Ele tem volume, movimento e muito charme. Mas você sabe o que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito? Preparamos um guia sobre o assunto, que dá dicas de cuidados variados, incluindo hidratação, texturização e acessórios. Confira!
O que é bom para o cabelo cacheado?
Independentemente do tipo de cacho, este fio costuma apresentar ressecamento e frizz (fios arrepiados). Portanto, deixe a preguiça de lado e invista na sua aparência para deixar o cabelo cacheado mais bonito.
- Use produtos específicos para seu tipo de cabelo
- Faça hidratação profunda
- Aposte em umectação
- Evite uso excessivo de secador, babyliss e chapinha
- Compre fronha e/ou touca de cetim ou seda
- Cuide da saúde
Veja os melhores tons de loiros para sua pele
Use produtos específicos para deixar o cabelo cacheado mais bonito
Pode parecer óbvio, mas nem todos seguem esta dica simples. Xampu, condicionador, máscara capilar e outros itens devem ser apropriados para o seu tipo de cabelo. Verifique as indicações da embalagem e experimente diferentes produtos até encontrar os que mais se adaptam ao seu perfil.
Tente evitar lavagem diária e aposte em água fria ou morna, nunca quente. Na hora de enxugar os fios, não esfregue a toalha. Escolha uma bem macia e pressione-a levemente para retirar o excesso de água.
Hidratação profunda
Cabelos enrolados tendem a a ser mais ressecados. Portanto, não descuide da hidratação. Uma vez por semana, tire um momento para aplicar máscara capilar enriquecida com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas… O passo a passo é simples:
- Para limpar e abrir as cutículas dos fios, lave-os com xampu e enxague.
- Remova o excesso de água com o auxílio da toalha. Não esfregue, os movimentos devem ser suaves.
- Enluve as mechas com a mistura de produtos. Isso significa deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas.
- Prenda o cabelo com um coque e aposte em uma touca térmica.
- Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado. Normalmente, entre 20 a 30 minutos.
- Chegou a hora de enxaguar. Faça isso com água fria ou morna, nunca quente.
- Aplique condicionador e enxague novamente.
- Finalize os cabelos da maneira preferida.
Umectação
A umectação é uma técnica para cabelos secos e/ou ressecados, utilizada quando o condicionador e a hidratação com máscaras não são suficientes. É realizada com o óleo vegetal de sua preferência, incluindo os de coco, argan, rícino, abacate e semente de uva. O método tradicional é feito da seguinte maneira:
- Com o cabelo sem lavar, separe mechas para aplicação do óleo.
- Enluve as mechas com o óleo escolhido.
- Prenda o cabelo em um coque e coloque a touca térmica.
- Deixe agir por duas horas.
- A retirada do produto deve ser o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar). Portanto, aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
- Novamente, faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
- Finalize enxaguando com água.
Cuidado com fontes de calor
Secador de cabelo, babyliss, chapinha… Os aparelhos que atuam como fontes de calor podem ser práticos e levar a resultados lindos, mas não preservam a saúde dos fios. Podem contribuir com ressecamento, quebra, frizz… Use-os com moderação e não se esqueça de aplicar protetor térmico.
Texturização
Quer saber o que fazer para deixar o cabelo cacheado mais bonito? A finalização é uma etapa fundamental para as mulheres. Listamos as principais técnicas de texturização:
- Dedoliss: aplique um pouco de creme de pentear em mechas finas e úmidas, e enrole-as com o dedo indicador. Faça isso em todo o cabelo e deixe-o secar naturalmente.
- Coques: antes de se deitar, faça pequenos coques em todo o cabelo e prenda-os com elásticos. Coloque a touca de cetim para dormir. No dia seguinte, basta desfazer os coques.
- Grampos: com o cabelo úmido, aplique creme capilar em mechas grossas e transforme-as em coques, prendendo-os com grampos. Aguarde 20 a 30 minutos ou acelere a secagem com secador de cabelo frio. Basta soltar os coques para obter os cachos definidos.
- Fitagem: separe mechas úmidas e aplique creme capilar, penteando-as com os dedos como se fossem fitas. Depois, amasse as mechas com as mãos, de baixo para cima.
- Bobes: enrole as mechas úmidas nos bobes e aguarde cerca de 30 minutos.
Aposte em touca de seda ou cetim
Você sabia que incluir uma touca de cetim ou seda à sua rotina pode garantir um verdadeiro “sono da beleza”? A superfície escorregadia leva à redução do atrito, o que faz com que os fios se mantenham alinhados e ainda reduz as chances de marcas, frizz e aspecto amassado.
O tecido não absorve a oleosidade natural, evitando que o couro cabeludo se sinta obrigado a produzir ainda mais óleo. E ainda não suga parte dos produtos de hidratação, como acontece com o algodão, potencializando a ação deles. Todos esses benefícios também estão relacionados às fronhas de seda ou cetim.
Há ainda a touca de cetim difusora. Já ouviu falar nela? O seu design diferenciado conta com um cano feito no mesmo tecido e com abertura na ponta, onde o secador de cabelo é acoplado. Serve para acelerar o processo de secagem dos fios, porque cria uma redoma, sem que o calor escape.
Cuide da saúde
A expressão “beleza vem de dentro para fora” é a mais pura verdade. Cuidar da saúde reflete na aparência. Portanto, ingira bastante água para garantir a hidratação. Mantenha uma alimentação saudável, pratique atividade física, encontre momentos para relaxar e durma bem. Faça exames preventivos e siga os tratamentos médicos à risca.
Leia também: cabelo ruivo cacheado e como cortar cabelo cacheado sozinha.