Algumas mulheres ficam incomodadas com os fios finos e ralos. Para se sentirem bem, é comum que busquem maneiras de como engrossar os cabelos. Quer saber o que pode ser feito para turbinar a saúde e a estética? Preparamos um guia sobre o assunto para você!
O que deixa os cabelos mais finos?
Para começar a falar sobre esse assunto, é importante entender o que pode fazer com que os fios fiquem ainda mais finos e ralos. Se não houver melhora com alterações no autocuidado, deve-se procurar um médico para descobrir a causa e tratá-la de maneira individualizada.
- Higienização capilar incorreta ou insuficiente: acúmulo de resíduos pode causar obstrução e acelerar o afinamento.
- Excesso de procedimentos químicos: tintura, descoloração e alisamento podem levar à perda de queratina.
- Uso constante de fontes de calor: secador, chapinha e babyliss.
- Banho com água água quente: prefira morna ou gelada.
- Falta de hidratação: o cabelo parece mais fino, ralo e sem vida.
- Hereditariedade: estrutura fina geneticamente e casos de calvície na família (alopecia)
- Problemas hormonais: como disfunções da tireoide.
- Alimentação desbalanceada: deficiência de vitaminas e minerais.
Como engrossar os cabelos finos e ralos?
A espessura do fio é genética. Portanto, quem nasce com cabelo fino não tem como alterar isso. Nada fará com que a haste dobre ou triplique de tamanho, por exemplo. O que acontece é que maus hábitos podem ampliar a aparência fina e rala. Sendo assim, alguns cuidados são essenciais para conferir aspecto mais encorpado.
É verdade que gelatina engrossa o cabelo?
O produto é rico em colágeno, que ajudar a deixar a pele, os cabelos e as cartilagens mais firmes. Quando aplicado topicamente, cria uma superfície em volta da estrutura capilar, favorecendo a proteção e hidratação. Muitas mulheres relatam ainda aspecto mais encorpado.
Especialistas recomendam a gelatina incolor, porque as saborizadas podem danificar por conta dos corantes. Depois do uso uma vez por semana, é importante enxaguar, para que não haja acúmulo de resíduos tanto no comprimento quanto no couro cabeludo. Ao notar qualquer incômodo ou alteração indesejada, descontinue a rotina de aplicação.
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor
- 1 frasco com xampu de sua preferência
Modo de fazer:
- Abra o frasco de xampu e adicione a gelatina em pó.
- Agite bem a embalagem e, quando for lavar o cabelo, massageie-o bem.
- Aguarde 5 minutos e enxague.
- Utilize o condicionador e enxague novamente.
Babosa para engrossar o cabelo
Os ativos presentes no gel da babosa, extraído de dentro das folhas, são muito nutritivos. Estudos científicos comprovam os efeitos de hidratação, com mais brilho e força, além de prevenção da queda e quebra por enfraquecimento, desde que não sejam causadas por problemas de saúde ou genéticos. Por isso, as receitas caseiras com a iguaria são consideradas espessantes tópicas. Se notar qualquer incômodo ou alteração, descontinue o uso.
Você vai precisar de:
- 1 folha de babosa
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
- 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico
- 2 colheres (sopa) de máscara para cabelo
- touca térmica
Modo de fazer:
- Corte a lateral da folha de babosa. Com o auxílio de uma faca, retire o restante da folha, extraindo o gel.
- Deixe o gel da babosa mergulhado em um pote com água, por duas horas, para extrair a aloína, uma sustância irritativa, que pode causar alergia.. É recomendado trocar a água após a primeira hora.
- Coloque o gel no liquidificador e bata.
- Em um recipiente, misture bem todos ingredientes.
- Lave os cabelos com xampu, tire o excesso de água e passe a mistura nas mechas, enluvando-as (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
- Faça um coque, coloque touca térmica e deixe agir por 30 minutos a 1 hora.
- Enxague, passe condicionador, enxague novamente e finalize da maneira preferida.
Reposição de queratina para cabelo danificado
A cauterização capilar age profundamente, repondo queratina, vitaminas e proteínas perdidas. Cobre os “buracos” dos fios, causados por excesso de químicas (alisamentos, descolorações e tinturas). O procedimento é idealmente realizado por um profissional especializado em salão e finalizado com chapinha para selar com o calor.
O tratamento costuma deixar o cabelo um pouco mais grosso. Mas só pode ser feito quando os danos são comprovados, com perda de parte da queratina. Se for aplicado em madeixas apenas ressecadas, poderão partir por ficarem endurecidas por excesso de queratina.
Invista em finalização
Uma maneira de como engrossar os cabelos temporariamente é investir em finalização. Em lojas especializadas, há opções com produtos específicos para o efeito. Não devem ser utilizados diariamente, mas servem de auxílio em ocasiões especiais. Por exemplo, o pó volumizador pode se aplicado diretamente na raiz e no comprimento dos fios secos, dependendo do resultado que se quer obter, bastando espalhar um pouco com as mãos.
Como engrossar os cabelos: alimentação e suplementação
Você já ouviu falar que ela vem de dentro para fora? Um cardápio funcional leva em conta vitaminas e minerais que fortalecem o cabelo e promovem o crescimento em ritmo equilibrado. Deve conter biotina (vitamina B7, B8 ou H), ácido pantotênico (vitamina B5), vitamina C, cobre, ferro, selênio e zinco.
A junção desses itens pode melhora da circulação sanguínea e transporte de oxigênio; levar à regeneração das células e da elasticidade dos fios; promover fortalecimento e mantém a pigmentação dos fios; estimular a produção de queratina e ter efeito antioxidante.
Portanto, inclua nas receitas limão, acerola, laranja, kiwi, brócolis, couve, gema de ovo, fígado, rim, gema de ovo, cereais integrais, castanhas, feijão, ostra, chocolate amargo…
Suplementos podem ajudar a complementar a dieta, mas não faça uso deles sem a indicação de um nutricionista, nutrólogo ou médico, que vai avaliar a necessidade individual por meio de exames. Excessos podem levar a efeitos colaterais.
Leia mais: cauterização capilar, hidratação profunda, banho de brilho e shampoozada.