Malu Chapéus – Blog

Calmante natural: chá, aromaterapia e mais dicas para relaxar

Imagem mostra chá de camomila - calmante natural

(Fonte: Pixabay)

As cobranças e a correria do dia a dia podem levar a estresse, ansiedade e dificuldade para dormir. Sofre com algum desses incômodos? A boa notícia é que há várias opções de calmante natural para ajudar a aliviar a rotina. Chás de ervas, mudanças na alimentação, aromaterapia e outras práticas podem promover o tão desejado bem-estar.

Qual é o melhor calmante natural?

  1. Ervas (fitoterápicos): São comumente utilizadas em infusões (chás) ou em sucos (“suchá”) e têm ações sedativas no sistema nervoso central, promovendo sensação de calma e relaxamento e, dependendo da erva, até ajudando a induzir ao sono. As mais requisitadas são melissa, passiflora, mulungu, camomila, anis estrelado e erva-doce.
  2. Alimentos ricos em triptofano: O triptofano é matéria-prima para formar seratonina, um neurotransmissor que está ligado diretamente com o humor e o relaxamento. A lista conta com aveia, cacau, nozes, banana e grão-de-bico.
  3. Alimentos fontes de gorduras boas: Abacate, oleaginosas, azeite, peixes, chia e linhaça são alguns dos exemplos. Exercem função importante para formação e bom funcionamento cerebral, inclusive na sensação de humor e no relaxamento mental.
  4. Folhas verde-escuras: São ricas em magnésio, mineral que, junto ao triptofano, ajuda a formar seratonina. Também é relacionado ao relaxamento muscular e cerebral, acalmando o corpo de maneira geral.
  5. Cereja: Fonte de melatonina (hormônio do sono), essa fruta não é um alimento calmante, mas um indutor do sono.

É importante ressaltar que alguns alimentos têm efeito contrário, ou seja, podem deixar as pessoas mais irritadas, hiperativas e desconcentradas, porque geram agitação nas células nervosas. Tome cuidado com grandes quantidades de corantes, alguns tipos de adoçantes, realçadores de sabor e açúcar.

Outro ponto importante é que o intestino tem grande ligação com o cérebro. Portanto, a chamada disbiose intestinal (desequilíbrio da flora intestinal) pode ter ligação com humor deprimido, distúrbios no sono e aumento da ansiedade. A prevenção consiste em adotar hábitos saudáveis, como alimentação natural e equilibrada, consumo de probióticos, sono adequado, redução do estresse e atividade física regular.

Fonte: nutricionista Luana Vasconcelos para o site da Taeq

Quais chás atuam como calmantes naturais?

Algumas plantas são famosas pela ação calmante. Costumam ser transformadas em chás para levar ao relaxamento e promover o descanso do corpo e da mente.

(Fonte: Pixabay)

Como fazer o chá calmante?

Escolha o calmante natural de sua preferência e utilize 1 sachê ou 20 g da planta seca ou fresca. Coloque a água fervente na xícara e deixe por aproximadamente 5 a 10 minutos. O líquido pode ser ingerido algumas vezes ao longo do dia, principalmente antes de situações que provoquem mais estresse.

Mas lembre-se de ficar atento ao seu corpo. Se ficar muito sonolento, evite o produto antes de dirigir ou operar máquinas. Gestantes e crianças devem consumir de acordo com indicação médica.

Como usar óleos essenciais para acalmar?

A aromaterapia é frequentemente usada como calmante natural para aliviar a ansiedade e o estresse. Acredita no poder do aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a promover saúde física e mental, além de bem-estar. Veja algumas dicas:

(Fonte: Pixabay)

Fonte: Entrevista da Sâmia Maluf, aromaterapeuta e aromatóloga da By Sâmia Aromaterapia, para a revista Corpo a Corpo

Atividades que acalmam