Ela é padroeira dos cirurgiões-dentistas e conhecida por auxiliar na cura de dores de dente e de outro problemas bucais. A oração de Santa Apolônia é famosa pelo poder de promover limpeza espiritual, proporcionar bênçãos e atrair proteção aos profissionais e a quem precisa de seus tratamentos. Pode ser feita sempre que sentir necessidade, em qualquer horário e dia da semana.
Que dia é comemorado o dia de Santa Apolônia?
O dia de celebração é 9 de fevereiro. Segundo registros, Apolônia era filha de um rico magistrado de Alexandria, cidade do Egito, então sob o domínio do império Romano, comandado por Décio. Foi perseguida e presa por ser cristã, mas não renunciou sua fé.
Em meio às torturas que sofreu, teve seus dentes quebrados e arrancados por pedras afiadas. Por isso, é considerada padroeira dos dentistas e de quem sofre de dor de dente ou outros problemas na boca. Há um dente e um pedaço de sua mandíbula no Mosteiro de Santa Apolônia em Florença, na Itália.
Foi queimada viva no ano de 249. Então, passou a ser considerada mártir pela Igreja Católica e se tornou santa.
Como fazer a oração de Santa Apolônia?
Recomenda-se estar em um local sem barulho e interferências, para que não seja incomodado e nem interrompido. Se quiser, pode acender vela e/ou incenso. Sente-se de maneira confortável e tente relaxar por meio de respirações profundas. Observe, segure ou mentalize a imagem da santa. Com fé e atenção, leia a oração de Santa Apolônia e agradeça ao final. Confira:
“Oh, bom Deus! Rogamos que a intercessão da gloriosa e mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca. Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas.
Afastai, se possível, a amargura das dores de dentes. Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas,
para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana e nos seja dado usufruir de vosso reino… Santa Apolônia, intercedei por nós. Amém.”
Fonte: Conselho Federal de Odontologia
Oração de Santa Apolônia para dor de dente
“Santa Apolónia, esposa de Cristo, pelo vosso martírio obtiveste a gloriosa recompensa da bem-aventurança celeste. Salve, Virgem Mártir.
Concedeu-vos Deus o poder de curares as dores de dentes, as doenças e inflamações das gengivas.
Com sincera fé no vosso milagroso privilégio, peço-vos, Santa Apolónia, aliviai esta dor, curai este dente.
Salve, Virgem santa Apolónia, vinde em meu auxílio. Pelo vosso poder este dente vai sarar. Atendei, meu Senhor Jesus Cristo, a prece que vos dirijo, por intermédio e pelo mérito da Virgem Mártir, Vossa Esposa Mística, Santa Apolónia.”
(fazer o sinal da Cruz)
Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria em louvor de Santa Apolónia.
Fonte: blog Orações e Novenas
Oração de Santa Apolônia de cura
“Santa Apolónia, que por amor de Jesus foste martirizada, dizei comigo estas palavras, fazendo comigo o sinal da Cruz sobre o lugar dolorido:
– Por minha ordem, afasta-te, mal.
– Se for uma gota de sangue, secará.
– Se for um verme ou micróbio, morrerá.
Assim seja.”
Reze um Credo.
Fonte: site Maria Helena
Novena de Santa Apolônia
Como o nome indica, a novena consiste num ritual que deve ser repetido por nove dias seguidos. A primeira oração tem um momento indicado para fazer o pedido da graça que deseja alcançar. Em voz alta, diga o que deseja do fundo de seu coração. Depois, é feita a oração final. Agradeça ao final, com fé e confiança.
Oração para cada dia
“Ilustre virgem e mártir Santa Apolónia, face aos teus inimigos, à perseguição, à ridicularização, e à infâmia, permaneceste firme na tua fé, e sempre serviste a Deus com humildade e confiança durante a tua peregrinação na terra. Mesmo encarando a tua própria morte, ficaste firme na tua fé e, pelo teu martírio, ganhaste a coroa da vida eterna.
Oh gloriosa Santa Apolónia, vencedora da fé em Cristo e padroeira dos que sofrem de doenças dentárias, compadece-te de mim que tento suportar a dor e o sofrimento causado pelos meus dentes. Agora que permaneço humildemente diante de ti, atendei graciosamente esta minha oração e obtém-me, junto do Deus Altíssimo, uma resposta favorável ao meu pedido (faça o pedido).
Em acção de graças pelos benefícios recebidos, esforçar-me-ei por imitar as tuas virtudes para que possa um dia compartilhar contigo a glória do Céu.”
Oração Final
“Querida Santa Apolónia, que, sem medo, enfrentaste os inimigos de Cristo que tentaram fazer-te renunciar à tua fé. Pelo teu grande amor e fidelidade a Jesus suportaste corajosamente a dor de perder todos os teus dentes e escolhes-te o martírio à apostasia.
Tu conheces a dor que tenho de suportar por causa dos meus dentes, por favor intercede junto de mim em oração diante do Senhor pela Sua rápida ajuda e alívio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”
Fonte: Facebook Santa Apolónia
Leia mais: oração de Nossa Senhora das Dores e oração de Nossa Senhora da Cabeça.