Fica incomodada com os pelos escuros, principalmente no verão, quando o corpo fica mais exposto? O banho de lua costuma ser muito procurado nesta época do ano para garantir um efeito dourado e fugir da necessidade de depilação. O procedimento pode ser realizado tanto em clínicas estéticas quanto em casa, porque é rápido e fácil. E os seus possíveis incômodos – coceira e ardência – tendem a ser reduzidos com um cuidado simples, que revelamos neste guia completo!
O que é banho de lua e para que serve?
A técnica consiste em usar descolorante (água oxigenada e pó descolorante) para deixar os pelos clarinhos. Pode ser utilizada em diferentes partes do corpo, principalmente nas pernas e nos braços. Ainda é comum nas costas e na barriga. O rosto é muito sensível e, por isso, deve ficar de fora da lista.
É uma opção para as mulheres que querem fugir da depilação ou ainda investir em um visual diferente na estação mais quente do ano. Ainda ajuda a realçar o bronzeado por conta do contraste com os fios dourados.
É importante reforçar que o banho de lua deve ser evitado por quem tem alergia ou estiver com a pele machucada. Crianças e grávidas também fazem parte da lista de contraindicações.
O que colocar no banho de lua para não coçar?
A mistura de água oxigenada e pó descolorante costuma causar coceira e/ou ardência, mesmo em quem não tem alergia aos produtos. Por isso, muitas mulheres acabam desistindo da prática ou simplesmente “sofrendo” durante o tempo de ação. A dica para reduzir os incômodos é iniciar sempre com uma camada de proteção na pele, com parafina ou óleo vegetal específicos para o corpo, garantindo também a hidratação.
Como fazer o banho de lua em casa?
É simples lançar mão do procedimento para clarear os pelos. Os dois ingredientes necessários devem ser misturados e aplicados no corpo. Depois, basta aguardar o tempo recomendado. E tome cuidado para não encostar na roupa, porque pode manchá-la. Separe:
- Água oxigenada cremosa
- Pó descolorante
- Parafina ou óleo vegetal para o corpo
- Pincel e/ou luva
- Hidratante
Se tiver pelos finos, pode usar água oxigenada de 10 ou 20 volumes. Para os grossos e bem escuros, a de 30 ou a de 40 volumes oferece melhor resultado. A quantidade de produto varia de acordo com o tamanho da parte do corpo. Normalmente, o kit de banho de lua indica a proporção de duas colheres (sopa) para uma de pó na hora de preparar. Leia sempre a embalagem! Confira o passo a passo:
- Lave e seque bem a pele.
- Aplique a parafina ou o óleo corporal em toda a região que receberá o banho de lua.
- Misture a água oxigenada e o pó descolorante até que o produto fique homogêneo.
- Aplique a mistura de maneira uniforme, com o auxílio de um pincel de cabeleireiro.
- Deixe agir pelo tempo recomendado pelo fabricante dos produtos. Normalmente, cerca de 20 a 30 minutos. Não ultrapasse o período para evitar problemas.
- Lave com água e sabonete neutro, garantindo que todo o produto foi retirado.
- Aposte em hidratação da pele, antes e depois do procedimento.
No vídeo abaixo, a youtuber recomenda o calor do secador de cabelo para acelerar o processo de descoloração e não sofrer com a coceira. Segundo ela, basta um minuto com o ar quente do aparelho para que os pelos fiquem claros:
Banho de lua precisa de sol?
O costume de passar água oxigenada e se expor ao sol é comum, mas não indicado. Pode causar manchas e até levar a queimaduras. Portanto, evite a prática. Faça o procedimento em casa ou na clínica de estética, sempre seguindo a orientação das embalagens.
Descolorir os pelos clareia a pele?
Não. O descolorante age apenas nos fios. O que acontece é que o contraste com o resultado loiro acaba deixando o corpo com aspecto de mais luminosidade. Por isso, é tão comum durante o verão, quando as pessoas se expõem ao sol e querem destacar o bronzeado.
Cuidados
- Nunca descoloriu os pelos ou resolveu trocar a marca do produto? Então, faça um teste em uma região pequena para constatar se não tem alergia ao produto. No dia seguinte, observe se apresentou alguma reação.
- O produto pode manchar a roupa. Portanto, tome cuidado na hora da aplicação.
- Se apresentar alguma reação durante o uso, retire a mistura imediatamente com água e sabonete neutro.
- Não ultrapasse o tempo recomendado pelo fabricante. Na primeira tentativa, vale até deixar por um intervalo menor para evitar problemas e conferir o efeito real nos pelos.
- O banho de lua não é recomendado para gestantes, porque não há estudos que comprovem a segurança.
- Também não deve ser feito por crianças, que podem ter maior sensibilidade, pessoas que costumam ter alergias ou problemas respiratórios como asma grave.
- Não passe a mistura em áreas com machucados, porque há risco de infecção e dor.