Malu Chapéus – Blog

Receita de chipa: aprenda como fazer o salgado paraguaio

Imagem mostra receita de chipa

(Foto: Dika da Naka/Reprodução)

Você gosta de se aventurar na cozinha para ampliar as opções de cardápio? Que tal alternar o pão de queijo com a receita de chipa? Assim, o café da manhã ou da tarde ganha uma leve e saborosa variação. Pode ser assada, como manda a tradição paraguaia, ou frita, como se apresenta na região brasileira do Pantanal. Preparamos um guia sobre o assunto, com dicas e explicações.

Qual a origem da chipa?

A chipa é um salgado é típico da culinária paraguaia e se assemelha ao brasileiríssimo pão de queijo. Tem influência indígena e europeia, com suas origens nas missões jesuíta e franciscana da Governação do Paraguai, de acordo com registro nas crônicas dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Surgiu a partir de uma iguaria dos índios, que era conhecida como “mbujape” ou “mbuyapé”. Na tradução do guarani, significa “pão”. Tratava-se de uma mistura de farinha de milho ou fécula de mandioca com gordura animal, que era envolvida em uma folha de bananeira e colocada no “tanimbú” (cenzeiro) para cozinhar.

Hoje, a massa da chipa costuma ser feita com polvilho, manteiga, ovo, sal e queijo. É moldada em formato de pequenas ferraduras e assada.

A receita veio para o Brasil e mudou a forma de preparo, passando a ser frita. Apelidada de Bolo Souza na região do Pantanal, é muito produzida e consumida no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Qual a diferença de chipa e pão de queijo?

O pão de queijo é uma variação da chipa e seus primeiros registros são da década de 1950. Os dois biscoitos levam os mesmos ingredientes: polvilho, óleo vegetal, queijo ralado, ovos e sal. Mas a consistência e o sabor são levemente diferentes. O formato também é bem típico, sendo que o pão de queijo é uma bolinha e a chipa se apresenta em “U”, como uma ferradura.

Qual a diferença entre o polvilho doce e azedo?

A principal diferença está na fermentação, que leva a sabores diferentes. A partir da decantação da mandioca, o polvilho doce é logo seco e moído, enquanto o azedo fermenta antes de passar pela secagem e moagem, se tornando mais intenso.

Os dois tipos podem aparecer tanto nas receitas de chipa quanto nas de pão de queijo. Como você prefere o biscoito: mais suave ou marcante? Leve seu gosto pessoal na hora de escolher o polvilho que irá utilizar.

Receita de chipa paraguaia

(Foto: Tudo Receitas/Reprodução)

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Passe o queijo meia cura por um ralador bem grosso para que, na hora de comer seu biscoito de chipa, seja possível sentir os pedaços de queijo.
  2. Em uma bacia grande, acrescente o queijo ralado, o polvilho, os ovos, a margarina e a pitada de sal. Misture bem.
  3. Vá pingando leite bem aos poucos e sovando a massa de chipa, até que desgrude das mãos. Nesse momento, você pode transferir a massa para uma bancada, para facilitar o trabalho.
  4. Separe pequenas porções da massa, boleie bem e estique no formato de um canudo. Tome cuidado para não deixar os biscoitos muito finos na hora de modelar.
  5. Basta modelar esse canudo em formato de U, que é o formato tradicional da receita de chipa paraguaia.
  6. Ajeite os biscoitos em uma assadeira, sem precisar untar.
  7. Asse no forno preaquecido a 200ºC, por 30 minutos ou até que as chipas estejam bem douradinhas.

Fonte: Tudo Receitas

Receita de chipa frita pantaneira

(Foto: André Sartori Knechtel/Tudo Gostoso/Reprodução)

O Pantanal é a maior área alagável do mundo, considerada Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Está situado entre os estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), próximo às fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Lá, se consome muito o biscoito paraguaio, que passou também a ser frito e chamado de Bolo Souza. Veja como preparar esta variação da receita de chipa tradicional:

Ingredientes

Modo de Preparo – receita de chipa

  1. Cozinhe o leite, o sal e a margarina até subir fervura.
  2. Despeje em uma bacia com os demais ingredientes.
  3. Misture bem e sove até dar o ponto de massa de pão.
  4. Separe pequenas porções da massa, boleie bem e estique no formato de um canudo.
  5. Modelar esse canudo em formato de U.
  6. O segredo é fritar em óleo em fogo baixo para não estourar até dourar.

Fonte: Tudo Gostoso

 

E aí, gostou das sugestões de receita de chipa? Preparamos mais conteúdos sobre gastronomia, incluindo como fazer o tradicional bolinho de chuva e pratos para almoço de domingo.