Reduzir quebra, frizz e dor no desembaraço é o sonho de muitas mulheres. Você sabe qual é a melhor escova para cabelo cacheado? Preparamos um guia sobre o assunto, repleto de dicas de autocuidado para garantir a beleza dos fios e valorizar o formato deles!
Qual é o melhor tipo de escova para cabelo cacheado?
Definitivamente, pegar a primeira escova de cabelo que encontrar na loja passa longe de ser a melhor aposta. Precisa ser escolhida de acordo com o tipo de fio para evitar a quebra e também para não machucar o couro cabeludo.
Quer saber qual é a melhor escova para cabelo cacheado? Analise primeiro as cerdas. Devem ser macias, espaçadas e flexíveis para não fazer muita tensão e nem puxar demais. Ah! E nada de bolinhas nas pontas, que podem enroscar e, assim, levar à quebra.
Se tiver cabo, é interessante que seja de um material que não escorregue tanto, porque os fios devem estar úmidos e as mãos podem estar molhadas. Borracha, silicone e madeira tendem a ser mais seguros. Há ainda opções sem cabos, que se encaixam nas mãos, dando mais firmeza.
Quem apresenta muito frizz (fios arrepiados) pode lançar mão de produto de madeira, porque não produz eletricidade estática e evita a pequena carga elétrica.
Quando o assunto é a finalização, pode-se utilizar escova de fitagem e pente garfo, que são mais rígidos. Mas os fios devem ser desembaraçados previamente com a escova flexível.
Como pentear os cabelos cacheados?
Muito se fala sobre a maior sensibilidade do fio molhado e, por isso, é comum ler a recomendação de pentear o cabelo quando estiver seco. Mas isso não se aplica aos cacheados e crespos. É que a dificuldade para deslizar as cerdas nos cachos secos pode ser grande, resultando em quebra pelo grande esforço, além da perda da definição.
Os especialistas indicam passar a escova durante o banho, quando o condicionador ou a máscara capilar estiver agindo. O processo fica mais fácil, reduzindo a dor. Comece pelas pontas, mecha por mecha, sem fazer força. Vá subindo aos poucos.
Se quiser escovar o cabelo úmido, depois de sair do chuveiro, invista em um leave-in ou creme de pentear. Produto com proteção térmica é indicado quando utilizar secador ou modeladores de calor.
Cuidados com a escova para cabelo cacheado
Engana-se quem pensa que os cuidados com a escova de cabelo acabam com a escolha do melhor modelo. É fundamental preservá-la para prolongar sua vida útil, com lavagem a cada 15 dias com detergente neutro e água. Assim, é possível eliminar sujeiras e resquícios de cremes. Deixe escorrer e só guarde-a quando estiver completamente seca.
Também chega uma hora em que é preciso dar adeus ao item. Isso ocorre normalmente após cerca de seis meses de uso, quando as cerdas começam a ficar deformadas. Se não fizer a troca, pode acabar prejudicando os fios, promovendo quebra e frizz.
O que é bom para cabelo cacheado?
Não importa qual é o seu tipo de cacho, os incômodos costumam ser os mesmos: ressecamento e frizz (fios arrepiados). Para garantir um visual mais bonito e saudável, é fundamental tomar uma série de cuidados além de descobrir qual é a melhor escova para cabelo cacheado.
O primeiro ponto é usar produtos específicos para seu tipo de cabelo. Analise bem as informações do rótulo e teste diferentes marcas até encontrar os que mais se adaptam às suas necessidades.
Também é importante fazer hidratação profunda. Para isso, basta enriquecer a máscara capilar com outros itens, incluindo babosa, mel, óleo de coco, D-pantenol, soro fisiológico, ampolas de vitaminas…Repita o processo uma vez por semana.
A umectação é outra boa pedida. Trata o ressecamento com óleo vegetal de sua preferência, como o de coco, argan, rícino, abacate e semente de uva. Com o cabelo sem lavar, enluve as mechas com o produto escolhido e faça um coque. Depois de aguardar duas horas, passe o condicionador ou a máscara capilar por cima do óleo, enluvando novamente as mechas. Deixe agir por 30 minutos e finalize com com enxague apenas com água.
Tenha em mente que secador de cabelo, babyliss e chapinha podem causa danos. Por isso, reduza o uso e lance mão de protetores térmicos.
A finalização pode ser feita de diferentes maneiras, sendo a fitagem uma das mais recorrentes. Consiste em separar mechas úmidas e aplicar creme capilar, penteando-as com os dedos como se fossem fitas. Depois, amasse as mechas com as mãos, de baixo para cima.
No fim do dia, ainda há a possibilidade de acrescentar a touca de cetim ou seda. Isso porque a superfície escorregadia leva à redução do atrito, o que faz com que os fios se mantenham alinhados e ainda reduz as chances de marcas, frizz e aspecto amassado.
Leia mais: o que fazer para deixar cabelo cacheado mais bonito, hidratação profunda e shampoozada.