Gosta de incluir produtos naturais na rotina de cuidados com a beleza e a saúde? Já ouviu falar no óleo de copaíba? De origem vegetal, tem ganhado espaço em meio às principais apostas do momento. Preparamos um guia sobre o assunto, com benefícios, indicações e modo de uso. Mas vale o alerta: converse com o seu médico antes de investir em qualquer item, seja ele natural ou não. Confira!
Para que serve o óleo de copaíba?
Diferente da maioria dos óleos vegetais, o de copaíba não é extraído de um fruto, e sim retirado do caule da árvore. Portanto, é encontrado naturalmente pronto, sendo extraído por meio da perfuração do tronco, sem a necessidade de corte e, consequentemente, de desmatamento.
A copaibeira é encontrada em todos os trópicos, mas tem maior incidência no Brasil, com ampla distribuição de 16 espécies. Atinge cerca de 36 metros de altura, 140 centímetros de diâmetro ou rodo de até 3 metros.
O óleo de copaíba é muito conhecido pelo uso tópico na pele, no couro cabeludo e nos cabelos. Entre os principais pontos positivos atribuídos ele estão cicatrização, hidratação e prevenir afecções, como caspa e seborreia. A ingestão de cápsulas é relacionada a efeito expectorante, diurético e ação antibiótica e anti-inflamatória natural.
É fundamental acrescentar que a aplicação ou consumo só deve ser feito com orientação médica, que leva em conta as necessidades de cada pessoa. Fora isso, não substitui tratamento medicamentoso para doenças, podendo atuar apenas como complemento.
Com esses dados e alertas em mente, veja a lista de possíveis benefícios atribuídos ao óleo de copaíba:
- Hidrata e limpa a pele
- Reduz manchas e marcas na pele
- Ajuda no tratamento e prevenção de estrias e celulite
- Combate caspa
- Fortalece e hidrata o cabelo
- Propriedade antibacteriana, anti-inflamatória e emoliente
- Alivia dores musculares
- Ativa a circulação sanguínea
- Efeito expectorante
- Diurético
Como usar o óleo de copaíba na pele?
O produto é conhecido por seu potencial clareador de manchas e marcas. Também pode reduzir cicatrizes, estrias e celulites. Outras possíveis ações são limpeza profunda da pele e combate de acne e excesso de oleosidade. Massagem com ele costuma aliviar dores musculares e tensões. Se o uso levar a alguma irritação ou incômodo, suspenda-o! E mais um dado importante: não passe em locais com feridas ou irritação. Agora, aprenda como acrescentar óleo de copaíba na sua rotina de skincare:
- Cleansing oil: pode entrar no mix de óleos vegetais para limpar e pele e, pasme, retirar sua oleosidade. Vale combinar com óleos de rícino, coco, amêndoa, semente de uva, girassol, jojoba, rosa mosqueta ou algodão. Basta aplicar a mistura em todo o rosto com o auxílio das mãos, fazendo movimentos suaves. Passe uma toalha embebida em água morna para retirar as impurezas e, então, lave o rosto e continue a rotina de skincare, com hidratação e protetor solar (durante o dia) ou creme antissinais (à noite).
- Após o banho: para potencializar a hidratação, aplique um pouco de óleo no corpo logo que sair do chuveiro e não enxague.
- No creme: aplique algumas gotas do produto em hidratante neutro para potencializar o efeito. Passe nas áreas desejadas fazendo massagem delicada.
- Massagem: pode ser utilizado para facilitar os movimentos da massagem, ativando a circulação e aliviando dores e tensões do corpo.
Fonte: Beleza do Campo
Óleo de copaíba para cabelo
Pode ser aplicado tanto no couro cabeludo quanto nos fios para potencializar a rotina de cuidados e promover a beleza. Promete combater a queda, hidratar, dar brilho e revitalizar, além de auxiliar no tratamento da caspa. Caso note alguma alteração, suspenda o uso! E aqui vai mais um alerta: não passe em locais com feridas ou irritação. Veja algumas maneiras de utilizar o óleo de vegetal:
- Umectação/hidratação: aplique o óleo de copaíba no couro cabeludo, massageando bem e estendendo-o ao longo de todo o fio. Deixe agir por duas horas, lave com xampu e finalize da maneira que preferir.
- Leave-in: aplique uma pequena quantidade do produto nas palmas das mãos e friccione-as. Passe delicadamente nos cabelos, em especial na região das pontas.
- Máscara capilar: adicione algumas gotas do produto no creme de tratamento de rotina para potencializar o efeito hidratante.
- Anticaspa: pingue 30 gotas de óleo essencial de melaleuca em 60 ml de óleo vegetal de copaíba. Misture bem e, antes do banho, aplique no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar e lavar com xampu de sua preferência.
Fonte: Beleza do Campo
Cuidados
Qualquer produto com propriedades medicinais deve ser utilizado conforme orientação de fitoterapeuta ou médico. Na pele ou no cabelo, se notar qualquer alteração ou incômodo, descontinue o uso. A ingestão de cápsulas pede ainda mais cuidado, porque o uso incorreto pode levar a diarreia, vômito e erupções na pele.
Crianças, grávidas, mulheres que estão amamentando e pessoas com problemas de estômago (como gastrite e úlcera) não devem lançar mão do óleo de copaíba.
Leia também: shot para emagrecer, umectação e cleansing oil.