Elas não saem de moda e são versáteis. Podem incrementar o visual em diferentes ocasiões, incluindo dia a dia, academia, festa, trabalho, casamento… Você sabe quais são os tipos de traças que existem? Preparamos um guia sobre o assunto, com explicações e 20 fotos de penteados para servir de inspiração!
Quais são os tipos de tranças que existem?
O penteado está sempre no ranking dos mais pedidos nos salões de beleza. E suas opções variadas são um atrativo a mais. Entre elas estão simples, embutida, escama de peixe, de raiz, em cascata e invertida. Podem vir sozinhas, juntas ou com outras apostas recorrentes, como rabo de cavalo e coque.
Trança simples
Vamos começar a lista pelo modelo tradicional, que intercala três mechas iguais de cabelo. A da esquerda passa por cima da central e, então, a da direita faz o mesmo movimento. O processo é repetido até o fim do comprimento. Inspire-se:
Uma aposta muito vista no modelo simples de trança é a disposição lateral, criando assimetria à produção.
A trança na parte da frente é uma maneira de emoldurar o rosto. Para reproduzir o visual acima, faça uma risca central na cabeça e trance um pequena mecha de cada lado.
Trança embutida
Chegou a hora de falar da versão embutida. Intercala três mechas iguais de cabelo, mas, a cada trançada, adiciona-se um pouco dos fios que estão nas laterais. Exige um pouco mais de treino e paciência para chegar ao resultado esperado.
Que tal o trançado embutido e lateral?
A trança acima é conhecida como tiara e segue a técnica do efeito embutido.
Quais são os tipos de tranças que existem: escama de peixe
Já ouviu falar em trança estilo escama de peixe? Usa-se apenas duas mechas de cabelo, diferente das três do modelo tradicional.
Penteado lateral ganhou charme com o trançado.
Rabo de cavalo incrementado com trança escama de peixe.
Trança de raiz
O penteado é caracterizado por trançado que se inicia na raiz do cabelo. Assim, surgem riscas no couro cabeludo. Repare nos detalhes:
A trança africana, também conhecida como nagô, é símbolo de resistência e era utilizada para desenhar rotas de fuga para os quilombos.
As tranças de raiz podem aparecer em apenas um dos lados da cabeça, o que proporciona assimetria.
A proposta combina com todos os tipos de cabelo.
Trança em cascata
Quando a pergunta é “quais são os tipos de traças que existem?”, não se pode deixar de falar da em cascata. É mais “folgada”, sem apertar o trançado, e feita lateralmente.
Acima e abaixo, é possível notar o efeito cascata nos penteados semipresos.
(Foto: @studiolauracristina/Instagram/Reprodução)
Trança invertida
Na opção invertida, as mechas de cabelo passam por baixo umas das outras, ao contrário da trança tradicional, que é por cima. O resultado é gominho mais evidente e destacado.
Duas tranças investidas no topo da cabeça junto com cabelos levemente ondulados.
Na imagem acima, o efeito está em uma das laterais da cabeça e combina com rabo de cavalo.
A famosa trança boxeadora conta com duas tranças invertidas. Aprenda o passo a passo:
- Comece pela divisão das duas mechas. Para isso, divida os cabelos ao meio, da testa à nuca, com o auxílio de uma pente.
- Prenda uma das mechas enquanto trança a outra. No lado escolhido para iniciar, separe três mechas na parte da frente da cabeça, em diagonal.
- Faça a trança invertida para que fique em alto relevo. Para isso, em vez de passar as mechas por cima, faça o movimento contrário, passando-as por baixo.
- Como trata-se de uma opção embutida, é necessário adicionar alguns fios às mechas que ficam à direita e à esquerda, à cada trançado.
- Enquanto trança, garanta que o penteado contorne a orelha.
- Assim que terminar a parte embutida, siga apenas com a invertida, apertando bem, mas ainda trançando por baixo. Prenda a ponta com um elástico de cabelo.
- Agora é só repetir o processo do outro lado da cabeça.
- Quem busca por um efeito mais despojado pode soltar alguns fios na parte da frente.
Penteados com tranças
O efeito trançado pode incrementar penteados de todos os tipos. Por isso, é valido conhecer quais são os tipos de traças que existem. Caem bem com rabo de cavalo, coque, semipreso… Separamos algumas combinações para você se inspirar:
A ideia acima mistura romantismo com modernidade ao criar assimetria com diferentes tipos de trança.
Quer eliminar o ar “certinho” do penteado preso? Deixe alguns fios soltos próximos ao rosto, o que confere movimento ao visual.
O penteado maria-chiquinha foi atualizado com tranças tipo escama de peixe nas duas mechas laterais, além do efeito tiara.
A trança nagô ganhou colorido com tiras em meio aos cabelos.
Nas imagens acima e abaixo, a trança faz par com coque. Gosta da combinação?
Leia mais: penteados com trança, penteados para madrinhas de casamento e penteado Festa Junina