Eles são modelos de comportamento universais, que ficam registrados no inconsciente coletivo, e carregam informações e alta vibração energética. Quer conhecer os arquétipos para autoestima e aprender como ativá-los? Preparamos um guia sobre o assunto com 10 opções.
Qual o melhor arquétipo para autoestima?
Não existe um arquétipo melhor que os outros. Tudo depende do que você busca neste determinado momento de sua vida. O que pode ser interessante agora, talvez não faça sentido em alguns meses ou anos.
Os arquétipos para autoestima trabalham confiança, autocuidado, beleza, poder de atração… Portanto, entrar em contato com eles pode fazer com que a pessoa elimine padrões e crenças limitantes nessas áreas.
Entre as principais apostas estão Cleópatra, Afrodite, diamante e gato. É importante saber que, ao fazer uma escolha para ativação, as virtudes vêm acompanhadas do lado sombra. Por exemplo, a Cleópatra amplia a sedução e a estratégia, mas pode abrir espaço para excesso de arrogância e agressividade. A sensualidade da Afrodite tende a atrair parceiros amorosos, mas há chances de serem relacionamentos passageiros e/ou com traição. O equilíbrio só pode ser alcançado com muita atenção, trabalho e autocontrole.
Como ativar arquétipos para autoestima?
As energias que envolvem o arquétipo podem começar a se manifestar na vida por meio do contato com sua imagem. Entre as opções estão estudar sobre o assunto, repetir afirmações positivas, fazer meditações guiadas, observar fotos, ouvir sons característicos, investir em mandalas específicas e buscar por orações específicas.
Não trata-se de um milagre, com mudanças do dia para a noite. O processo acontece aos poucos. A pessoa precisa estar disposta a pensar bem em suas atitudes e esforçar-se para agir diferente. Abrir-se para o novo é fundamental. Caso contrário, a experiência não será efetiva.
Arquétipo da Cleópatra
Cleópatra, rainha do Egito (51-30 a.C.), é uma das mulheres mais conhecidas da Antiguidade. O seu arquétipo costuma ser utilizado para elevar a autoestima, assim como a sedução, a estratégia, a confiança, o poder e o sucesso. Tome cuidado com o seu lado sombra, caracterizado por arrogância e agressividade.
Arquétipo da Afrodite
Afrodite é uma das principais deusas gregas e representa o amor, a beleza, a fertilidade e o desejo. Trata-se de um arquétipo famoso por elevar a autoestima e atrair parceiros amorosos. Vale ficar atento aos possíveis desafios, como manipulação, falta de limites, vaidade excessiva, medo de envelhecer, exibicionismo e traição.
Arquétipo da sereia
A sereia é uma figura da mitologia caracterizada por ser metade mulher e metade peixe. Pode potencializar o poder de sedução, o carisma, a energia sexual, a autoestima e a vaidade. Mas não se esqueça do seu lado sombra, com rivalidade feminina, relacionamentos amorosos breves, vingança e emoções ampliadas.
Arquétipo da fada
As fadas são seres mitológicos que lidam com magia e podem voar. Podem trazer gentileza, autoestima, sorte, glamour, intuição e cura. Por outro lado, há espaço para fragilidade e inquietação.
Arquétipo do gato
O arquétipo do gato é famoso por elevar a autoestima. Também pode potencializar o lado místico, transmutar energias, oferecer independência e abrir espaço para ser mais livre. O lado sombra costuma ser caracterizado por preguiça, teimosia, procrastinação, despreocupação e folga.
Arquétipo do diamante
O diamante é uma pedra preciosa que pode trabalhar a autoestima. A energia do arquétipo também está ligada à prosperidade, à beleza, ao poder e ao crescimento. Fique de olho para não se deixar levar pelas aparências e nem ficar materialista demais.
Arquétipo da coruja
O arquétipo da coruja traz consigo uma autoestima elevada e pode ajudar a sair da estagnação, a buscar pelo conhecimento, a superar desafios e a expandir a consciência. O lado sombra pode ser caracterizado por insônia (ave de hábitos noturnos), preguiça durante o dia, preferência em trabalhar sozinho e apego à família.
Arquétipo do pavão
O pavão abre a bela cauda para chamar a atenção das fêmeas. Portanto, seu arquétipo tem o poder de mexer com a autoestima. Também pode ampliar o leque de possibilidades, proteção, coragem, sorte, compaixão, generosidade e inteligência. Cuidado para não cair na armadilha de querer sempre priorizar as aparências.
Arquétipo do beija-flor
Acredita-se que o beija-flor emane autoestima, amor verdadeiro, felicidade, cura, beleza e expansão. Entre as características negativas que o arquétipo pode apresentar estão a irritabilidade, a não aceitação das críticas e a falta de descanso.
Para que serve o arquétipo do faisão?
O arquétipo do faisão está fortemente ligado às energias de atração e de sedução. Tende a trabalhar a autoestima e a confiança. Mas a pessoa pode acabar se achando superior às outras e ter a necessidade de ser o centro das atenções. Policie-se para não cair nessas armadilhas.
Leia mais: como ativar arquétipos, arquétipos para estudo, arquétipos para prosperidade, arquétipos de amor e arquétipos para felicidade.