Malu Chapéus – Blog

Skincare caseiro: 9 soluções econômicas, direto da sua cozinha

Imagem mostra rosto feminino com creme - skincare caseiro

(Foto: Pixabay)

A rotina de cuidados com a pele é fundamental para manter a beleza. A boa notícia é que não precisa ser necessariamente cara. O skincare caseiro pode trazer benefícios com receitas baratas e fáceis. Selecionamos seis opções, incluindo demaquilante, loção, esfoliante, hidratante e atenuador de manchas. Confira!

Como fazer um skincare caseiro?

São seis etapas para preservar a aparência do rosto. Mas lembre-se de consultar um dermatologista antes de utilizar qualquer produto. Se notar incômodo ou alteração, descontinue o uso.

  1. Limpe a pele com demaquilante. É fundamental tirar todos os resíduos para não entupir os poros.
  2. Lave o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele.
  3. Esfolie delicadamente (uma vez por semana ou a cada 15 dias).
  4. Aposte em um tônico.
  5. Chegou a hora da hidratação. Até a pele oleosa deve receber este cuidado, mas com produtos específicos, de textura leve, como em gel.
  6. Para finalizar, protetor solar durante o dia ou creme de tratamento para a noite.

1 – Demaquilante caseiro

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Encha com água até a metade do frasco escolhido.
  2. Acrescente o soro fisiológico.
  3. Raspe o sabonete com o auxílio de uma colher ou faca e acrescente no frasco.
  4. Tampe o frasco e agite bem. Aguarde uma hora (para o sabonete dissolver) antes de utilizar na limpeza do rosto com o auxílio de discos de algodão.

Fonte: canal Bruna TV, do YouTube

2 – Loção facial com óleo de rosa mosqueta

Segundo Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia, o óleo de rosa mosqueta pode ser misturado com babosa, cremes hidratantes, soro fisiológico, séruns… “Trata e elimina rugas, estrias, flacidez de pele, manchas de pele, inclusive melasma e de acne”, informou em seu canal do YouTube.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Tire as pontas e laterais da folha de babosa. Na sequência, retire a casca e extraia o gel.
  2. Coloque todos os ingredientes em um recipiente com tampa, feche-o e chacoalhe para misturar bem.
  3. Lave o rosto, aplique a loção, passe seu creme e protetor solar.

Fonte: Patricia Elias

3 – Esfoliação com café e cacau para skincare caseiro

Se feita de maneira adequada, a esfoliação (peeling físico) ajuda a renovar a pele. “Peeling de café é superficial. Em compensação, vai agredir menos [que um peeling feito em clínica de estética]. Por ser superficial, você mesmo pode fazer em casa. Vai ajudar a reduzir as linhas mais finas de expressão, atenuar algumas rugas mais finas. Vai também melhorar o viço, diminuir a oleosidade e melhorar a hidratação. Vai ajudar a eliminar as células mortas de uma forma natural e isso com o mínimo de dano. Mas você tem que esfoliar com cuidado”, informou o médico Dayan Siebra em seu canal do YouTube.

Apesar dos benefícios, aqui vai um alerta! Pele muito oleosa não deve fazer esfoliação frequente, porque o atrito pode acabar aumentando a produção sebácea. Assim, o resultado é mais oleosidade e tendência a acne. Pessoas com pele sensível e rosácea devem tomar cuidado, porque a esfoliação pode gerar mais inflamação e causar lesões.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Misture todos os ingredientes em pó.
  2. Adicione o óleo e misture bem.
  3. Aplique na área desejada (corpo ou rosto) fazendo movimentos circulares, deixe agir por 5 minutos e enxague.

Fonte: Yasmin Brunet

4 – Hidratante de rosto natural com babosa

Babosa no rosto é uma das famosas “receitas da vovó”. O gel presente no interior da casca da planta pode trazer muitos benefícios associados à potencialização da beleza, incluindo hidratação profunda, ação clareadora, controle da oleosidade, redução de manchas e efeito cicatrizante.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer:

  1. Corte um pedaço de babosa, tire a casca e extraia o gel, que deve ser lavado com água para remover a aloína e não causar alergia.
  2. Amasse o gel ou bata-o no liquidificador.
  3. Misture bem todos os ingredientes.
  4. Lave o rosto, colo e pescoço e aplique a mistura.
  5. Deixe agir por uma hora e lave com água ou pode passar a noite inteira com o produto.
  6. Repita o processo uma ou duas vezes por semana.

Fonte: Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia

5 – Hidratante em gel para pele oleosa

Você vai precisar de: 

Modo de Fazer:

  1. Em um recipiente, misture o óleo de gérmen de trigo, a glicerina vegetal e a goma de guar e xantana. Reserve.
  2. Em outro recipiente, misture a água de rosas, o extrato de chá verde e o extrato de aloe vera.
  3. Junte as duas misturas e mexa bem até começar a engrossar.
  4. Coloque o hidratante em um recipiente de vidro (de preferência, âmbar).

Fonte: canal Eu Me Perfumo, do YouTube

6 – Pó de arroz com leite para clarear manchas

“O arroz libera o ácido kógico, que é altamente clareador, deixando a pele com a cor uniforme. E o leite libera o ácido lático, que também tem ação clareadora”, explicou a especialista Patricia Elias.

Você vai precisar de:

Modo de Fazer: 

  1. Bata o arroz no liquidificador até que vire pó.
  2. Misture duas colheres (sopa) do pó de arroz com o leite, até formar uma pasta.
  3. Aplique delicadamente na pele e deixe agir por 30 minutos.
  4. Retire fazendo movimentos circulares, numa esfoliação leve.
  5. O processo pode ser feito diariamente, mas a finalização com esfoliação apenas uma vez por semana.

Fonte: Patrícia Elias, especialista em estética e cosmetologia

7 – Máscara para olhos com pepino – skincare caseiro

Crie um ambiente de spa – e pareça bem descansado ao mesmo tempo – com uma máscara de pepino. Esta máscara para os olhos vai ajudar com inchaços e alergias, pois acalma e acalma essa área delicada da pele.

Receita: Pegue um pepino frio e rale-o sobre uma toalha de papel em cima de um prato. Assim que terminar de ralar, embrulhe os pedaços como um burrito e comprima. Descanse a cabeça para trás e aplique nos olhos fechados para um efeito calmante instantâneo.

8 – Esfoliante com açúcar para o rosto

Adoçar sua rotina de beleza em casa com uma esfoliação facial com mel e açúcar. “Este esfoliante caseiro ajuda a nutrir a pele enquanto elimina as células mortas”, diz Arelli Soriano, gerente de spa do Grand Residences Riviera Cancun. Se você tem pele sensível, pule esta receita: o açúcar pode ser muito forte.

Receita : Misture 1/2 xícara de açúcar mascavo e 3 colheres de sopa de mel em uma tigela pequena e mexa até formar uma pasta grossa. Adicione duas colheres de sopa de um óleo de sua escolha (azeitona, amêndoa ou coco) e bata até se integrar à pasta para torná-la um pouco mais leve. Espalhe a pasta por toda a pele limpa – rosto, pescoço e decote. Deixe agir por cinco a 10 minutos e enxágue com água morna. Você pode usar qualquer resto de esfoliante no corpo para o mesmo efeito.

9 – Máscara facial antirrugas de mamão

A receita secreta de Yen para uma pele sem idade é a máscara de sua avó feita com mamão fresco, iogurte grego e outros ingredientes nutritivos. Ela recomenda aplicar seu hidratante facial usual após o enxágue. Os alfa-hidroxiácidos do mamão funcionam como um esfoliante natural; as claras de ovo são ricas em proteínas e ajudam a reconstruir a pele e fechar os poros.

Receita: Misture ½ de um mamão fresco (sementes removidas e cortadas em cubos), 1 colher de sopa de iogurte grego puro, 1 colher de chá branco (fervido e resfriado), 1 colher de sopa de suco de limão fresco e uma clara de ovo orgânica em um processador de alimentos (ou use um garfo) até formar uma pasta. Aplicar no rosto e pescoço; relaxe por 20 a 30 minutos antes de enxaguar com água morna.

E aí, gostou das receitas de skincare caseiro? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, incluindo babosa no rosto e hidratante de rosto natural e esfoliação com café. Confira!