Malu Pires Blog

Como funciona o rodízio de shampoo? Dicas para ter fios mais bonitos

rodízio de shampoo

(Foto: Pixabay)

Os cabelos são parte importante para a autoestima. Por isso, muitas mulheres investem em diferentes tratamentos para mantê-los fortes, hidratados e com brilho. Você sabe como funciona o rodízio de shampoo? A técnica simples pode auxiliar no processo de autocuidado. Preparamos um guia sobre o assunto para tirar as principais dúvidas. E fica o alerta: procure um dermatologista para indicar os melhores produtos e aplicações para o seu caso!

É bom fazer rodízio de shampoo?

Você já ouviu alguém dizer que os cabelos “se acostumaram” com o shampoo? O que acontece é que o uso contínuo pode fazer com que os fios fiquem saturados do princípio ativo presente no produto e, por isso, não respondam mais como no início ou até desenvolvam outras necessidades, como maior hidratação ou reconstrução. Por isso, muitos especialistas recomendam o rodízio de shampoo.

Na hora da escolha, fique de olho no rótulo para não repetir os compostos. A dica é variar entre hidratação, reconstrução e nutrição. Se estiver passando por muito estresse ou um problema hormonal, por exemplo, pode apresentar queda aumentada e, além do tratamento médico, vale lançar mão de um produto antiqueda. Tem ainda opção para controlar oleosidade, caspa, quebra… Portanto, é fundamental analisar bem os fios e identificar suas necessidades reais. Um tricologista ou cabeleireiro de confiança pode auxiliar no processo.

Como intercalar o shampoo?

O primeiro passo é listar as características do seu cabelo, como seco, tingido e enrolado. Com essas informações, escolha produtos que atendam a cada uma de suas necessidades. Muitos profissionais indicam ainda a inclusão de um produto neutro para evitar sobrecargas.

Há algumas maneiras de intercalar o shampoo. Uma delas é usar cada um num dia da semana. Também é possível usar o mesmo produto ao longo da semana toda e trocar na seguinte. Há quem troque uma vez por mês. Faça os testes para identificar qual opção traz melhores resultados para você.

Com o tempo, realize substituições dos produtos. Por exemplo, quando acabar o shampoo hidratante, troque por um de outra marca, com outros ativos. Anote as suas percepções sobre cada um para auxiliar em escolhas futuras.

Diferentes tipos de shampoo (Foto: Pixabay)

Quantas vezes por semana tem que lavar o cabelo?

A resposta depende do tipo de cabelo. É importante avaliar a estrutura do fio, a quantidade de oleosidade, as condições do couro cabeludo, presença de caspa ou dermatite… Converse com um dermatologista para tirar suas dúvidas e indicar os melhores produtos para o seu caso específico.

A recomendação geral é lavagem em dias alternados ou a cada dois dias. Mas isso não se aplica para todos. Uma pessoa com fios muito oleosos ou que transpira muito pode precisar de higienização mais frequente, inclusive diária. Já os donos de fios muito secos tendem a espaçar o cuidado, optando por uma ou duas vezes na semana.

Como aplicar shampoo?

O primeiro passo é molhar bem os fios. Prefira água fria ou, no máximo, morna, para não prejudicá-los. Não exagere na quantidade de produto, que pode ser equivalente a uma ou duas moedas de R$ 0,25, dependendo do volume e do comprimento do cabelo.

Há quem diga que é importante dissolver o shampoo com água antes da aplicação para evitar ressecamento. Mas não há comprovação científica sobre isso. A dica é escolher itens com agentes detergentes menos irritantes que o sulfato ou parabenos.

A aplicação deve ser feita por até três minutos no couro cabeludo, com massagens circulares suaves, realizadas com as pontas dos dedos. Tome cuidado para não se machucar com unhas grandes e movimentos agressivos. Depois, passe as mãos pelo comprimento.

Enxague bem, porque os resíduos podem provocar alergias e irritações, além de deixar a cabeleira com aspecto pesado e sem brilho. Utilize o condicionador nas pontas e até o meio do comprimento, porque próximo à raiz pode ocasionar oleosidade. Enxague novamente.

O que preciso para começar um cronograma capilar?

O primeiro passo é entender o que significa um cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de cuidados com os cabelos, intercalando três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação serve para reposição de água dos fios e de nutrientes essenciais. A maciez e a força podem ser potencializados com diferentes ativos, como D-Pantenol, babosa e aminoácidos.

A nutrição tem como meta devolver lipídios para o cabelo, repondo os óleos que protegem o fio. Costuma ser muito importante para cabelos cacheados e crespos.

A reconstrução significa reposição de proteína aos fios, especialmente de queratina. Favorece principalmente pessoas com cabelos quebradiços, finos e porosos.

O cronograma completo é realizado em três dias da semana (um para cada etapa), com intervalo de 48 horas entre elas. Mas é importante levar em conta as reais necessidades dos fios no momento, para não haver sobrecarga. Se estiverem saudáveis, talvez não precisem de reconstrução, por exemplo. Consulte um especialista antes de iniciar a mudança de rotina para garantir os melhores resultados para você. Ao notar qualquer problema, descontinue o uso e procure um dermatologista.

 

Leia mais: shampoozada e hidratação profunda.

Sair da versão mobile