada durante o dia para melhorar o efeito de proteção do filtro solar. Ajuda a clarear manchas, também melhora a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce. Apesar de ter o nome de ácido ascórbico não quer dizer que não possa ser utilizada no dia”, informou o médico Lucas Fustinoni em seu canal do YouTube.
E o profissional deixou um alerta: a vitamina C não faz milagres na pele, como muitos dizem. Na verdade, é um complemento para a rotina de skincare, já que costuma ter preço elevado. “É a cereja do bolo. Se for colocar o custo-benefício, é um ativo caro e não é o anti-idade mais potente e nem o clareador mais potente. Se você quer combater envelhecimento e manchas, e não tem muito dinheiro, vale a pena investir em outros tratamentos. Agora, se já trata e quer fazer uma manutenção e prevenção, aí sim acredito que seja uma boa opção”, opinou.
Confira abaixo os possíveis benefícios da vitamina C para o rosto:
- Ação antioxidante, ou seja, combate radicais livres
- Previne envelhecimento precoce
- Previne e trata manchas de pele
- Ajuda a reduzir linhas de expressão
- Potencializa a fotoproteção
- Pele iluminada
Quando usar vitamina C no rosto?
O produto tópico pode entrar cedo nos cuidados com a pele, a partir dos 20 anos, para prevenção do envelhecimento precoce. E pode ser utilizado de duas maneiras:
- de manhã, combinado com filtro solar para ampliar a proteção
- à noite: depois de lavar o rosto para dormir.
Para saber a melhor indicação para cada caso, é importante consultar o dermatologista. A partir da análise da pele, o profissional monta a melhor rotina de cuidados, sempre levando em conta as necessidades individuais do paciente.
Qual usar primeiro: vitamina C ou hidratante?
A ordem dos produtos é importante, sim. Depois de fazer a higienização com sabonete específico para seu tipo de pele, aplique a vitamina C. O hidratante vem depois. De manhã ou à tarde, o protetor solar finaliza a rotina de cuidados e, então, abre espaço para a maquiagem, caso queira utilizá-la.
Vitamina C piora a acne?
O médico Lucas Fustinoni afirma que a vitamina C não piora a acne. “O que pode trazer um pouco mais de oleosidade é em relação à base que está sendo aplicada, que não deve trazer oleosidade.” Sendo assim, quem tem pele oleosa e com tendência a acne deve investir em sérum, não em creme.
Pode usar vitamina C no rosto todos os dias?
A frequência ideal para cada um deve ser indicada por um especialista. Segundo Patricia Elias, pós-graduada em estética e cosmetologia, não é interessante o uso diário.
“Se tem predisposição a ter acne, utilize duas vezes por semana, à noite. E cuidado com a base, tem que ser sérum, não creme. Quem não tem acne, mas tem a pele bem oleosa, pode utilizar um dia sim e um dia não. Pode ser utilizada tanto de dia quanto de noite, a 15%[concentração]. 20% somente à noite. Pele normal ou seca, pode usar sérum ou creme. Utiliza por uma semana, todas as noites. Nas demais, uma noite sim e uma noite não, porque senão sobrecarrega a pele”, indicou a profissional.
Cuidados com a vitamina C
A maneira de conservar o produto é muito importante. “É muito instável, se degrada muito fácil, tanto com a água, com a luz, com o calor. Se você não cuidar, ela se degrada e, quando aplica, não tem o efeito esperado de um produto que custou caro. Às vezes, leva meses usando o produto para saber que ele está degradado”, alertou o médico Lucas Fustinoni em seu canal do YouTube.
“Não deixe a vitamina C em contato com o sol. Guarde em ambiente mais fresco, mais arejado ou, então, seria indicado guardar na geladeira para manter a temperatura ideal. Alguns estudos indicam entre 5°C e 8°C para não degradar a vitamina C. Não deixe no banheiro, porque a umidade também degrada a vitamina C”, completou.
E aí, gostou das dicas de vitamina C para o rosto? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, como babosa no rosto e Yoga facial. Confira!