Uma boa noite de sono é revigorante. Se você passa horas tentando atingir o merecido descanso noturno, preparamos um guia de como dormir rápido. Tire da cabeça a pressão do relógio e faça foco em criar hábitos positivos, que trazem benefícios para a sua saúde e ainda levam ao relaxamento para ajudar no combate à insônia.
Como relaxar a mente e o corpo para dormir rápido?
- Exercícios de respiração: aposte em práticas de respiração consciente.
- Meditação: se não consegue ficar em silêncio e quieto, as meditações guiadas podem ajudar no processo para acalmar a mente e relaxar o corpo.
- Yoga: a técnica milenar indiana trabalha corpo e mente de forma interligada. As respirações e as posturas auxiliam no controle de estresse, ansiedade, dores. Assim, pode haver melhora na qualidade do sono.
- Soníferos naturais: Algumas plantas e alimentos favorecem uma boa noite de sono.
- Terapias holísticas: reiki, barras de access, thetahealing e outras práticas energéticas e de mudança do pensamento acalmam e ajudam no combate à insônia.
- Acupuntura: a terapia milenar de origem chinesa consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo.
- Mudanças de hábito: reserve um tempo para você fazer o que gosta, relaxar e se distrair. Tire um pouco o foco das preocupações!
Como dormir rápido em 1 minuto?
Técnicas de respiração são conhecidas por levar ao relaxamento de corpo e mente. Uma muito famosa é a do “método 4-7-8”, criada pelo médico e guru Andrew Weil, dos Estados Unidos. O diferencial é que promete fazer dormir em apenas 60 segundos! Quer testar? Veja os seis passos:
- Coloque a ponta da língua no céu da boca, atrás dos dentes. É importante não movê-la durante todo o exercício.
- Expire pela boca. O ar deve sair com som da brisa.
- Feche a boca (com a língua pressionando o céu da boca) e inspire devagar, contando até quatro.
- Segure o ar e conte até sete.
- Chegou a hora de soltar o ar suavemente pela boca, durante oito segundos.
- Inspire novamente para repetir o ciclo por mais três vezes.
Meditação para dormir profundamente
Pesquisas ligam a prática da meditação ao alívio da ansiedade e melhor qualidade do sono. Consiste em manter a postura, focar a atenção na respiração consciente e conduzir a mente a um estado de calma. Ao aliviar o peso das tensões do dia a dia, pode ajudar a dormir mais rápido e profundamente.
Focar no aqui e agora, deixando de lado tristezas e ansiedades referentes a passado e futuro, é a chave para obter os benefícios. Se você tem dificuldade de fazer isso sozinho, há inúmeras opções de meditações guiadas no YouTube. Tire alguns minutos do dia para seguir os passos dos instrutores dos vídeos.
Bebidas que dão sono
Algumas plantas são famosas pela ação relaxante. Portanto, costumam ser transformadas em chás para promover o descanso do corpo e da mente. Entre as mais famosas estão camomila, passiflora, melissa e erva-doce.
Escolha o calmante natural de sua preferência e utilize 1 sachê ou 20 g da planta seca ou fresca. Coloque a água fervente na xícara e deixe por aproximadamente 5 a 10 minutos. O líquido pode ser ingerido algumas vezes ao longo do dia, principalmente antes de situações que provoquem mais estresse.
Outro verdadeiro sonífero é o chá de banana. A casca da fruta é rica em magnésio, um mineral importante para o relaxamento muscular e produção de neurotransmissores responsáveis pela indução do sono. Ferva uma banana orgânica (com casca) em água filtrada por alguns minutos. Beba o líquido e não desperdice a banana cozida, que pode ser consumida normalmente.
Técnicas para dormir bem
Os hábitos de vida interferem na saúde, no humor e até na qualidade do sono. Para descansar bem, a prática comportamental e ambiental, chamada de higiene do sono, pode ser uma boa pedida. As dicas levam em conta alimentação, horário de dormir, atividade física… Veja só:
- Estabeleça uma rotina. Deite e levante em horários regulares todos os dias.
- Só vá para a cama quando realmente estiver sonolento.
- Esqueça a ideia de se deitar na cama para ler, assistir à televisão, conferir as redes sociais. Deixe essas atividades para a sala ou outro cômodo da casa.
- A cama deve estar relacionada com o ato de dormir.Não consegue dormir? Evite ficar na cama rolando de um lado para o outro, porque pode gerar estresse e piorar a insônia. Levante-se e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente.
- Crie um ritual de relaxamento antes de se deitar. Medite, tome um banho quente, diminua a luminosidade do quarto enquanto se prepara para ir à cama.
- Cuidado com álcool e cafeína. O consumo dessas substâncias pode prejudicar o sono. Deixe para, pelo menos, seis horas antes do seu horário habitual de dormir.
- Não se alimente próximo ao horário de dormir.
- Cochilos durante o dia podem atrapalhar o sono à noite. Portanto, se possível, evite-os.
- Fuja do ócio durante o dia. Ocupe-se e gaste energia.
- Dê adeus ao sedentarismo. Invista em atividades físicas regularmente, mas evite exercícios fortes no final do dia. Nesse período, as práticas precisam ser mais leves, como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.
Fonte: clínica Pneumosono