Malu Pires Blog

Cabelo ondulado feminino: como cuidar, hidratar e tirar frizz

cabelo ondulado feminino como cuidar

(Foto: Canva)

Ele é o sonho de consumo de muitas mulheres com seu leve movimento. É exibido por muitas atrizes, cantoras e modelos, ganhando ainda mais estilo com mechas iluminadoras. Mas você sabe como cuidar do cabelo ondulado feminino? Preparamos um guia sobre o assunto, que dá dicas para garantir a hidratação, reduzir o frizz e proporcionar maior definição!

Como é o cabelo ondulado?

A classificação dos cabelos divide-se em quatro categorias básicas: liso (1), ondulado (2), cacheado (3) e crespo (4). Cada um dos tipos tem ainda algumas variações, indicadas por letras. No caso do ondulado, há o 2A (raiz lisa e pontas onduladas sem tanto volume), o 2B (raiz lisa e ondas de volume moderado) e o 2C (ondulado desde a raiz com bastante volume).

É importante identificar qual é o seu fio para descobrir como cuidar do cabelo ondulado feminino. Por exemplo, uma mulher com 2A pode querer ganhar volume, enquanto uma com 2C talvez tenha o sonho de reduzi-lo. De maneira geral, a rotina pede por hidratação frequente, hábitos para redução de frizz e texturizações para ondas mais definidas.

Como acabar com o frizz do cabelo ondulado?

Um dos principais incômodos relatados por mulheres com cabelo ondulado é o frizz, nome dado àqueles fios arrepiados. Excesso de umidade do ar e fios ressecados e danificados são as principais causas. O aspecto costuma ser agravado com secadores, chapinhas, banhos muito quentes, tinturas, alisamentos, descolorações…

A primeira dica é checar a temperatura da água do chuveiro, que deve ser morna ou fria. E, na hora de se enxugar, esqueça a ideia de esfregar a toalha na cabeça. O hábito pode eriçar a eriçar a superfície da camada cuticular ou até quebrar as madeixas mais frágeis. Enrole-as no tecido para retirar o excesso de água e aguarde a secagem natural.

Evita escovar cabelos molhados, porque estão muito elásticos e podem se romper facilmente com a tração. Prefira pentes de dentes largos, feitos de madeira.

Se você não abre mão do uso de secador, chapinha ou babyliss, há como minimizar os danos. Aposte em protetor térmico e em temperaturas mais baixas nos aparelhos.

Lembre-se de que a hidratação é um fundamental para evitar o efeito frisado. Além de ingerir cerca de 2 litros de água diariamente, use sempre condicionador próprio para o seu tipo de cabelo e, uma vez por semana ou a cada 15 dias, faça uma hidratação reforçada em casa. Misture a máscara de tratamento de sua preferência com ativos potentes, como óleo de argan, D-pantenol, óleo de amêndoas ou manteiga de karité.

Já ouviu falar nos benefícios da touca para dormir ou fronha de cetim? O tecido é recomendada por especialistas em beleza devido à sua superfície escorregadia, reduzindo o atrito, e por não absorver a umidade.

Para finalizar a lista de como cuidar do cabelo ondulado feminino, já considerou dar um tempo de descanso para seu cabelo ondulado? Alisamentos e tinturas sucessivas prejudicam a saúde e a aparência.

Como fazer hidratação no cabelo ondulado?

(Foto: Pixabay)

O ressecamento é uma das grandes queixas. Como a beleza vem de dentro para fora, crie o hábito de ingerir bastante água todos os dias. Deixe uma garrafinha sempre ao seu alcance para não ter desculpas.

Outra medida importante é lançar mão da hidratação profunda uma vez por semana ou a cada 15 dias. Pode ser realizada com máscara capilar ou com receitas caseiras, como esta abaixo. Lembre-se de que, se notar qualquer incômodo (como vermelhidão, coceira e descamação), descontinue o uso.

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Em um processador, bata o abacate, a banana, o óleo de coco, o azeite de oliva, o leite de amêndoas e o melado.
  2. Aplique em todo o cabelo seco e deixe agir por 20 minutos.
  3. Lave o cabelo normalmente.

Fonte: Tastemade

Como cuidar de cabelo ondulado indefinido?

(Foto: Pixabay)

Gostaria de ondas mais definidas? Inclua a texturização na sua rotina. Sempre utilize produtos leves para não pesar nos fios e nem levarem ao excesso de oleosidade. Entre as principais apostas estão loções, géis, musses e óleos secos.

A dica mais simples é, após o banho, colocar nas mãos um pouco de produto finalizador e amassar os fios úmidos, das pontas para cima. Também é possível fazer babyliss bem largo e soltar os cachos com os dedos, ampliando o ondulado de maneira uniforme.

Como cuidar dos cabelos ondulados e volumosos?

Que tal repensar no corte de cabelo? É que em camada ou desfiado costuma ampliar o volume e o movimento. Se quer reduzir esses efeitos, uma base reta pode ajudar bastante.

Manter a hidratação e apostar em produtos próprios para redução de volume são boas pedidas. Há ainda algumas opções com compostos químicos, feitas em salões de beleza por um profissional.

 

Leia mais: cabelo na academia, cabelo chocolate e talco no cabelo.

Sair da versão mobile