Você gosta de se aventurar na cozinha para ampliar as opções de cardápio? Que tal alternar o pão de queijo com a receita de chipa? Assim, o café da manhã ou da tarde ganha uma leve e saborosa variação. Pode ser assada, como manda a tradição paraguaia, ou frita, como se apresenta na região brasileira do Pantanal. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e explicações.
Qual a origem da chipa?
A chipa é um salgado é típico da culinária paraguaia e se assemelha ao brasileiríssimo pão de queijo. Tem influência indígena e europeia, com suas origens nas missões jesuíta e franciscana da Governação do Paraguai, de acordo com registro nas crônicas dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Surgiu a partir de uma iguaria dos índios, que era conhecida como “mbujape” ou “mbuyapé”. Na tradução do guarani, significa “pão”. Tratava-se de uma mistura de farinha de milho ou fécula de mandioca com gordura animal, que era envolvida em uma folha de bananeira e colocada no “tanimbú” (cenzeiro) para cozinhar.
Hoje, a massa da chipa costuma ser feita com polvilho, manteiga, ovo, sal e queijo. É moldada em formato de pequenas ferraduras e assada.
A receita veio para o Brasil e mudou a forma de preparo, passando a ser frita. Apelidada de Bolo Souza na região do Pantanal, é muito produzida e consumida no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.
Qual a diferença de chipa e pão de queijo?
O pão de queijo é uma variação da chipa e seus primeiros registros são da década de 1950. Os dois biscoitos levam os mesmos ingredientes: polvilho, óleo vegetal, queijo ralado, ovos e sal. Mas a consistência e o sabor são levemente diferentes. O formato também é bem típico, sendo que o pão de queijo é uma bolinha e a chipa se apresenta em “U”, como uma ferradura.
Qual a diferença entre o polvilho doce e azedo?
A principal diferença está na fermentação, que leva a sabores diferentes. A partir da decantação da mandioca, o polvilho doce é logo seco e moído, enquanto o azedo fermenta antes de passar pela secagem e moagem, se tornando mais intenso.
Os dois tipos podem aparecer tanto nas receitas de chipa quanto nas de pão de queijo. Como você prefere o biscoito: mais suave ou marcante? Leve seu gosto pessoal na hora de escolher o polvilho que irá utilizar.
Receita de chipa paraguaia
Ingredientes
- 350 g de polvilho doce
- 350 g de queijo meia cura
- 70 ml de leite
- 3 colheres de sopa de margarina
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo
- Passe o queijo meia cura por um ralador bem grosso para que, na hora de comer seu biscoito de chipa, seja possível sentir os pedaços de queijo.
- Em uma bacia grande, acrescente o queijo ralado, o polvilho, os ovos, a margarina e a pitada de sal. Misture bem.
- Vá pingando leite bem aos poucos e sovando a massa de chipa, até que desgrude das mãos. Nesse momento, você pode transferir a massa para uma bancada, para facilitar o trabalho.
- Separe pequenas porções da massa, boleie bem e estique no formato de um canudo. Tome cuidado para não deixar os biscoitos muito finos na hora de modelar.
- Basta modelar esse canudo em formato de U, que é o formato tradicional da receita de chipa paraguaia.
- Ajeite os biscoitos em uma assadeira, sem precisar untar.
- Asse no forno preaquecido a 200ºC, por 30 minutos ou até que as chipas estejam bem douradinhas.
Fonte: Tudo Receitas
Receita de chipa frita pantaneira
O Pantanal é a maior área alagável do mundo, considerada Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Está situado entre os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), próximo às fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Lá, se consome muito o biscoito paraguaio, que passou também a ser frito e chamado de Bolo Souza. Veja como preparar esta variação da receita de chipa tradicional:
Ingredientes
- 1 kg polvilho doce
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) bem cheias
- 1 copo de leite
- 1 copo de farinha de trigo
- sal a gosto
- 500 g de queijo caipira curado ralado
- 100 g de queijo muçarela ralado
- 1 caixa de creme de leite
Modo de Preparo – receita de chipa
- Cozinhe o leite, o sal e a margarina até subir fervura.
- Despeje em uma bacia com os demais ingredientes.
- Misture bem e sove até dar o ponto de massa de pão.
- Separe pequenas porções da massa, boleie bem e estique no formato de um canudo.
- Modelar esse canudo em formato de U.
- O segredo é fritar em óleo em fogo baixo para não estourar até dourar.
Fonte: Tudo Gostoso
E aí, gostou das sugestões de receita de chipa? Preparamos mais conteúdos sobre gastronomia, incluindo como fazer o tradicional bolinho de chuva e pratos para almoço de domingo.