Hit dos anos 90 e 2000, o chapéu bucket tem mais de 100 anos de história. Quer saber como surgiu o modelo estilo pescador? Preparamos um guia sobre o assunto para você! Aliás, o acessório, feito tradicionalmente em tecido impermeável, agora vem em diferentes materiais, incluindo criações de palha natural da Malu Pires.
O que é Bucket chapéu?
O Bucket Hat (em tradução literal, “chapéu de balde”) é o modelo conhecido como pescador. Acompanha o formato da cabeça e tem as abas maleáveis, voltadas para baixo. Para ampliar a função inicial de proteção contra a chuva, muitas vezes vem em tecido impermeável. Mas, agora, aparece em diferentes materiais, incluindo criações de palha natural da Malu Pires.
Quem criou o Bucket Hat?
A estética não era a preocupação de quem inventou o acessório, mas sim sua funcionalidade. De acordo com o CR Fashion Book, a história do chapéu Bucket começou no início de 1900 com fazendeiros e pescadores irlandeses, que buscavam proteção contra a chuva, devido à aba inclinada para baixo. O fato de ser de tecido maleável e poder ser dobrado para caber no bolso também foi um grande atrativo.
Algumas décadas depois, passou a ser fabricado em algodão na cor verde-oliva para proteger as tropas na década de 1940 e também durante a Guerra do Vietnã, que ocorreu entre os anos 50 e 70.
O status fashion veio na década de 1960, com a fabricação em tecidos de feltro ou rígidos. Depois de 20 anos, a comunidade hip-hop viu o potencial do modelo e o adotou para capas de álbuns e videoclipes. O primeiro rapper a usá-lo foi Big Bank Hank, do Sugar Hill Gang, numa performance no programa de TV “Soap Factory”, em 1979. Ganhou certa força nos anos 90 e 2000, mas nunca se caracterizou como clássico ou atemporal.
Onde surgiu o chapéu Bucket?
Como mencionado anteriormente, acredita-se que a origem do acessório seja a Irlanda, na Europa. Foi criado para facilitar os dias de chuva enfrentados por fazendeiros e pescadores.
Quem usa Bucket Hat?
A peça voltou à tona ao sair do túnel do tempo direto para a cabeça de famosas, fashionistas e influenciadoras digitais. Uma das que se renderam ao modelo pescador é a estilosa cantora Rihanna. No Big Brother Brasil 20, por exemplo, o Bucket fazia parte dos modelitos de Bianca Andrade e Manu Gavassi. Mulheres e homens podem apostar no acessório, tanto na praia quanto na cidade.
Manu Gavassi (Foto: TV Globo/Reprodução)
Como usar chapéu Bucket?
O acessório confere ar descontraído e não é considerado clássico. Portanto, melhor evitá-lo em eventos formais. Em outras ocasiões, aposte nele para sair da “mesmice”:
- Aproveite eventos informais de dia e ao ar livre, como brunch e almoço.
- Curta festivais e shows com ele na cabeça.
- Use o chapéu em passeios diurnos.
- Praia e piscina são um convite e tanto para o modelo.
- No campo, também faz bonito.
- Em ambientes urbanos, tem o poder de transformar qualquer look básico em uma produção repleta de informação de moda.
Chapéu bucket: como usar na praia?
O chapéu estilo pescador cai muito bem para se proteger do sol à beira mar ou ao lado da piscina. Para fugir do tradicional, uma proposta forte é o modelo confeccionado em palha. Abaixo, confira algumas criações da Malu Pires, todas feitas à mão:
Uma ideia interessante é a monocromia. Na foto acima, repare que o chapéu e o maiô têm a mesma cor, e contrastam com a faixa e a bolsa.
Não sabe como usar chapéu bucket colorido? Para eliminar as chances de erros, combine-o com moda praia em tom neutro, como branco ou preto.
O pretinho básico ganha ar totalmente fashion com o bucket hat de palha. O acessório em marrom com faixa preta é da Malu Pires.
Outra sugestão interessante é visual tom sobre tom, que, como o nome indica, mistura diferentes tonalidades da mesma cor. Na foto acima, variações de lilás deram charme ao visual com o nosso chapéu de palha.
Chapéu bucket: como usar na cidade?
O acessório tem o poder de valorizar até o mais básico dos looks, sem esforço algum. Basta colocá-lo na cabeça para esbanjar charme ao circular na praia, no campo e em ambientes urbanos. Para quem quer usar o bucket hat na cidade, selecionamos algumas ideias para servir de inspiração:
Quem disse que o ar descontraído do chapéu não cai bem com peças formais? Muito pelo contrário! Cria um contraste de estilos interessante e repleto de informação de moda.
A tendência comfy, que une conforto com estilo, é um convite e tanto para o acessório. Na foto acima, vem ao lado de blusa de moletom, calça de sarja folgada e tênis.
Bucket hat + pochete: combo estiloso.
Onde comprar chapéu?
Os modelos de palha exibidos neste artigo são da Malu Pires. A grife nasceu em Rio Verde, uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul. É conhecida tanto pela qualidade extraordinária de suas peças quanto pelo estilo inconfundível. Vale mencionar também toda a elegância atemporal de seus acessórios personalizados. Imperdível, né? Então, compre em www.malupires.com.br
Ah! Gostou das explicações sobre a história do chapéu Bucket? Preparamos mais conteúdos de moda para você, incluindo chapéu do Gusttavo Lima, chapéu vermelho, chapéu com lenço, como usar chapéu no inverno, chapéu das celebridades e frases para foto com chapéu. Clique nos temas e confira!