Depois do pedido de casamento, a mulher costuma começar a sonhar com o look que será utilizado no grande dia. O modelo de vestido é o grande protagonista, mas os acessórios também merecem atenção. Já pensou em ser uma noiva com chapéu? Se gosta da ideia, preparamos um guia com dicas e 10 fotos para se inspirar!
Casquete noiva – Noiva com chapéu
Trata-se de uma versão reduzida do chapéu tradicional, sem abas. Como não protege o rosto do sol, costuma ser mais utilizado em casamentos noturnos, mas isso não é uma regra. É comumente exibido pela realeza britânica em eventos variados, incluindo por Kate Middleton e Meghan Markle.
Confere ar retrô e romântico ao visual, e é disposto lateralmente. Pode ser fixado nos cabelos com o auxílio de presilhas, grampos ou tiara. Uma possibilidade é aliá-lo ao voilette, que é um pequeno véu para cobrir o rosto parcial ou totalmente. Veja algumas ideias:
A tiara facilita na hora de acrescentar casquete e voilette ao visual do grande dia.
Na foto acima, o acessório está preso ao véu tradicional.
Conhece a tradição de usar “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul” para atrair sorte? A cor pode marcar presença no pequeno chapéu.
Fascinator
Fascinator é um adorno com plumas, pedrarias, tule ou renda, que deriva dos chapéus da aristocracia antiga neoclássica. Costuma ser mais alto e chamativo que o casquete. Ficou conhecido ao ser exibido pela personagem fashionista Carrie (Sarah Jessica Parker), na produção de noiva do primeiro filme de Sex and The City. Mais uma vez, a função é apenas estética e pode ser exibida tanto de manhã quanto à noite. Repare nos detalhes das fotos a seguir:
Acessório com penas combinou com véu no look de casamento de Sex and The City.
Fascinator branco e rosa para incrementar o visual.
Chapéus clássicos – Noiva com chapéu
Agora vamos ao chapéus propriamente ditos, em diferentes modelos e materiais. Normalmente, são utilizados em cerimônias em locais abertos. Quem vai subir ao altar pode optar por abas pequenas, médias ou grandes, dependendo do estilo pessoal e do evento. Durante o dia, costuma-se ter espaço para modelos maiores e, conforme a noite se aproxima, pode-se reduzir o tamanho. Mas não há regras rígidas. O importante é que a noiva se sinta bonita e confiante. Inspire-se:
O chapéu areia com flor combinou com vestido tomara que caia de transparência nas pernas.
Abas grandes conferem estilo e ajudam a proteger o rosto do sol.
O chapéu disposto de lado demonstra estilo fashion.
Chapéu em materiais naturais, como a palha utilizada pela Malu Pires, proporciona efeito rústico. Cai bem com casamento no campo ou na praia.
O clássico chapéu Fedora recebeu flores semelhantes às do buquê neste visual boho.
Como escolher chapéu para a noiva?
Assim como acontece com a roupa, há algumas orientações importantes para que o acessório valorize a produção da noiva com chapéu.
- O primeiro detalhe é levar em conta o estilo pessoal. Se a recomendação é chapéu pequeno, mas você gosta só de grande, é isso que importa. As regras não são rígidas. A noiva precisa se sentir bem e confiante com o visual escolhido.
- Chapéu convencional com aba costuma ser utilizado em casamentos ao ar livre, seja na praia, na cidade ou no campo. Tem tanto a função de proteger do sol quanto de conferir estilo.
- O tamanho da aba deve diminuir à medida que o dia avança. Portanto, um de abas bem largas, adequado para manhã ou tarde, pode ser considerado exagerado na parte da noite.
- Lembre-se que a aba grande pode atrapalhar a noiva na hora dos cumprimentos e beijos no marido. Uma sugestão é utilizá-lo apenas em alguns momentos, como na sessão de fotos após a cerimônia.
- Analise também o rosto. É que os pequenos podem “sumir” sob um acessório maxi, enquanto os grandes tendem a não criar harmonia com abas muito pequenas. Repare bem nas proporções.
- O formato do rosto é outro guia importante. Por exemplo, se quiser alongar e a afinar o tipo redondo, os chapéus de copa média e alta são uma boa pedida, com abas proporcionais.
- Há ainda a possibilidade de utilizar casquete, versão reduzida de chapéu sem abas. Costuma ter mais espaço em eventos noturnos e confere ar vintage.
- O fascinator é um adorno com plumas, pedrarias, tule ou renda. É indicado para noivas que não buscam minimalismo e nem discrição.
- Mulheres baixas podem “ganhar” alguns centímetros com chapéu de topo alto ou fascinator comprido.
Noiva com chapéu? Aposte!
Relacionado – tipos de vestido de noiva.