Manter a beleza requer dedicação a uma lista de autocuidados, que vai além da aplicação de cosméticos e de tratamentos estéticos. Você já ouviu falar que ela vem de dentro para fora? Isso significa que é preciso fazer o consumo consciente de alimentos e líquidos. Um cardápio funcional leva em conta vitamina para cabelo e unha.
Quer saber quais são as recomendações dos especialistas? Preparamos um guia sobre o assunto para tirar as suas dúvidas. E fica aqui o alerta: não aposte em suplementação sem o acompanhamento de um profissional, porque pode levar a efeitos colaterais.
Qual a melhor vitamina para cabelo e unha?
Para que a beleza e a saúde caminhem lado a lado é preciso investir em um combo de vitaminas e minerais. Entre os principais itens para fortalecimento e crescimento de cabelo e unha estão:
- biotina (vitamina B7, B8 ou H): encontrada em alguns alimentos, como fígado, rim, gema de ovo, cereais integrais e nozes.
- ácido pantotênico (vitamina B5): fígado, farelo de trigo e queijo de boa qualidade
- vitamina C: limão, acerola, laranja, kiwi, brócolis e couve.
- cobre: fígado, ostra, alimentos integrais, aveia e gema de ovo.
- ferro: folhagens escuras, grãos, ovo e carne vermelha.
- selênio: frango, arroz, feijão, ervilha e castanhas.
- zinco: camarão, ostra, leite integral, chocolate amargo, ovo, carne, arroz e feijão.
Fonte: canal do YouTube da Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia
Cada um dos nutrientes mencionados acima tem uma propriedade e uma atuação específica. De maneira geral, a combinação deles pode levar aos seguintes benefícios:
- Melhora da circulação sanguínea e transporte de oxigênio
- Regeneração das células e a elasticidade dos fios
- Fortalecimento de cabelo e unha
- Estímulo da produção de queratina (proteína que forma as diversas estruturas do corpo, como cabelo e unha)
- Manter o pigmento dos fios
- Manter o ritmo saudável de crescimento de cabelo e unha
- Efeito antioxidante (protege células e material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente devido à produção de radicais livres)
Cardápio turbinado com vitamina para cabelo e unha
Ficou claro que uma alimentação saudável é a chave para se manter bem. Quer saber o que mais consumir para aumentar as chances de o cabelo crescer bonito e saudável, assim como as unhas? A nutricionista Patricia Leite listou, em seu canal no YouTube, 10 itens benéficos. Confira:
- Peixes de água profunda (salmão, atum, arenque e sardinha): fontes de ômega 3, que interfere no crescimento do cabelo, deixando-o mais brilhante, sedoso e nutrido.
- Pimentão amarelo: tem cinco vezes mais vitamina C que a laranja. Se puder consumir cru na salada, melhor.
- Iogurte natural desnatado sem sabor: rico em ácido pantotênico e também proteína.
- Semente de girassol: rica em vitamina E, que melhora o fluxo de sangue para o couro cabeludo, nutrindo mais os fios. Para introduzir na alimentação, pode acrescentar no iogurte, na salada…
- Abacate: fornece gorduras saudáveis e vitaminas do complexo B e E.
- Amêndoas: contam com biotina e vitaminas do complexo B.
- Folhosos verde-escuros: couve, acelga, agrião são algumas das opções ricas em metilsulfonilmetano, derivado do enxofre que faz com que o cabelo cresça mais e com mais força.
- Canela: ajuda a aumentar o fluxo de sangue no corpo e, quanto maior no couro cabeludo, mais bem nutrido vai ser o folículo piloso. Pode ser acrescentada no café, no iogurte, na vitamina…
- Ovo: fonte de ferro, biotina e proteína, um verdadeiro combo para o crescimento do cabelo e da unha.
- Frutas ricas em vitamina C: laranja, limão, morango e kiwi.
Além de incluir esses alimentos no cardápio (sem excessos, OK?), é importante ter em mente que alguns hábitos podem tem o efeito contrário, ou seja, enfraquecer os fios e unhas. Portanto, devem ser eliminados da rotina para potencializar os cuidados com a beleza e a saúde. Veja a lista de erros comuns:
- Beber pouca água: a hidratação de dentro para fora é fundamental.
- Tabagismo: substâncias do cigarro podem afetar os hormônios e a irrigação do bulbo capilar.
- Consumo excessivo de álcool: as bebidas são inflamatórias e podem prejudicar a absorção de nutrientes no intestino.
- Alto consumo de carboidratos refinados (farinha branca, arroz branco), embutidos e alimentos ultraprocessados (refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos): priorize alimentação natural e balanceada.
Suplemento de vitamina para unha e cabelo
Suplementos podem ajudar a complementar a dieta e, de quebra, levar a cabelos, pele e unhas mais bonitos e saudáveis. Mas não faça uso deles sem a indicação de um nutricionista, nutrólogo ou médico, que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames.
“As vitaminas têm efeito fundamental para o corpo humano, mas excesso de vitamina pode trazer muitos danos, entre eles a queda de cabelo. Várias vitaminas também têm efeitos colaterais. Por exemplo, vitamina B12, em excesso, pode levar à erupção de acne e pode deixar a pele oleosa. Vitamina D, em excesso, pode causar intoxicação, cálculos renais. Tem que tomar cuidado com a hipervitaminose, a intoxicação por vitaminas”, alertou o médico Lucas Fustinoni em seu canal do YouTube.
E aí, gostou das explicações sobre vitamina para cabelo e unha? Preparamos mais conteúdos sobre beleza, incluindo hidratação profunda e banho de brilho. Confira!