Malu Chapéus – Blog

O que fazer com o cabelo arrepiado? Descubra 8 dicas!

cabelo arrepiado o que fazer

(Foto: Pixabay)

Cuidados com a aparência costumam fazer parte do cotidiano das mulheres. Muitas delas se perguntam o que fazer em caso de cabelo arrepiado, que pode afetar todos os tipos de fio. Preparamos um guia sobre o assunto, com oito dicas que favorecem a beleza e a saúde. Mas não deixe de conversar sobre as alternativas com um médico antes de colocá-las em prática, ok?

Por que o meu cabelo arrepia tanto?

As causas são variadas: umidade do ar, química excessiva, falta de hidratação, alimentação desbalanceada, alterações hormonais, uso de secador muito quente, água quente, esfregar a toalha, fios que estão nascendo… Descobrir a causa torna o tratamento mais eficaz. Por isso, é importante marcar uma consulta com um dermatologista e realizar todos os exames solicitados.

O que fazer para abaixar os fios arrepiados do cabelo?

Mudanças de hábitos costumam trazer grandes benefícios, incluindo alimentação balanceada, banho com água morna ou fria… Cuidados estéticos também devem fazer parte da lista, como hidratação profunda e umectação. Não deixe de seguir os tratamentos indicados pelo médico e discutir com ele a possibilidade de incluir novas alternativas.

Alimente-se de maneira equilibrada

Já ouviu dizer que a beleza vem de dentro para fora? Pois é a mais pura verdade! Dieta variada e saudável é fundamental para absorver vitaminas e nutrientes, que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e para a aparência da pele e dos cabelos. Ingerir bastante água diariamente também é imprescindível!

É sempre bom lembrar da importância de cortar hábitos prejudiciais à saúde. Entre eles estão excesso de álcool, cigarro, dormir pouco, sedentarismo e alimentação desbalanceada.

Enxague com água fria

Não é mito que o banho quente atrapalha a beleza do cabelo, levando inclusive ao temido frizz. Pode prejudicar tanto a haste capilar quanto o couro cabeludo, inicialmente com ressecamento e, então, com aumento da oleosidade. Por isso, prefira água morna ou fria.

Tenha cuidado na hora de secar o cabelo

(Foto: Pixabay)

Se você tem o hábito de esfregar a toalha no cabelo, cuidado! Pode eriçar a superfície da camada cuticular ou até quebrar os fios mais frágeis. A dica é retirar o excesso de água com um tecido macio, pressionando suavemente ou enrolando. Depois disso, deixe que a secagem ocorra naturalmente, porque secador pode levar ao frizz e a outros danos.

Aposte em hidratação profunda

As máscaras capilares podem ser enriquecidas com combinações variadas de ingredientes para potencializar o efeito de hidratação. A lista conta com óleo de argan, óleo de coco, gel da babosa, abacate, mel… Deixe a preguiça de lado e, uma vez por semana, aplique a mistura nos fios e aguarde entre 15 e 30 minutos para enxaguar. Se tiver sensibilidade, alergia ou notar qualquer alteração, descontinue o uso e consulte um médico!

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Em um processador, bata o abacate, a banana, o óleo de coco, o azeite de oliva, o leite de amêndoas e o melado.
  2. Aplique em todo o cabelo seco e deixe agir por 20 minutos.
  3. Lave o cabelo normalmente.

Fonte: Tastemade

Faça umectação

(Foto: Pixabay)

A umectação é uma técnica para cabelo seco e/ou ressecado, utilizada quando o condicionador e a hidratação com máscaras não são suficientes. Consiste na aplicação de um óleo vegetal, sendo o de coco e o de argan os mais utilizados.

Você vai precisar de:

Modo de fazer:

  1. Sem lavar o cabelo, separe mechas para aplicação do óleo.
  2. Aplique o óleo, enluvando as mechas (deslizar as mãos, repetidamente, por todo o comprimento até chegar ao final das pontas).
  3. Faça um coque nos cabelos, coloque a touca de cetim e deixe o produto agir por duas horas.
  4. Retire o produto com o método U.C.P.E. (umectar, condicionar, pausar e enxaguar): aplique condicionador ou máscara capilar por cima do óleo, enluvando novamente as mechas.
  5. Faça um coque nos cabelos, coloque a touca e deixe agir por 30 minutos.
  6. Enxague bem com água.

Use touca de cetim

A touca de cetim permite um verdadeiro “sono da beleza”. É que dormir com ela evita frizz e quebra dos fios. Por ser escorregadia, evita a típica fricção do cabelo na fronha comum, normalmente de algodão.

Entre as vantagens do acessório ainda está o fato de não absorver parte dos produtos de hidratação aplicados nos fios, como acontece com o algodão, potencializando a ação deles. Também pode ajudar no controle da oleosidade, já que não absorve a oleosidade natural e, assim, o couro cabeludo não se vê obrigado a produzir ainda mais óleo.

Dê um descanso aos fios

Descolorações, colorações e alisamentos têm o potencial de enfraquecer os fios devido à grande carga química dos produtos utilizados. Que tal adiar a próxima transformação de visual para que o cabelo se recupere dos danos anteriores e ganhe força?

Outro ponto importante é evitar fontes de calor: chapinha, secador e babyliss. Se for utilizá-los, não se esqueça de aplicar um protetor térmico.

Truques de estilo para disfarçar o frizz

Quanto mais cuidados, a tendência é menos frizz. Mas alguns fios indisciplinados podem teimar em marcar presença. Em vez de se estressar ou ter queda na autoestima, que tal encontrar maneiras de contornar a situação? Aplicar um pouco de spray fixador pode reduzir o aspecto arrepiado. Num “bad hair day” (“dia do cabelo ruim”), um penteado pode fazer toda a diferença, como rabo de cavalo, trança simples ou inclusão de acessórios (tiaras e presilhas).

Leia mais: hidratação profunda, umectação e melhor escova para cabelo cacheado.