O cabelo brilhante é o sonho de muitas mulheres. Você vive em busca de maneiras de preservar a beleza dos fios? Preparamos um guia sobre o assunto, com 10 dicas fundamentais para incluir na sua rotina. Mas se o ressecamento, a queda e a quebra persistirem, não hesite em procurar um dermatologista para identificar causas e fazer o tratamento correto!
O que fazer para deixar o cabelo com brilho?
Não existe um produto milagroso para resolver o seu problema em poucos minutos. O segredo do cabelo brilhante está em manter uma rotina de cuidados. Por exemplo, a lavagem deve ser feita com produtos específicos para o tipo de fio, de maneira suave e com enxague em água fria ou morna. Hidratação caseira e umectação também são técnicas muito utilizadas. Reduzir químicas e exposição a fontes de calor é outra boa pedida. É ainda fundamental investir em alimentação equilibrada e ingestão suficiente de água.
Não esfregue o cabelo na lavagem
Esfregar o couro cabeludo e os cabelos com força não vai tornar a limpeza mais eficiente e nem contribuir com a beleza. A lavagem precisa ser suave. Basta aplicar um pouco do xampu nas mãos, espalhar ao longo dos fios e massagear o couro cabeludo com movimentos circulares por alguns segundos. O condicionador deve ser espalhado do meio do comprimento às pontas para não deixar a raiz pesada e/ou oleosa. Enxague até retirar todo os resíduos, caso contrário o visual poderá ficar opaco.
Escolha produtos certos para seu cabelo
Parece óbvio, mas não são todas as mulheres que seguem esta dica. Deve-se ler com atenção as informações da embalagem dos produtos para que consiga identificar os que combinam com seu tipo de cabelo (liso, oleoso, seco, com química…). Experimente diferentes marcas até encontrar a que mais se adapta ao seu perfil.
Lave o cabelo com água fria ou morna
A temperatura da água pode contribuir para um cabelo brilhante. Dê preferência pela fria, mas a morna também vale. A quente pode trazer prejuízos, porque sensibiliza os fios e leva à perda de hidratação, além de desbotar a coloração.
Penteie da maneira correta
Fique de olho na maneira como você penteia os fios! Para que não quebrem e nem percam o brilho, comece o processo pelas pontas e vá subindo aos poucos. Faça os movimentos com calma e sem colocar muita força.
Cabelos lisos e ondulados devem estar secos. Já os cacheados e crespos precisam de água e creme para pentear.
Escolha uma escova adequada para o seu tipo de madeixa. E lembre-se que as de madeira tendem a reduzir o frizz.
Hidratação caseira para dar brilho no cabelo
Quer um cabelo brilhante? Invista em hidratação profunda semanalmente ou a cada 15 dias. Basta aplicar máscara capilar enriquecida com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas… Siga o passo a passo:
- Lave o cabelo com xampu e enxague.
- Remova o excesso de água com o auxílio da toalha. Não esfregue, os movimentos devem ser suaves.
- Enluve as mechas com a mistura de produtos. Isso significa deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas.
- Prenda o cabelo com um coque e aposte em uma touca térmica.
- Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado. Normalmente, entre 20 a 30 minutos.
- O enxague deve ser feito com água fria ou morna, nunca quente.
- Aplique condicionador e enxague novamente.
- Finalize os cabelos da maneira preferida.
Faça umectação
A umectação é uma aposta frequente de quem exibe cacheados e crespos, mas também pode fazer parte do dia a dia dos outros tipos de fios, normalmente quando passam por químicas e pedem pelo cuidado extra. Serve para nutrir visual seco e/ou ressecado com o óleo vegetal de sua preferência, incluindo os de coco, argan, rícino, abacate e semente de uva. Aprenda o método tradicional:
- Com o cabelo sem lavar, separe mechas para aplicação do óleo.
- Enluve as mechas com o óleo escolhido.
- Faça um coque e coloque a touca térmica.
- Aguarde duas horas.
- Para retirar o produto, siga o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar). Portanto, aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando as mechas.
- Novamente, faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
- Enxague com água.
Reduza secador, chapinha e babyliss
Você tem o costume de secar os fios com o auxílio do secador? Vira e mexe, alisa com chapinha ou ondula com babyliss? Está na hora de rever os seus hábitos, se quiser ter um cabelo brilhante.
O motivo é simples: o calor excessivo pode ressecar, causar opacidade e até quebrar. Portanto, a dica é reduzir ao máximo o uso. E, quando quiser lançar mão dos efeitos dos aparelhos, aplique uma película de protetor térmico.
Dê descanso ao seu cabelo
Descolore, colore, alisa… O seu cabelo precisa de descanso! Os processos químicos fragilizam os fios, que podem se tornar quebradiços, ressecados e sem brilho.
Para evitar problemas, incluindo o temido corte químico (quebra da fibra capilar decorrente de um procedimento químico), seja sincera com o cabeleireiro. Liste todos os procedimentos e produtos que utilizou recentemente. Se a avaliação do profissional indicar que os fios estão muito fracos, melhor não se arriscar e simplesmente esperar um pouco mais para a próxima transformação.
Corte os cabelos periodicamente
Nem pense em passar longos períodos longe da tesoura do cabeleireiro, mesmo se quiser atingir um comprimento longo. As pontas ressecadas e duplas prejudicam o visual e afastam a possibilidade de exibir um cabelo brilhante. Fique de olho na aparência para identificar o momento ideal para o próximo corte, que pode variar entre um e três meses.
Cuide da alimentação para ter cabelo brilhante
Já ouviu dizer que a beleza vem de dentro para fora? É a mais pura verdade! Você pode até comprar os cosméticos mais badalados, mas a verdade é que a a base para manter o cabelo brilhante está em bons hábitos.
Uma alimentação balanceada fornece os nutrientes necessários para manter os fios fortes e com crescimento em ritmo adequado. Beber bastante água diariamente é fundamental para manter a hidratação do corpo todo. Não fumar, evitar excessos de bebida alcóolica, dormir bem, praticar atividade física e ter momentos de descanso também são fatores importantes.
Se você segue a lista de autocuidados e, mesmo assim, nota que as madeixas estão fracas e sem vida, procure um dermatologista. É fundamental identificar as causas e tratá-las de maneira adequada.
Ah! Nem pense em fazer suplementação de vitaminas e minerais sem indicação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Esses itens podem trazer benefícios, sim, mas na dosagem correta para cada caso. Excessos têm efeitos colaterais, como queda de cabelo e acne.
Leia mais: melhor escova para cabelo cacheado, frases de cabelo e corte de cabelo em camadas.