O problema costuma incomodar esteticamente muitas mulheres. Afinal, o que fazer quando o cabelo está muito ressecado? Preparamos um guia sobre o assunto, incluindo receitas caseiras potentes. Mas lembre-se de que é importante comentar com o dermatologista antes de acrescentar algum produto à sua rotina. E, se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
O que fazer quando o cabelo está muito ressecado?
O fio sofre com exposição ao sol, tinturas, químicas alisadoras, secador, chapinha, maus hábitos… Para manter a saúde e a beleza, é preciso reforçar os cuidados.
Algumas apostas simples podem fazer toda a diferença. Se mesmo assim o aspecto seco persistir, vale a pena procurar por tratamentos realizados por profissionais em salões de beleza, além de consultar o médico.
Veja a lista de o que fazer quando o cabelo está muito ressecado:
- Reforce a hidratação: receitas caseiras turbinadas podem ser feitas semanalmente.
- Aposte em umectação: óleos vegetais auxiliam no controle do ressecamento.
- Dê um descanso aos cabelos: fique um tempo sem processos químicos.
- Acerte na temperatura do banho: evite água quente.
- Tenha bons hábitos: beba bastante água, mantenha alimentação balanceada e evite tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Reforce a hidratação
A hidratação profunda pode ser feita no salão de cabeleireiro ou em casa, quando a máscara capilar de uso semanal recebe outros ativos para ficar mais potente. A proposta é conferir brilho e maciez, além de reduzir ressecamento, quebra e frizz. Todos os tipos de fios se beneficiam com a proposta.
Confira o passo a passo de o que fazer quando o cabelo está muito ressecado:
- Lave o cabelo com xampu para limpar e abrir as cutículas dos fios.
- Enxague e remova o excesso de água com o auxílio da toalha, com movimentos suaves, sem esfregar.
- Passe a mistura de produtos nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque e coloque uma touca térmica. Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado, normalmente entre 30 minutos e 1 hora.
- Enxague com água fria ou morna, nunca quente.
- Aplique condicionador e enxague novamente.
- Finalize os cabelos da maneira preferida.
Agora que já sabe como funciona o procedimento, aprenda três receitas caseiras. Basta misturar bem os ingredientes e seguir as dicas acima.
1 – Hidratação profunda com babosa
Você vai precisar de:
- 1 folha de babosa
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
- 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico
- 2 colheres (sopa) de máscara para cabelo
2 – Hidratação profunda com óleo de coco e mel
Você vai precisar de:
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar
- 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico
3 – Hidratação profunda com D-pantenol
- 1 tampa de D-pantenol
- 1 colher (sopa) de soro fisiológico
- 2 colheres (sopa) de máscara capilar
Aposte em umectação
Já ouviu falar em umectação? Já ouviu falar nela ou a testou? É uma técnica para cabelos secos e/ou ressecados, utilizada quando o condicionador e a hidratação com máscaras não são suficientes. Aposta frequente de quem exibe cacheados e crespos, também pode fazer parte do dia a dia dos outros tipos de fios, normalmente quando passam por químicas e pedem pelo cuidado extra.
O processo deve ser realizado com um óleo vegetal. Entre os mais utilizados estão o óleo de coco e o de argan. E ainda presenta algumas variações. Analise qual delas se encaixa melhor com o tempo disponível para cuidar dos cabelos. A tradicional consiste em passar o óleo e aguardar a sua ação por duas horas. Também vale deixar o produto pela noite toda ou acelerar o processo, aquecendo-o para que aja por 45 minutos a 1 hora.
Em todos os casos, a retirada segue o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar), que não tem espaço para o xampu. Depois do tempo de espera do óleo, é preciso aplicar condicionador ou máscara capilar por cima dele. Aguarde meia hora e, então, enxague bem com água.
Umectação tradicional
Você vai precisar de:
- óleo vegetal da sua preferência
- condicionador ou máscara capilar
- touca térmica
Modo de Fazer:
- Com o cabelo sem lavar, separe mechas para aplicação do óleo.
- Passe o óleo, enluvando as mechas (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca de cetim e deixe o produto agir por duas horas.
- Retire o produto com o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar): aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
- Faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
- Enxague bem com água.
Dê um descanso para seus cabelos
Descoloração, tintura, alisamento… Faça uma pausa nos procedimentos que causam danos. A saúde e a aparência agradecem.
Se possível, deixe os cabelos secarem naturalmente. Quem não abre mão de secador, chapinha ou babyliss deve apostar em protetor térmico e em temperaturas mais baixas, minimizando os danos.
Reduza o uso de sprays fixadores e finalizadores, porque também tendem a causar ressecamento.
Acerte na temperatura do banho
Não tome banho quente, porque abre as cutículas da fibra capilar e tende a piorar o ressecamento. Prefira água morna ou fria para a lavagem, juntamente com xampu de ação hidratante.
E lembre-se: os cabelos não devem ser escovados molhados, quando os fios estão muito elásticos e se rompem facilmente com a tração. O melhor pente é aquele de dentes largos, em madeira.
Tenha bons hábitos
Lembre-se que a hidratação também deve vir de dentro para fora. Portanto, beba bastante água ao longo do dia. Deixe uma garrafinha sempre à disposição. Faz bem para a saúde e a aparência.
A nutrição capilar parte também de alimentação saudável, que é a protagonista para o crescimento forte e em ritmo adequado. Além de um cardápio saudável e inclua nele peixes de água profunda, pimentão amarelo, iogurte natural desnatado sem sabor, semente de girassol, abacate, amêndoas, canela, vegetais verde-escuros…
Também é importante ter em mente que alguns hábitos podem tem o efeito contrário, ou seja, enfraquecer os fios. Portanto, devem ser eliminados da rotina para potencializar os cuidados com o cabelo e a saúde. Veja a lista de erros comuns:
- Beber pouca água: a hidratação de dentro para fora é fundamental.
- Tabagismo: substâncias do cigarro podem afetar os hormônios e a irrigação do bulbo capilar.
- Consumo excessivo de álcool: as bebidas são inflamatórias e podem prejudicar a absorção de nutrientes no intestino.
- Alto consumo de carboidratos refinados (farinha branca, arroz branco), embutidos e alimentos ultraprocessados (refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos): priorize alimentação natural e balanceada.
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer quando o cabelo está muito ressecado? Preparamos mais conteúdos sobre beleza dos fios, incluindo corte para quem tem o rosto redondo e banho de brilho. Confira!