Malu Pires Blog

Esfoliante para o rosto: 5 receitas e benefícios de renovar a pele

Imagem mostra rosto feminino - esfoliante para o rosto

(Foto: Pixabay)

Quer renovar a aparência da pele? Que tal apostar em esfoliante para o rosto? Selecionamos receitas que podem ser feitas em casa, sem gastar muito e com efeitos comprovados cientificamente. Mas vale o alerta: converse com o seu dermatologista antes de investir em qualquer produto, seja ele natural ou não.

Para que serve esfoliante para o rosto?

Um esfoliante facial é um produto para a pele usado para esfoliar a pele. Ajuda na remoção de células mortas da superfície da pele, reduzindo as chances de poros entupidos e aparecimento de acne. Com a prática de esfregar e esfoliar desde a antiguidade, a história indica que as pessoas usavam algo abrasivo para esfoliar a pele.

Hoje em dia, os esfoliantes são feitos com ingredientes como borra de café, açúcar, sal marinho finamente moído, canela, mel, aveia, etc.

Os esfoliantes faciais contêm partículas grossas que ajudam a esfoliar a pele. Quando você aplica um esfoliante facial, as partículas esfregam na pele e removem toda a sujeira dos poros da pele . Também remove as células mortas da pele, tornando a pele mais lisa e macia. A adição de uma boa esfoliação facial à sua rotina semanal de cuidados com a pele proporcionará uma pele saudável e brilhante .

Passos para usar uma esfoliação facial:

Passo 1 – Limpe a pele com demaquilante. É fundamental tirar todos os resíduos para não entupir os poros.

Passo 2 – Lave o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele.

Passo 3 – Esfolie delicadamente (uma vez por semana ou a cada 15 dias).

Passo 4 – Use um tônico.

Passo 5 – Chegou a hora da hidratação. Até a pele oleosa deve receber este cuidado, mas com produtos específicos, de textura leve, como em gel.

Passo 6 – Para finalizar, protetor solar durante o dia ou creme de tratamento para a noite.

Quais são os benefícios da esfoliação facial?

Foto: reprodução

Remove células mortas da pele – O principal benefício de usar um esfoliante facial é remover as células mortas da pele do rosto. As células mortas da pele fazem seu rosto parecer seco e sem brilho. Eles também obstruem os poros da pele. Esfoliantes faciais esfoliam a pele completamente e removem as células mortas da pele.

Desobstrui os poros da pele – O corpo produz um óleo natural chamado sebo para manter a pele hidratada. Mas às vezes a produção se torna excessiva e o óleo de sebo extra fica armazenado nos poros da pele. Uma vez que os poros da pele ficam obstruídos, isso leva ao aparecimento de acne. A esfoliação remove a oleosidade da sebo e desobstrui os poros da pele.

Reduz cicatrizes de acne – Esfoliantes faciais também contribuem para reduzir cicatrizes de acne e manchas escuras na pele. Embora eles não sejam removidos completamente, eles se tornam mais leves. Uma esfoliação promove o processo natural de renovação da pele. Quando você esfrega o rosto, ele remove as células mortas e danificadas da pele e permite que a pele se rejuvenesça. As manchas escuras e as cicatrizes tornam-se mais claras na sombra.

Previne pelos encravados – Pelos encravados podem ser frustrantes, pois desempenham um papel fundamental no aparecimento de espinhas. Esfregar o rosto é uma das melhores maneiras de evitar que os pelos encravados prejudiquem sua aparência facial. Escolha um esfoliante facial que tenha propriedades antissépticas para tornar a esfoliação facial mais segura e benéfica.

Deixa a pele mais lisa – Além do acima exposto, os esfoliantes para o rosto também tornam a superfície da pele lisa e brilhante. Quando seu rosto parece mais liso, suave e brilhante, sua autoestima tende naturalmente a aumentar.

O que fazer e o que não fazer na esfoliação facial caseira

Faça: 

1. Nunca se esqueça de lavar o rosto antes de usar uma esfoliação facial.

2. Concentre-se na zona T do rosto (testa, nariz, lábios).

3. Certifique-se de passar pelo menos 40 segundos massageando o rosto.

4. Se você tiver tempo para uma rotina adequada de cuidados com a pele, pode aplicar uma máscara facial após uma esfoliação facial.

Não faça:

1. Não esfregue o rosto todos os dias. Duas vezes por semana é mais do que suficiente.

2. Não esfregue o rosto por mais de 40 a 45 segundos. Esfregar por muito tempo pode causar irritação na pele.

3. Se você tiver feridas abertas ou espinhas doloridas no rosto, evite a esfoliação facial.

4. Não exponha sua pele à luz solar imediatamente após uma esfoliação facial. Isso deixará sua pele super sensível.

 

Receita de esfoliante para o rosto com café e cacau

(Foto: Pixabay)

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Misture todos os ingredientes em pó.
  2. Adicione o óleo e misture bem.
  3. Aplique na área desejada (corpo ou rosto) fazendo movimentos circulares, deixe agir por 5 minutos e enxague.

Fonte: Yasmin Brunet

Esfoliante para o rosto caseiro com açúcar

Adoçar sua rotina de beleza em casa com uma esfoliação facial com mel e açúcar. “Este esfoliante caseiro ajuda a nutrir a pele enquanto elimina as células mortas”, diz Arelli Soriano, gerente de spa do Grand Residences Riviera Cancun.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

Misture o açúcar mascavo e o mel em uma tigela pequena e mexa até formar uma pasta grossa. Adicione o óleo e bata até se integrar à pasta para torná-la um pouco mais leve. Espalhe a pasta por toda a pele limpa (rosto, pescoço e decote). Deixe agir por cinco a 10 minutos e enxágue com água morna.

Fonte: Arelli Soriano, do Grand Residences Riviera Cancun

Esfoliante com pó de arroz

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

Bata o arroz branco no liquidificador até que se transforme em pó. Misture um punhado do pó com um pouco de sabonete líquido. Aplique no rosto e faça movimentos circulares, mas sem utilizar força, por um minuto. Remova com água.

Fonte: Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia

Esfoliante com banana e farinha de aveia

“Esta receita pode ser feita até duas vezes por semana, porque o grão é muito sutil. Quando é algo mais abrasivo, apenas uma vez por semana”, explicou Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes. Aplique no rosto e faça movimentos circulares, mas sem utilizar força, por um minuto. Deixe agir por 10 minutos. Remova com água.

Fonte: Patricia Elias, especialista em estética e cosmetologia

Óleo de amêndoas, fubá e açúcar

Ingredientes:

1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fubá
1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce

Misture todos os ingredientes e aplique na pele, massageando suavemente. Depois, enxágue com água morna.

Como escolher o melhor esfoliante facial para o seu tipo de pele?

Escolher o esfoliante facial certo é de extrema importância. Para obter melhores resultados, você deve sempre escolher um produto adequado ao seu tipo de pele .

1. Pele oleosa
Pessoas com pele oleosa têm principalmente problemas de espinhas, pois o óleo extra de sebo obstrui os poros da pele. Portanto, você precisa de um esfoliante facial que não apenas remova as células mortas da pele , mas também tenha propriedades anti-espinhas. O ácido salicílico é conhecido por seus benefícios anti-acne. Se você tem pele oleosa , deve fazer um sabonete facial que contenha ácido salicílico ou ingredientes anti-acne semelhantes.

2. Pele seca
Aqueles com pele seca podem usar qualquer sabonete facial que contenha ingredientes adequados para remover células mortas da pele. O ácido glicólico é um ingrediente que remove facilmente as células mortas da pele e a pele escamosa. É conhecido por ser um ótimo esfoliante. Procure um esfoliante facial que contenha ácido glicólico e que também proporcione alguns benefícios hidratantes para a pele.

3. Pele Sensível
Pessoas com pele sensível devem ter mais cuidado ao escolher seus produtos para a pele. Se você tem pele sensível, certifique-se de que sua esfoliação facial seja antibacteriana e antiinflamatória. A cúrcuma e o iogurte são ingredientes naturais que oferecem benefícios antiinflamatórios. Esfoliantes com açúcar são considerados bons para peles sensíveis . O açúcar é um esfoliante natural da pele e funciona muito bem para remover células mortas da pele.[

4. Pele mista
Como a pele mista é uma mistura de pele seca e oleosa, é um pouco difícil escolher um esfoliante facial. Mas os especialistas dizem que as pessoas com pele mista devem usar uma esfoliação facial que limpe o excesso de oleosidade da pele sem ressecá-la.

 

Contraindicação e cuidados

Antes de incluir qualquer novidade à sua rotina de autocuidados, consulte um dermatologista. De maneira geral, a esfoliação pede alguns cuidados e tem contraindicações:

 

E aí, gostou das sugestões de esfoliante para o rosto? Preparamos mais conteúdos sobre beleza para você, como skincare caseiro e esfoliação com café. Confira!

Sair da versão mobile