No dia 20 de janeiro a Igreja Católica comemora um dos mártires mais populares de todos os tempos: São Sebastião. Conhecido por todos e imediatamente reconhecível pela aparência de um jovem e belo cavaleiro, com as mãos amarradas nas costas, perfurado por flechas disparadas por arqueiros.
É considerado o padroeiro de muitas cidades, inclusive do Rio de Janeiro. O santo também costuma ser invocado em momentos dificuldade e por quem busca cura.
Oração de São Sebastião tradicional
Ó glorioso Mártir e protetor São Sebastião, por aquele zelo admirável que te levou a enfrentar tantos perigos para converter os infiéis, por aquele heroísmo da Fé Cristã com que suportaste a dor das flechas que feriram completamente o teu corpo, obtém de nós o espírito de suas virtudes e a força para suportar sempre com alegria e resignação as doenças e todas as adversidades desta vida miserável, para então participar um dia de sua glória eterna no Céu. Que assim seja.
Interceda ao Senhor pelo favor que lhe peço
Dá-me a coragem de testemunhar com a minha vida a fé em Cristo Jesus.São Sebastião, rogai por nós. Amém.
São Sebastião, ajuda-nos neste tempo de doença, e intercede por nós junto ao Trono de Deus.
São Sebastião, rogai por todos nós! Amém
Novena de São Sebastião
Comece a novena: Por aquele adorável zelo que te levou a enfrentar todos os perigos, impetra sobre nós, glorioso mártir São Sebastião, um igual compromisso e um igual zelo para levar uma vida verdadeiramente evangélica, para que nos esforcemos com todos os esforços para viver as santas virtudes cristãs.
Pai, Salve, Glória.
Por essas maravilhas surpreendentes que ocorreram em sua vida, rogamos a você, ó glorioso mártir São Sebastião, para que seja sempre animado por aquela fé e por aquela caridade que realiza os maiores milagres e que assim seja favorecido pela assistência divina em todos nossas necessidades.
Pai, Salve, Glória.
Por esse heroísmo com que suportaste a dor das flechas, implora novamente a todos nós, ó glorioso mártir São Sebastião, que suportemos sempre com alegria as doenças, as perseguições e todas as adversidades desta vida para um dia participar da tua glória no céu, depois de ter participado de seus sofrimentos na terra.
Pai, Salve, Glória.
Rogai,
ó glorioso São Sebastião, a cuja especial proteção o céu confiou a nossa pátria, deixa-nos sentir os doces afetos da tua poderosa intercessão junto de Deus. Confiamos-nos inteiramente nas tuas mãos: tu conheces as nossas necessidades; cuida de nós para que tudo contribua para garantir a nossa saúde material e espiritual; e depois de termos sido teus fiéis imitadores na terra, poderemos um dia participar da tua glória no céu. Amém.
Quem foi São Sebastião?
Nascido na França e criado em Milão por volta de 260, como nos conta o próprio Ambrósio, filho de pais cristãos e abastados (pai francês e mãe milanesa), mudou-se para Roma por volta de 283, onde fez carreira militar, tornando-se eventualmente tribuno, cargo oficial no qual chefiou uma legião, no caso dele de 800 soldados, para defender o imperador e a cidade.
Esta sua autoridade militar e a simpatia de que gozava na corte permitiram-lhe ajudar muitos cristãos, a quem protegeu, cuidou e consolou. Devemos tudo o que sabemos sobre ele a diversas fontes: principalmente ao Depositio Martyrum , o calendário mais antigo da Igreja de Roma, datado de 354; depois o citado bispo de Milão; depois, o monge do século V, Arnóbio, o Jovem; finalmente Jacopo da Voragine, frade dominicano e depois bispo de Génova que nos oferece uma breve biografia na sua famosa Legenda Aurea (“as coisas douradas que devem ser lidas”).
“Ajuda-te que haja muitos perseguidores porque, entre muitas perseguições, encontrarás mais facilmente a coroa. Tomemos o exemplo do mártir Sebastião…”. Assim Santo Ambrósio comenta o Salmo 118, citando a figura do homem célebre de hoje, martirizado apenas 9 anos antes do Édito de Milão (313), que legitimava a religião cristã.
Leia mais: novena de Santa Inês e novena de Nossa Senhora de Salette.