Malu Chapéus – Blog

10 benefícios da dança de salão para corpo, mente e emoções

benefícios da dança de salão

(Foto: Pixabay)

Gafieira, bachata, forró, zouk, bolero, sertanejo, soltinho, valsa, tango, salsa… A movimentação de casais seguindo os mais variados ritmos chama atenção e ainda traz uma série de benefícios da dança de salão. Preparamos um guia sobre o assunto, que indica 10 pontos positivos, que atuam no corpo, na mente e nas emoções.

Quais são os principais benefícios da dança para o corpo?

A expressão dança de salão refere-se aos diferentes tipos de danças realizadas em casal. É uma arte considerada como atividade física e forma de entretenimento e integração social.

Entre os benefícios da dança de salão estão os relacionados à movimentação do corpo. A lista inclui redução do risco de doenças, correção da postura, fortalecimento muscular, alívio de dores…

A atividade não trabalha apenas o corpo, mas também a mente e as emoções. Sendo assim, pode-se notar ampliação do bem-estar, elevação da autoestima, desenvolvimento do amor-próprio e relaxamento.

Benefícios da dança de salão: elimina o sedentarismo

O sedentarismo, caracterizado pela falta ou ausência de atividades físicas, é um grande vilão. Pode contribuir com uma série de problemas de saúde, como obesidade, osteoporose, doenças cardiovasculares, estresse, ansiedade, diabetes tipo 2… Sair do sofá de casa e deixar o corpo se movimentar seguindo as batidas da música pode abrir espaço para os benefícios da dança de salão. Deixe a preguiça e a vergonha de lado, e solte-se!

Dança de salão favorece interação social

A interação social pode auxiliar a manter a saúde do cérebro por contribuir com a melhora da atenção, da memória, da capacidade de resolução de problemas, da empatia… A dança de salão traz a oportunidade de entrar em contato com pessoas diferentes do seu círculo de amizades. Também é uma boa maneira para os mais tímidos conseguirem se soltar.

Benefícios da dança de salão: autoconfiança e autoestima

A dança de salão pode fazer com que o praticante perceba que, por meio de sua dedicação e estudo, consegue aprender um ou vários ritmos. Assim, a autoconfiança e a autoestima tendem a ser fortalecidas. Com o avanço nos passos e técnicas, a tendência é que a pessoa se sinta cada vez mais bonita, sensual e segura de si.

Dança de salão estimula memória e concentração

Os incômodos com o passado, os desafios atuais e as preocupações com o futuro tendem a ficar longe das escolas de dança e salões de baile. Isso porque a atividade exige que a pessoa traga o foco para o momento presente. É preciso concentração para trabalhar o corpo, seguir o ritmo, acompanhar o(a) parceiro(a), acertar a coreografia… A criatividade e a agilidade mental tendem a ser potencializadas.

Benefícios da dança de salão: bem-estar

De maneira geral, os diferentes exercícios físicos são responsáveis por liberar endorfina, que causa a sensação de prazer. E com a dança de salão não é diferente. Entre os possíveis pontos positivos estão relaxamento, bem-estar e maior disposição, além de amenizar estresse, ansiedade, angústia e insônia. A proposta é estimular o corpo e a mente por meio de uma atividade divertida e prazerosa.

(Foto: Pixabay)

Dança de salão promove autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos benefícios da dança de salão. As aulas e os bailes são verdadeiras ferramentas para conhecer seus limites, dificuldades, facilidades… Dessa maneira, existe a chance de perceber que os desafios dos movimentos corporais ritmados estimulam a criar coragem, força e confiança, que podem ir direto para outras áreas da vida.

Dança de salão desenvolve a coordenação

Você se considera uma pessoa descordenada? Pois saiba que a dança de salão pode ser uma grande aliada para desenvolver esse aspecto. A repetição de passos estimula tanto o cérebro quanto o corpo. Quanto mais prática, mais fácil tende a ficar. O importante é não querer desistir com os erros, porque fazem parte do processo de aprendizagem. Preste atenção nas suas dificuldades e esforce-se para superá-las.

Benefícios da dança de salão: correção da postura

Uma boa postura é importante para executar os passos corretamente e para que a coreografia fique bonita. O trabalho consciente e constante de corrigi-la tende a trazer maior equilíbrio corporal e benefícios também para a saúde, como redução e prevenção de dores, principalmente nas costas.

Dança de salão trabalha o corpo

Os movimentos da dança de salão podem contribuir com o aumento da flexibilidade, da força, da tonificação muscular e da coordenação. As coreografias ativam o corpo e tendem ainda a levar a um estímulo na movimentação de fluidos, permitindo melhor lubrificação de cartilagens e articulações.

Dança de salão para a saúde cardiovascular

A prática está relacionada com melhora no controle da pressão arterial, diabetes e gordura sanguínea, como triglicérides. Portanto, é considerada um fator de proteção cardiovascular. Antes de iniciar as aulas, consulte um médico para avaliar sua saúde.

 

Leia mais: receitas para emagrecer e perder a barriga, Yoga para iniciantes, Yoga Facial e exercícios para perder a barriga.