O objetivo desta famosa oração é aproximar as pessoas de Nossa Senhora. Você sabe como se reza a Salve-Rainha? Preparamos um artigo sobre o assunto, com dicas e explicações históricas. Acredita-se que tenha o poder de promover limpeza espiritual, abrir os caminhos, reforçar a proteção e atrair bênçãos.
Como surgiu a Salve Rainha?
A origem desta famosa oração é incerta, muitas histórias são contadas sobre ela. Enquanto alguns sustentam que seria um hino dos combatentes da Primeira Cruzada, a ideia mais provável e compartilhada é de que teria sido composta pelo monge alemão beneditino Herman Contrat (1013 – 1054), em 1050.
Ele nasceu com muitos problemas de saúde, incluindo raquitismo, palato fendido, paralisia cerebral e esclerose amiotrófica. Isso fazia com que tivesse dificuldades para se movimentar e quase não falava. Seus pais não suportaram o peso de criar uma criança com tantos problemas e o entregaram aos monges benefitinos, aos 7 anos. No mosteiro, ele foi foi desafiando seus limites e jamais perdeu a fé. Estudou muito e tornou-se astrônomo, matemático, físico, teólogo, poeta e músico. Nos últimos anos de vida, ele ainda ficou cego.
Teria composto Salve-Rainha, mas não exatamente como a conhecemos hoje. Originalmente, terminava com “Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Amém”. Foi São Bernardo quem teria incluído “ó clemens, ó pia, ó dulcis Virgo Maria” (“ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre, Virgem Maria”).
O que se diz antes de rezar a Salve Rainha?
A forte oração direcionada à Nossa Senhora pode ser feita sozinha ou com complementos. Muitos lançam mão de um texto curto antes de iniciá-la:
“Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha.”
Como se reza a Salve-Rainha?
Pode-se rezar a Salve-Rainha diariamente, no momento em que estiver mais tranquilo e em um local onde não será interrompido. Se quiser, vale acender uma vela ou um incenso para auxiliar na conexão. Feche os olhos, converse com Maria sobre suas aflições e sonhos, mentalize sua imagem e leia a oração, com confiança e gratidão.
O texto de fé também pode ser declamado ao final do Santo Rosário. E também é tradicionalmente cantado nas completas (ou orações da noite) do Domingo da Trindade. Confira:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia,
Vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva;
A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa
Esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
E depois deste desterro nos mostrai a Jesus,
Bendito fruto do vosso ventre,
Ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Fonte: site Como Rezar
Oração em latim
Salve, Regina, mater misericordiae
Vita, dulcedo, et spes nostra, salve.
Ad te clamamus, exsules, filii evae.
Ad te suspiramus, gementes et flentes
in hac lacrimarum valle.
Eia ergo, Advocata nostra,
illos tuos misericordes oculos
ad nos converte.
Et Iesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende.
O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria.
Ora pro nobis sancta Dei Genetrix.
Ut digni efficiamur promissionibus Christi. Amen.
Fonte: site Como Rezar
Novena das 9 Salve-Rainhas
Gostaria de pedir o auxílio da Virgem Maria para alcançar uma graça? A novena das nove Salve-Rainhas pode ser uma aposta. Como o nome indica, o ritual deve ser repetido por nove dias seguidos. Consiste em oração inicial, declaração do pedido, nove Salve-Rainhas e uma frase final. Confira os textos:
1 – Oração inicial:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
2 – Diga a Jesus e a Maria qual é sua intenção para a novena.
3 – Proclame nove vezes a oração da Salve-Rainha:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
4 – Frase final:
Com Maria, por Maria e para Maria, venceremos todas as batalhas de Deus.
Fonte: Milícia da Imaculada
Leia mais textos de fé: oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Nossa Senhora Aparecida.