Quem quer perder peso vive em busca de maneiras de facilitar o processo. Você sabe como usar o vinagre de maçã para emagrecer? Preparamos um guia sobre o assunto! Mas é importante ressaltar que não existe milagre e que propostas complementares devem ser sugeridas e/ou aprovadas por um médico, que tem acesso a detalhes individuais dos pacientes.
É verdade que o vinagre de maçã emagrece?
Pode ajudar, sim, mas não faz milagres. É um coadjuvante no conjunto de medidas fundamentais para emagrecer e manter a saúde, incluindo alimentação balanceada, atividade física regular e dormir bem.
“O vinagre, de uma maneira geral, está relacionado ao benefício do controle de glicose e da atividade de insulina. Alguns estudos já falam que, quando a gente consome vinagre de maçã próximo das refeições, a nossa célula fica mais sensível à insulina que é secretada. Com isso, o organismo precisa secretar menos insulina para que aquela glicose, o açúcar que está na corrente sanguínea, seja absorvido e internalizado pela célula. E por que isso ajuda a emagrecer? Quanto mais insulina você secreta, mais a porta abre para entrar glicose. Se você não está fazendo atividade física, ela vai ser acumulada em forma de gordura. E você também acaba tendo uma hipoglicemia de rebote, porque os níveis de glicose abaixam após a refeição, sentindo muita fome depois. Como evita oscilações muito grandes da insulina, faz com que busque menos alimento de maneira voraz”, explicou a nutricionista Patricia Leite em seu canal do YouTube.
Há mais uma motivo para o item ser tão famoso quando o assunto é fazer as pazes com a balança. “Está relacionado a menor absorção do amido, do carboidrato. Mas não é que você vai tomar o vinagre de maçã e vai poder se encher de pizza, de cozinha e de batata frita, sem absorver nada disso. Ele vai fazer com que absorva uma proporção um pouco menor, lentificando o processo da digestão e melhorando a sensação de saciedade”, completou a profissional.
Para que serve vinagre de maçã em jejum?
A ideia é reduzir a absorção de carboidratos e, assim, ajudar a controlar o peso. Mas a nutricionista Patricia Leite não é entusiasta da prática.
“Você acorda em jejum, seu estômago está vazio e você joga um ácido. Ele vai reclamar, pode ficar com gastrite, esofagite. E será que a quantidade de carboidrato que vai consumir no café da manhã justifica tomar o vinagre de maçã? Se você come muita torrada, cereal, e você acha que sim, pode tomar uma colher de chá com um copo de água e, 15 minutos depois, comer. Mas o ideal para ter um resultado expressivo é tomar antes do almoço e do jantar, porque são as refeições que normalmente a gente consome volume maior de carboidrato”, opinou.
Como tomar o vinagre de maçã?
Há mais de uma alternativa de como usar o vinagre de maçã para emagrecer. Confira a lista:
- Diluído em água, 15 minutos antes das refeições: a dose ideal é de uma colher de chá de vinagre de maçã para um copo de água. “Não é porque pode ter um efeito benéfico que vai tomar duas a três colheres, porque o que era bom acaba ficando ruim. Você aumenta a acidez no seu estômago, pode dar uma erosão na parede do esôfago. Tudo em excesso faz mal”, alertou a nutricionista Patricia.
- Como ingrediente de shots: bebida servida em um copo pequeno diariamente, com ingredientes que aceleram o metabolismo, facilitam a digestão e têm efeito diurético, como limão, gengibre e pimenta. O shot também reforça o sistema imunológico e é altamente nutritivo, com vitaminas e minerais importantes para a saúde.
- Na refeição: pode ajudar a temperar a salada, a fazer vinagrete…
Receita de shot para emagrecer com vinagre de maçã
Ingredientes
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1/4 xícara de chá de chá de dente-de-leão (infusão da erva)
- 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado (pode usar em pó, mas sugiro fresco)
Modo de Preparo
- Misture bem com uma colher e está pronto para a ingestão.
Fonte: Florien
Contraindicações
Nem todos podem lançar mão de vinagre de maçã como auxílio no processo de emagrecimento. “Se tem sensibilidade nos dentes, problema de perda de esmalte nos dentes, é interessante que evite consumir alimentos ácidos em excesso. Se tem gastrite ou úlcera, pode ser que esse ácido do vinagre piore ainda mais o seu problema”, alertou a nutricionista Patricia Leite.
Antes de inserir qualquer item à sua rotina de autocuidado, o ideal é consultar um médico e/ou nutricionista. Ele pode avaliar as necessidades individuais e fazer recomendações certeiras. Se consumir o produto e notar qualquer incômodo, tire-o do cardápio.
E aí, gostou das dicas de como usar o vinagre de maçã para emagrecer? Preparamos mais conteúdos para você sobre alimentação e perda de peso, como shot para emagrecer e exercícios para perder barriga. Confira!