A oração de Nossa Senhora das Lágrimas é relacionada ao poder da oração das mães que rezam pelos filhos. Essa devoção à Virgem Maria tem origem brasileira, mais precisamente no interior de São Paulo, e ainda simboliza limpeza espiritual, proteção, perdão e graças.
Qual o dia da Nossa Senhora das Lágrimas?
A origem da devoção vem das aparições para a Irmã Amália de Jesus Flagelado, na capela do convento da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Conta-se que no dia 8 de março de 1930, a Virgem Maria se apresentou como Nossa Senhora das Lágrimas e revelou a Coroa das Lágrimas (terço de Nossa Senhora das Lágrimas). Foi assim que a data se transformou em sua festa litúrgica.
Qual é a oração de Nossa Senhora?
O ritual consiste em procurar por um local tranquilo, onde não será interrompido, sentar-se de maneira confortável e fazer respirações profundas até sentir que o corpo e a mente relaxaram. Então, deve-se ler a oração de Nossa Senhora das Lágrimas com fé no que se pode alcançar.
“Oh! Mãe de Jesus e Mãe nossa cheia de piedade, quantas lágrimas derramaste no curso de tua vida.
Vós que sois Mãe, compreendes perfeitamente a angústia de meu Coração que ainda se sente indigno de tua misericórdia, me impele a recorrer a teu Coração de Mãe com confiança de Filho.
Vosso Coração sempre rico em misericórdia nos foi aberto como uma nova fonte de graças nestes tempos de tantas misérias.
Do profundo de minha baixeza elevo a ti minha voz. Oh! Mãe bondosa, a ti recorro, Mãe cheia de piedade, e imploro o bálsamo consolador de tuas lágrimas e de tuas graças sobre meu Coração acabrunhado pela dor.
Vosso pranto materno me dá a esperança de que me hás de escutar benignamente.
Oh! Coração de Maria, obtende-me de Jesus aquela fortaleza com que suportaste as grandes penas de vossa vida a fim de que cumpra sempre, com resignação cristã e ainda que em meio a dor, a vontade divina.
Obtende-me, Oh! doce Mãe, que cresça minha esperança, e se é conforme a vontade divina, obtende-me também, por tuas lágrimas imaculadas, a graça que com tanta fé e viva esperança te peço agora….
Oh! Virgem das Lágrimas, vida, doçura e esperança minha, em ti ponho hoje e para sempre toda minha confiança.
Coração Imaculado e dolorido de Maria, tem compaixão de mim.”
Fonte: O Arcanjo no ar
Oração de Nossa Senhora das Lágrimas para limpeza espiritual
“Comovido com o prodígio do derramamento de tuas lágrimas, oh! misericordiosíssima Virgem de Siracusa, venho hoje prostrar-me a vossos pés, e animado com uma confiança por tantas graças que tens concedido, venho a Vós, oh, Mãe de Clemência e de piedade, para abrir-vos meu Coração, para alojar em teu doce Coração de Mãe todas as minhas penas, para unir minhas lágrimas a às vossas: as lágrimas da dor por meus pecados e as lágrimas das dores que me afligem.
Olhai-as, Oh! Mãe querida, com rosto benigno e com olhos de misericórdia, e pelo amor que tens a Jesus, dignai-vos consolar-me e escutar-me.
Por vossas santas e inocentes lágrimas dignai-vos conseguir-me de vosso divino Filho o perdão de meus pecados, uma fé viva e ardente, e a graça que agora, te peço…
Oh! Mãe minha, e esperança minha, em vosso Coração Imaculado e dolorido ponho toda minha confiança.
Coração Imaculado e dolorido de Maria, tende compaixão de mim.”
Fonte: Cruz Terra Santa
Como rezar o terço de Nossa Senhora das Lágrimas?
Oração Inicial: “Eis-nos aos Vossos pés, ó dulcíssimo Jesus Crucificado, para Vos oferecer as Lágrimas daquela que, com tanto amor, Vos acompanhou no caminho doloroso do calvário. Fazei, é bom Mestre,
que nós saibamos aproveitar a lição que elas nos dão para que, realizando a Vossa Santíssima Vontade na terra, possamos um dia, nos céus, Vos louvar por toda a eternidade. Amém.”
Nas contas maiores do Pai-Nosso: “Vede, ó Jesus, que são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra.
E que mais Vos ama no Céu.”
Nas contas menores da Ave-Maria: “Meu Jesus, ouvi os nossos pedidos. Pelas lágrimas de Vossa Mãe Santíssima.”
No final do terço: “Vede, ó Jesus, que são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra. E que mais Vos ama no Céu.” (repita 3 vezes)
Oração Final: “Virgem Santíssima e Mãe das Dores, nós Vos pedimos que junteis os Vossos pedidos aos nossos, a fim de que Jesus, Vosso divino Filho, a quem nos dirigimos, em nome das Vossas Lágrimas de Mãe,
ouça as nossas preces e nos conceda, com as graças que desejamos, a coroa eterna. Amém.”
Jaculatórias: “Coração de Jesus Crucificado, Fonte de amor e de perdão! Por Vossa mansidão divina, renovai a face da terra e reinai em nossos corações. Ó Virgem dolorosíssima! As Vossas lágrimas derrubaram o império infernal.”
Fonte: Paroquias.org
Leia mais: oração de Nossa Senhora Aparecida, oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Nossa Senhora da Cabeça.