Malu Pires Blog

Dança do ventre: confira 10 benefícios da prática

dança do ventre benefícios

(Foto: Canva)

Os movimentos circulares do quadril e delicados das mãos chamam atenção nas apresentações. Você sabe quais são os benefícios da dança do ventre? Preparamos um guia sobre o assunto, que indica 10 pontos positivos, que atuam no corpo, na mente e na energia vital.

Quais os benefícios da dança do ventre para a saúde?

Há algumas versões sobre a origem da técnica. A mais aceita é a de que surgiu no Egito Antigo, onde as mulheres dançariam em reverência às deusas. Depois, os árabes teriam se apropriado dela, quando invadiram o país, e a disseminado para o resto do mundo.

Entre os benefícios da dança do ventre estão, sem dúvidas, os relacionados à movimentação do corpo. Isso inclui redução do risco de doenças, eliminação e manutenção do peso, correção da postura, alívio de dores…

Além do corpo, a atividade também trabalha a mente. Os possíveis resultados são ampliação do bem-estar, elevação da autoestima, desenvolvimento do amor-próprio e relaxamento.

Dança do ventre benefícios: elimina o sedentarismo

Se a sua rotina consiste em trabalhar e, depois, ficar jogada no sofá, está na hora de repensar seu estilo de vida. O sedentarismo, caracterizado pela falta ou ausência de atividades físicas, pode contribuir com uma série de problemas de saúde. Entre eles estão obesidade, osteoporose, doenças cardiovasculares, mau humor, estresse, ansiedade, diabetes tipo 2… Que tal colocar o corpo em ação e obter os benefícios da dança do ventre? Mexa-se!

Melhora a flexibilidade, tonifica músculos e desenvolve coordenação

Você se sente “enferrujada”, desajeitada e com flacidez? A dança do ventre pode contribuir com o aumento da flexibilidade, da força, da tonificação muscular e da coordenação. As coreografias ativam o corpo todo, principalmente glúteos, pernas e abdômen. Há ainda um estímulo na movimentação de fluidos, permitindo melhor lubrificação de cartilagens e articulações.

Corrige a postura

Já percebeu que, na correria do dia a dia, a postura tende a ficar cada vez pior? Além de prejudicar a silhueta, causa dores pelo corpo, principalmente nas costas. Toda atividade física acompanhada por um bom profissional ajuda a corrigir a postura, o que favorece o equilíbrio.

Dança do ventre benefícios: ajuda a perder peso

Atividade física é aliada da perda e manutenção do peso. Os movimentos da dança do ventre levam à queima de calorias, cerca de 400 em uma hora. As aulas ainda podem reduzir o estresse e a ansiedade, o que favorece o processo de emagrecimento.

É sempre importante dizer que, para identificar mudanças na balança e na saúde, não há milagres. Além de dar adeus ao sedentarismo, é preciso manter uma dieta balanceada, beber bastante água e dormir bem.

Promove bem-estar

Durante a atividade física, a endorfina é responsável por causar a sensação de prazer. Entre os possíveis benefícios da dança do ventre estão relaxamento, bem-estar e maior disposição, além de amenizar estresse, ansiedade, angústia e insônia.

Melhora a autoestima

(Foto: Pixabay)

A dança do ventre não busca um corpo perfeito, até porque isso nem sequer existe. Na verdade, a prática está relacionada com aprender a valorizar e sentir-se bem com o próprio corpo. Por isso, é comum uma melhora significativa na autoestima. Com o avanço nos aprendizados da técnica, a tendência é que a mulher se sinta cada vez mais bonita, sensual e segura de si.

Ameniza sintomas de TPM e menopausa

Os movimentos típicos da dança no ventre proporcionam uma verdadeira massagem nos órgãos internos, o que pode ajudar a reduzir os incômodos da TPM e da menopausa, incluindo cólica, intestino preso, alterações de humor e até fogachos. O aumento da irrigação sanguínea na região pélvica ainda pode trazer maior prazer sexual. Ao trabalhar a região do períneo, previne disfunções urinárias.

Potencializa a concentração

Você vive remoendo o passado ou preocupada com o futuro? A dança do ventre pode te trazer para o momento presente.

Desenvolve a concentração ao fazer a mulher trabalhar o corpo, seguir o ritmo, improvisar, incluir adereços… A criatividade e a agilidade mental são potencializadas.

Limpeza energética

A dança pode elevar a vibração energética da praticante. Isso porque ajuda a desbloquear os chakras, que são verdadeiros redemoinhos energéticos com ligação direta com saúde, emoções e comportamentos. Distribuem a energia vital por corpo, mente e espírito e fazem as interações com o ambiente e as pessoas.

Quando os chakras estão em bom funcionamento, o resultado é saúde física e emocional. Mas faltas e excessos podem criar desequilíbrios, podendo levar a problemas comportamentais e doenças.

Dança do ventre benefícios: promove autoconhecimento

Entre os benefícios da dança do ventre está o autoconhecimento. Todo o processo se transforma em uma ferramenta para conhecer seus limites, dificuldades, facilidades… Assim, é possível perceber que os desafios dos movimentos corporais estimulam a criar coragem, força e confiança, que podem ir direto para outras áreas da vida.

 

Leia mais: receitas para emagrecer e perder a barriga, Yoga para iniciantes, Yoga Facial e exercícios para perder a barriga.

 

Sair da versão mobile